skip to Main Content

Metade dos vertebrados em risco de extinção vive em ilhas

Metade dos vertebrados em risco de extinção vive em ilhasAs ilhas representam apenas 5,3% da terra emergente, mas foram habitat de 61% de todas as espécies extintas conhecidas desde 1500 – AFP/Arquivos

Cerca da metade dos vertebrados em risco de extinção no mundo vive em ilhas, onde é mais fácil controlar as espécies invasivas que causam o seu eventual desaparecimento, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira na revista Science Advances.

Os pesquisadores responsáveis pelo estudo identificaram e localizaram 1.189 espécies terrestres de anfíbios, répteis, pássaros e mamíferos que estão na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e que se reproduziram em 1.288 ilhas.

Puderam determinar se as espécies prejudiciais para esses vertebrados tinham sido introduzidas nas ilhas, como ratos e gatos.

“Este novo banco de dados sobre a biodiversidade permitirá concentrar e melhorar significativamente os esforços de conservação que o nosso planeta precisa”, disse Dena Spatz, uma bióloga da ONG Island Conservation, principal autor do trabalho.

Um grande número das espécies mais ameaçadas do planeta vive nas ilhas, como o Nesomimus trifasciatusda ilha Floreana, um pássaro das Galápagos, cujo desaparecimento da ilha na qual recebeu seu nome no século XIX ocorreu décadas depois da chegada dos humanos.

Sua quase extinção se deve à introdução de espécies invasoras sobre a ilha, incluídos os roedores e os gatos selvagens. As centenas de Nesomimus trifasciatus que restaram foram confinados em ilhotas sem predadores.

As ilhas representam apenas 5,3% da terra emergente, mas foram habitat de 61% de todas as espécies extintas conhecidas desde 1500.

Os gatos selvagens e os roedores foram responsáveis pelo desaparecimento de pelo menos 44% das aves, pequenos mamíferos e répteis.

Em algumas ilhas é possível prevenir a chegada dessas pragas e eliminar a maioria dos intrusos. Isso permitiu o ressurgimento de muitas espécies nativas em risco de extinção, segundo o estudo.

Enquanto os vertebrados ameaçados representam cerca da metade de todas as espécies terrestres ameaçadas, estão presentes só em uma fração das terras do mundo e em menos de 1% das ilhas, segundo o estudo.

Fontes – AFP / Isto É de  26 de outubro de 2017

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top