skip to Main Content

Chile vai proibir sacos de plástico em mais de 100 municípios costeiros

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, promulgou um projeto de lei que proíbe os sacos de plástico nos 102 municípios costeiros do país

presidente da República do Chile, Michelle Bachelet, promulgou um projeto de lei que proíbe os sacos de plástico nos 102 municípios costeiros do país. A medida tem como objetivo travar a acumulação de plásticos no mar e “proteger os nossos ecossistemas marinhos”, disse a presidente.

“Os nossos peixes estão a morrer devido à ingestão de plástico e ao estrangulamento com resíduos”, disse Michelle Bachelet, durante o seu discurso. “A redução dos resíduos plásticos atirados ao mar é uma tarefa que só conseguiremos realizar se todos mudarmos os nossos comportamentos e ao longo de toda a cadeia: produção, consumo, comércio, gestão dos resíduos, fiscalização e, naturalmente, educação.”

Para além de proibir o uso de sacos de plástico em mais de 100 zonas costeiras, a medida também permitirá a outros municípios juntarem-se ao projeto, de forma a restringirem ou eliminarem o seu uso. O governo chileno planeia ainda criar 1,6 milhões de km2 de áreas marinhas protegidas, até 2018.

As infrações serão punidas com multas que podem ultrapassar os 300 dólares por saco.

Estima-se que, todos os anos, oito milhões de toneladas de plástico invadam os nossos oceanos, o equivalente a despejar-se um camião de lixo cheio de plástico no oceano, a cada minuto.

Os vários tipos de embalagens de plástico representam uma grave ameaça para o ambiente, afetando milhares de espécies marinhas. Os resíduos plásticos que os peixes e outros animais ingerem podem absorver e libertar poluentes, que se vão acumulando ao longo da cadeia alimentar.

“Vamo-nos (…) tornar o primeiro país das Américas a implementar uma lei deste tipo e instamos os outros países a assumir esta responsabilidade”, disse a presidente chilena na 72ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

Segundo dados do Ministério do Ambiente, os chilenos usam 3400 milhões de sacos anualmente, dos quais 97% acabam em aterros ou são depositados ilicitamente. Cinquenta municípios do Chile já regulam, em alguma medida, a utilização de sacos de plástico.

A medida foi saudada pelos ambientalistas. A WWF disse que “representa um marco muito importante para o Chile e abre a porta para que o país inteiro diga adeus aos sacos de plástico”.

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, agradeceu a Michelle Bachelet pelo seu trabalho e disse que o México se irá juntar ao Chile no esforço para proteger a biodiversidade marinha.

Nas redes sociais, a medida foi comemorada com a hashtag #ChaoBolsasPlásticas.

Fonte – The UniPlanet de 31 de outubro de 2017

Na matéria original, tem dois vídeos. Para assistir, clique no link da matéria.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top