skip to Main Content

Califórnia é o primeiro estado a proibir sacolas plásticas nos EUA

A Califórnia se tornou, nesta terça-feira (30), o primeiro estado americano a proibir o uso de sacolas plásticas descartáveis, depois que o governador democrata Jerry Brown promulgou a lei.

A medida vai entrar em vigor em 1º de julho de 2015 em supermercados e farmácias e no prazo de um ano em lojas e estabelecimentos de venda de bebidas alcoólicas.

“Esta lei é um passo rumo à boa direção: reduzirá a enorme quantidade de plástico que contamina nossas praias, nossos parques e uma grande parte dos oceanos”, disse Brown, citado em um comunicado.

“Somos os primeiros a proibir estas bolsas, mas não seremos os últimos”, afirmou o político democrata.

A medida, aprovada no começo de setembro pelo Parlamento da Califórnia, permitirá às lojas cobrar 10 centavos pelo uso de sacolas de papel ou reutilizáveis.

Cerca de 120 cidades californianas, entre elas Los Angeles e San Francisco, já tinham aprovado iniciativas similares para reduzir os dejetos plásticos e proteger o meio ambiente.

O partido republicano se opôs ao projeto, ao alegar que vai afetar as pequenas e médias empresas, enquanto os fabricantes asseguraram que provocará a perda de postos de trabalho.

A lei contempla a liberação de até US$ 2 milhões em empréstimos gerenciados pela empresa estatal CalRecycle para estabelecimentos que ofereçam bolsas reutilizáveis.

Fonte – G1 de 30 de setembro de 2014

Use sempre sacola retornável. Você economiza recursos naturais para os humanos que ainda não nasceram e mantém o planeta limpo.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top