skip to Main Content

Como fazer uma horta ecológica

A sustentabilidade e a ecologia são temas que estão cada vez mais na ordem do dia e por isso, neste novo artigo compartilho alguns conselhos para que consigam ter uma horta mais ecológica. Dado que uma horta é uma fonte de biodiversidade muito interessante quer através do solo quer das culturas e seres vivos que lá habitam, é muito importante que cuidemos bem dela. Abaixo, vou partilhar alguns conselhos para conseguir ter uma horta mais ecológica.
como ter uma horta ecológica

Comecemos por falar do solo

Certamente já tem noção que o solo é composto por uma quantidade de microrganismos muito grande tais como bactérias, fungos, minhocas, formigas, nematodes, protozoários, artrópodes, etc. Todos estes organismos têm funções específicas essenciais nomeadamente desempenham um papel muito importante na decomposição da matéria orgânica e na fertilidade do solo. Muitas vezes, o que acontece é que os agricultores acabam por utilizar fertilizantes minerais em doses excessivas o que levará a um desequilíbrio biológico do solo e consequente redução da biodiversidade lá existente. Se possível, utilize fertilizantes orgânicos responsáveis pelo aumento da matéria orgânica no solo.

Saiba mais sobre a textura do solo aqui.

solo argiloso textura

Use coberturas do solo na sua horta

As coberturas do solo como por exemplo a palha, casca de pinheiro ou a gravilha ajudam a minimizar as perdas de água por evaporação que ocorrem especialmente nos meses mais quentes do ano. Por outro lado, usar coberturas do solo revela-se um excelente aliado para combater o aparecimento de infestantes. Ainda relativamente ao tema das infestantes, se possível e dependendo da área, remova-as manualmente ou com recurso a um sacho.

Diversifique as culturas que tem na horta

Quanto mais culturas a sua horta tiver, assim como fruteiras, aromáticas, plantas medicinais e flores comestíveis maior a biodiversidade. Antes de escolher o que quer plantar deve avaliar se a cultura pretendida está bem adaptada às características da sua região pois caso contrário corre o risco de não sobreviver ou em último caso nem germinar. Peça ajuda a um especialista do local onde vai comprar as suas plantas ou sementes sobre quais as culturas da época que estão mais adaptadas à sua zona. Depois, pesquise em sites de jardinagem ou agricultura como cultivar e cuidar das culturas escolhidas. Se quiser plantar árvores de fruto, antes de comprar verifique a qualidade da planta como o estado da raiz e a inexistência de pragas e doenças na planta a adquirir.

Tenha em consideração que as plantas envasadas são mais caras mas possuem melhores garantias de crescimento e desenvolvimento. Se possível escolha variedades de fruteiras regionais e variedades de culturas hortícolas autóctones.

como ter uma horta ecológica

Adube na altura certa

A estação do ano em que vai adubar as suas culturas pode ter bastante influência no facto da sua horta ser ecológica ou não. Neste campo, aconselho a adubar na estação primaveril pois coincide com o período de crescimento e desenvolvimento da maioria das culturas e no qual as plantas necessitam de maior aporte nutricional. Evite adubar no inverno pois a probabilidade de “arrastamento” e perda de nutrientes através da água da chuva é muito maior. Opte também por adubos de libertação lenta pois dessa forma também irá contribuir para a perda de nutrientes em profundidade.

Se possível opte por adubos orgânicos como por exemplo o estrume oriundo da pecuária, composto resultante da compostagem ou outros que pode ver aqui.

como ter uma horta ecológica

Visite regularmente a sua horta

Um dos pontos mais importantes, na minha opinião. Quando instala uma cultura por vezes tem tendência a relaxar e deixar de visitar a sua horta para avaliar o estado da mesma e como se está a desenvolver. Se visitar regularmente a sua horta, vai identificar precocemente possíveis sintomas de pragas ou doenças, ou qualquer outro problema que possa estar a manifestar-se nas suas culturas. Tente ir à sua horta semanalmente e no caso de detetar alguma praga ou doença , trate-a o mais rapidamente possível. O ideal é que haja de forma preventiva no entanto se já não houver nada a fazer, faça um tratamento curativo usando por exemplo biopesticidas.

pragas horta organica

como cuidar da horta

Regue de forma equilibrada

Todos sabemos que a água é um bem precioso e essencial. Por essa razão, deve tentar ao máximo poupar água no momento da rega e usá-la de forma eficiente. Existem vários métodos de rega, que devem ser bem dimensionados para uma rega homogênea e garantindo que não ocorrer encharcamento e escorrimento da água.

Em matéria de gestão da rega, o uso mais eficiente da água em agricultura requer um conhecimento adequado das caraterísticas do solo e das necessidades hídricas das culturas. Por seu turno, o principal fator a considerar na estimativa dessas necessidades é a evapotranspiração da cultura, conceito que integra as quantidades de água transpiradas pelas plantas e evaporadas a partir do solo. A intensidade da evapotranspiração das culturas depende de fatores ligados ao clima (umidade relativa do ar, insolação, vento e temperatura) e à própria cultura (dimensão da planta, percentagem de cobertura do solo, fase do desenvolvimento vegetativo). O solo, não tendo influência direta na evapotranspiração, influencia a escolha do intervalo de tempo entre regas e o cálculo da dose de rega (volume de água a aplicar em cada rega). O solo pode ainda condicionar a eficiência de rega, sobretudo se esta não for conduzida com os cuidados necessários.

Para um uso mais eficiente da água recomendo o método de rega gota a gota. Saiba mais sobre a rega aqui.

 metodos de rega na agricultura

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top