skip to Main Content

Câmara corta mais 101 mil hectares do Parque Nacional do Jamanxim, na Amazônia

Câmara corta mais 101 mil hectares do Parque Nacional do Jamanxim, na AmazôniaHomens da Polícia Ambiental fiscalizam desmatamento ilegal de árvores no Parque Nacional Jamanxim, na Amazônia, próximo ao município de Novo Progresso, no Pará Foto: Nacho Doce/Reuters

Na madrugada, plenário votou projeto; área já liberada para exploração tem quase 4 vezes o tamanho da capital paulista

O plenário da Câmara dos Deputados autorizou na madrugada desta quarta-feira, 17, uma redução de áreas protegidas da Amazônia, com a diminuição de mais 101 mil hectares do Parque Nacional do Jamanxim, no Pará. Somadas às áreas anteriores que já tinham sido reduzidas, os deputados liberaram para exploração uma área total de 597 mil hectares de terras na região. Isso equivalente a 5.970 quilômetros quadrados, quase quatro vezes o tamanho da cidade de São Paulo, que tem 1.521 km².

Já passava da 1h30 quando a sessão que votava a Medida Provisória 758 foi encerrada. Os 101 mil hectares do Parque do Jamanxim serão cancelados. Em seu lugar, será criada a Área de Proteção Ambiental (APA) Rio Branco.

Ao fazer essa reclassificação, a área poderá ser usada para retirada de madeira, agropecuária e mineração, além de poder ser comprada e vendida por particulares.

Teoricamente, a principal preocupação em mexer na classificação do Parque Nacional do Jamanxim era liberar áreas para a construção da Ferrovia EF-170, a chamada Ferrogrão, que tem previsão de ser construída em uma área paralela à Rodovia BR-163, ligando Mato Grosso ao Porto de Itaituba, no Rio Tapajós, no Pará. A faixa liberada para esse projeto, no entanto, não chegou a 1 mil hectares. Foram excluídos 852 hectares do parque para a chamada “faixa de domínio” da ferrovia.

A exclusão dos 101 mil hectares do parque veio, na realidade, como um “destaque” apresentado pelos deputados e foi aprovada por 240 votos a 27. Os parlamentares ligados à bancada ruralista pressionaram para uma área de mais 169 mil hectares fosse alterada, mas recuaram diante da pressão de ambientalistas e deputados da oposição, que protestaram por conta do impacto direto da terra indígena do povo mundurucu, onde vivem 13 mil indígenas.

Mais cedo, o plenário da Câmara já havia votado a MP 756 e feito uma mudança de categoria para uma área de 486 mil hectares da Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim, no Pará, que também foi transformada em área de proteção ambiental (APA).

Os textos das MPs 756 e 758 seguem agora para o plenário do Senado, sem passar por comissões. Eles precisam ser votados até 29 de maio, data em que as duas MPs vencem. Se forem aprovadas, seguem para sanção presidencial.

Fonte – André Borges, O Estado de S. Paulo de 17 de maio de 2017

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top