skip to Main Content

Novo plástico supramolecular

Nick Lavars – New Atlas – 17 de agosto de 2022 – Ao retrabalhar as ligações dentro do material, os cientistas produziram um plástico supramolecular com resistência mecânica comparável ao plástico convencional – Foto: Depositphotos

Cientistas que estão desenvolvendo plásticos de última geração na Universidade de Turku, na Finlândia, criaram uma forma do material com algumas capacidades impressionantes, principalmente a de se decompor rapidamente após o uso.

O plástico “supramolecular” ecológico é, também, altamente reciclável e, com um ajuste cuidadoso do seu teor de água, pode ser transformado em adesivo ou mesmo se auto-regenerar instantaneamente quando danificado.

A razão pela qual os plásticos convencionais persistem tanto no meio ambiente são as conexões químicas muito fortes que ligam os monômeros dentro deles.

Essas partículas se ligam para formar polímeros através do que é conhecido como ligações covalentes, mas os cientistas esperam criar formas mais ambientalmente corretas deste material com base em ligações não covalentes.

Essas conexões mais fracas são mais adequadas à degradação e a reciclagem do material, mas peca quanto ao desempenho mecânico.

Pesquisadores da Northwestern University desenvolveram um novo polímero híbrido com compartimentos supramoleculares removíveis, mostrado neste modelo molecular – Imagem: Mark E. Seniw/Northwestern University

Vimos alguns exemplos interessantes desses materiais “supramoleculares” na forma de polímeros híbridos para liberação de drogasplásticos de automontagem e adesivos que funcionam em temperaturas extremas.

Ao alavancar uma técnica chamada separação de fase líquido-líquido (LLPS), os autores do novo estudo dizem que agora desenvolveram um plástico supramolecular com a resistência mecânica do plástico convencional. 

O material contém ligações não covalentes de alta resistência e reversíveis, o que permite que ele seja degradado ou reciclado após o uso, além de algumas outras propriedades bastante úteis.

O plástico apresenta uma capacidade “notável” de ser esticado e deformado com baixo teor de água, e quando aumentamos este teor de água, o transformamos em um adesivo. 

Além disso, esse maior teor de água permite que o plástico se cure instantaneamente quando quebrado em pedaços.

“Comparáveis ​​aos plásticos convencionais, nossos novos plásticos supramoleculares são mais inteligentes, pois não apenas retêm a forte propriedade mecânica, mas também reservam propriedades dinâmicas e reversíveis que tornam o material auto-curável e reutilizável”, explicou o autor do estudo, Dr Jingjing Yu.

Polímeros auto-reparáveis ​​são uma tecnologia promissora com amplo potencial, e podem no futuro ser encontrados em tintas de carros que reparam seus próprios arranhões, capas de iPhone que se consertam sozinhas e baterias de última geração

Os cientistas acreditam que usar sua abordagem para combinar essa propriedade com degradabilidade e reciclabilidade mais fáceis abre novos caminhos interessantes em torno de plásticos supramoleculares ecologicamente corretos.

“Evidências emergentes mostraram que o LLPS pode ser um processo promissor durante a formação de compartimentos celulares”, disse Li.

“Agora, avançamos nesse fenômeno de inspiração biológica e física para enfrentar o grande desafio para o nosso meio ambiente. Acredito que materiais mais interessantes serão explorados com o processo LLPS em um futuro próximo.”

A pesquisa foi publicada na revista Angewandte Chemie .

Fonte: Universidade de Turku

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top