skip to Main Content

Fique longe das sacolas de açúcar

O açúcar que você precisa todos os dias para alimentar sua família está caro? E o etanol que abastece seu carro? O preço está nas nuvens?

Pois é, enquanto você tem que pagar caro por açúcar e etanol, estas lojas resolveram dar uma pintada de verde nas sacolas que distribuem alegando serem sustentáveis. Uma bela pintada de verde na propaganda, enquanto nós acabamos pagando caro por produtos que temos que consumir como alimentos e combustível.

Não entendeu ainda? Então vamos lá: Estas redes de lojas estão usando plástico NÃO DEGRADÁVEL NEM BIODEGRADÁVEL em suas sacolas, aquelas que eles distribuem para você. Essas sacolas irão demorar os mesmos 500 anos poluindo o planeta. E você olha a sacola e diz, que lindo, está escrito “I am green”. Pois é, ao invés de usar a cana de açúcar para produzir açúcar ou Etanol, as terras, a água e a cana estão sendo usadas para fabricar sacola plástica descartável, que vai permanecer por décadas poluindo o meio ambiente. Que bonito, né?

E se você pensa que estas sacolas foram produzidas apenas com polietileno derivado do etanol da cana, está totalmente enganado. Boa parte da matéria prima continua sendo originada do petróleo ou gás. Para ser no mínimo correto, e frase deveria ser “I am mais ou menos green”.

Mas não acaba por aqui. Andam dizendo que a cana sequestra carbono da atmosfera quando cresce e por isso o tal polietileno de etanol de cana de açúcar seria mais sustentável. Mas “esquecem” de informar quanto carbono era sequestrado pela mata que existia antes da cana ser plantada. E “esquecem” de quanto combustível é queimado no transporte… quantas emissões são geradas na preparação da terra, a água consumida, os agrotóxicos usados, os combustíveis queimados no plantio, fertilização, colheita etc.

Sem falar que solo e água fresca acabam sendo usados para produzir sacolas ao invés de alimentos num mundo onde milhões passam fome e sede.

“Esquecem” estas coisas por que é conveniente não falar estas verdades. Vejam a verdade sobre o polietileno derivado do etanol da cana, ou, como preferimos chamar, sacola de açúcar e saiba por que estas redes deveriam se preocupar mais com as sacolas “pintadas de verde” que acabam distribuindo ao consumidor.

Os principais culpados não são as lojas, elas estão sendo manipuladas por quem vende as sacolas de açúcar como um milagre. Todos nós compramos nestas lojas e podemos fazê-las entender a besteira que estão fazendo usando comida para fazer sacolas que serão usadas por meia hora e ficarão poluindo o planeta por centenas de anos.

Quando for comprar nestas lojas, fale com o gerente, passe a informação verdadeira para ele e peça para a loja deixar de usar um produto que está contribuindo para a perda de solo fértil do planeta e, principalmente, use sacola retornável. Entre os 30 clientes da sacola de açúcar estão Marisa, Cacau Show, Centauro, Tok Stok, Besni, World Tennis, Ofner, Água de Coco, e a embalagem das revistas Natura.

Você, cliente é quem decide o que irá ser vendido. Se você não comprar, ninguém irá vender. Quem quer fabricar algo que dará prejuízo? Você pode mudar o mundo, mude como e o que você compra.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top