skip to Main Content

Cientistas encontram uma nova maneira de proteger colônias de abelhas de ácaros mortais

Se Janne Potter não tivesse que lidar com infestações de ácaros, sua vida como apicultor seria muito mais fácil.

“Os ácaros sugam os nutrientes de suas abelhas, pegam neles e os montam, então eles eventualmente matam suas abelhas. Você também pode acabar com abelhas deformadas”, disse Potter, que administra a fazenda de mel EquiFlora em Vancouver.

É por isso que ela apoia os esforços de uma equipe de pesquisadores da Simon Fraser University desenvolvendo um composto químico que pode paralisar e eventualmente matar ácaros parasitas da varroa.

Os ácaros Varroa são um incômodo para os apicultores em todo o mundo e, se não forem tratados, podem dizimar colônias inteiras durante o inverno. 

Os ácaros atacam e se alimentam de abelhas, deixando-as vulneráveis ​​a doenças secundárias.

Dados preliminares divulgados pela Associação Canadense de Apicultores Profissionais no mês passado mostram que quase metade das colônias de abelhas do Canadá não sobreviveram ao inverno. 

Foi a maior taxa de perda de colônias no Canadá nos últimos 20 anos e a associação culpa principalmente o ácaro varroa

Os pesquisadores da SFU descobriram que o composto químico – codinome 3C36 – pode paralisar os ácaros varroa sem prejudicar as abelhas.

Erika Plettner, professora e pesquisadora de química da SFU, está testando a três anos o composto em um apiário em South Surrey.

“Os ácaros abrem um buraco no exoesqueleto da abelha onde estão mais vulneráveis. O problema é que a abelha tem feridas que não cicatrizam e está aberta a vírus e bactérias”, disse Plettner. 

Potter usa uma série de tratamentos, incluindo uma combinação de produtos químicos, para combater ácaros parasitas varroa em seu apiário. 

Ela está curiosa sobre quanto tempo a eficácia do 3C36 pode ter.

“A resistência a algumas drogas é um grande problema”, disse Potter, observando as maneiras pelas quais alguns ácaros sofrem mutações para suportar os tratamentos com drogas. 

“Corre o risco, como todos os outros trata,entis, de ser a uma ‘droga maravilhosa’ por alguns anos e depois não ser mais”, disse Potter.

Muitas tentativas

Para testar o composto 3C36, os pesquisadores usam tabletes de papelão e folhas adesivas com uma grade embaixo, que peneiram os ácaros que podem cair da colméia. 

“São muitas tentativas”, disse Plettner. “Vimos alguns avanços tanto no laboratório quanto no campo.”

Plettner e sua equipe chegaram à descoberta acidentalmente. 

Ela estava envolvida no estudo do olfato em insetos durante sua pós-doutorado na Universidade de Utah – USA.

A professora de química da SFU, Erika Pletter, testa o composto químico 3C36 em um apiário de South Surrey. Ela usa folhas adesivas para peneirar ácaros varroa das colmeias de abelhas. (Enviado pela SFU)

Ela e sua equipe estavam desenvolvendo substâncias que pudessem interferir nas escolhas alimentares dos insetos.

“Decidimos testá-lo contra outros artrópodes e entre eles estava o ácaro varroa”, disse Plettner. “Foi assim que cheguei ao estudo.”

Ela também observa que pode levar anos para que o composto seja aprovado e industrializado.

“Temos que ser realistas. Ainda temos alguns anos pela frente”, disse ela. 

Ainda assim, apicultores como Potter ajudam a motivar Plettner e os outros pesquisadores. 

“Se for algo fácil de usar e seguro – para as abelhas, o mel, o meio ambiente e as pessoas que o usam – então seria uma coisa muito boa”.

Ela também enfatiza a acessibilidade.

“Se for caro, o custo do mel aumentará, assim como todo o resto.”

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top