skip to Main Content

Como plantar abacate em casa de forma simples

Já pensou em plantar abacate em sua casa? Hoje trago um artigo que o vai permitir produzir de forma fácil abacate, que é considerado para muitos um super alimento. 

Posto isto, da próxima vez que comer um abacate ou que o use em algum prato culinário,  guarde o caroço para poder posteriormente plantá-lo.  Se tem crianças em casa, esta tarefa pode ser muito interessante uma vez que fará com que estas criem ligações com a terra e com a Natureza.

 

como plantar abacate em casa

Como plantar abacate em casa: guia passo-a-passo

 

1- Tire o caroço do abacate

Para tirar o caroço do abacate, corte-o a meio com cuidado, para não danificar o caroço que se encontra no seu interior.

Faça para isso, um corte na longitudinal do abacate com cerca de 1,5 cm de profundidade  e gira as duas metades do abacate para abrir a fruta e tirar o caroço.

 

2 – Limpe o caroço

Depois de tirá-lo do abacate, limpe-o muito bem pois é a partir daí que vai surgir o novo abacate.  Durante esta operação, deve ter cuidado para não retirar a casca castanha do caroço do abacate, pois caso isso aconteça, as hipóteses deste germinar serão muito menores.

 

3- Espete palitos no caroço de abacate

Depois do passo anterior,  deve inserir 3 a 4 palitos a fazer de  suporte ao caroço, mantendo-o  à superfície  do copo de água.

Nota: O caroço de abacate deve ficar posicionado parcialmente submerso na água tal como mostra a figura abaixo.

(o caroço deverá ficar sobre cerca de 2,5 cm de água)

 

como plantar abacate em casa

Nota: A água do copo deve ser renovada com regularidade,  garantindo dessa forma que o caroço germine, e comecem a surgir passados alguns dias algumas raízes e crescer um caule.

Após duas a três semanas de ter feito a operação anterior, a camada externa castanha do caroço começará a tornar-se mais seca e enrugada, acabando por cair. O caroço irá começar a abrir em cima e em baixo, acabando por sair da sua base, raízes.

como plantar abacate em casa

 

4 –  Plante o abacate

Quando o caroço que esteve no copo de água começar a ganhar algumas raízes e o caule, bem como as suas  folhas  e planta tiverem atingido cerca de 20 a 30 cm, chegou o momento de passar a planta para o solo.

A cultura do abacate gosta de solos férteis, ricos em matéria orgânica e com uma boa drenagem. Por essa razão, e para garantir que terá bons resultados com esta plantação deve garantir essas condições.

A mini-planta de abacate pode ser plantada na sua horta ou num vaso grande pois o abacateiro pode ocupar algum espaço. Ao colocar o caroço na terra, garanta que este não fica totalmente enterrado.

como plantar abacate em casa

5 – Plantar abacate- cuidados que deve ter com a rega

A planta de abacate gosta de água, e por essa razão, deve regá-la diariamente de modo a que a terra esteja sempre húmida.

As folhas desta planta devem estar sempre verdes, e  caso isto não se verifique(folhas castanhas) é sinal de que a planta precisa de mais água.

Caso as folhas da planta de abacate estejam amarelas, é sinal que está a dar água à planta em demasia e se isso acontecer, faça uma pausa na rega.

A cor das folhas do abacateira é assim um excelente indicador da necessidade de água desta planta! Esteja atento!

como plantar abacate em casa
Deve  cuidar do seu abacateiro  regularmente, para garantir que daqui a alguns anos tenha uma árvore bonita e com baixa manutenção. Vai causar um sucesso enorme nos seus familiares e amigos, impressionados com os seus dotes para a horticultura e jardinagem:)

6 – Chegou o momento da colheita

A planta do abacate começa a dar fruto mais ou menos dois anos após a sua plantação.

Quando estes frutos estiverem maduros, deve retirá-los da planta e consumi-los.

Se seguir estes conselhos, terá certamente uma linda planta para a embelezar o seu jardim ou horta.

como plantar abacate em casa

 

Plantar abacate é bastante fácil seguindo estas dicas que lhe transmiti. Tem no entanto de ter em consideração que terá de esperar algum tempo até conseguir que a sua planta produza os frutos pelos quais tanto anseia. No entanto, a espera pode valer a pena.

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top