Uma nova pesquisa da The Pew Charitable Trusts e da SYSTEMIQ descobriu que o fluxo de plástico nos oceanos poderá triplicar até o ano de 2040 sem nenhuma ação imediata. Mas o estudo, “Quebrando a onda de plástico: Uma avaliação abrangente dos caminhos para parar a poluição do plástico no oceano”, também descreve soluções que podem reduzir esse desperdício de plástico em mais de 80%. Segundo os pesquisadores, os métodos usados ​​atualmente para lidar com a poluição por plásticos são menos eficazes a menos que sejam consolidados e acompanhados de novas tecnologias e mais pesquisas.

O relatório mostra que se os governos continuarem a lidar com os resíduos de plástico como estão atualmente, a quantidade de resíduos de plástico que flui para os oceanos só poderia ser reduzida em 7% nos próximos 20 anos. Sem intervenção, os resíduos de plástico que entram no oceano podem crescer de 11 milhões para 29 milhões de toneladas métricas até 2040. Como o plástico dura centenas de anos, a quantidade acumulada de plástico marinho pode chegar a 600 milhões de toneladas (o peso equivalente a 3 milhões de azul baleias) nesse ponto.

“Breaking the Plastic Wave” identifica oito medidas que podem reduzir o desperdício de plástico em até 80%. As medidas propostas incluem a redução da produção e do consumo de plástico, substituição do plástico por alternativas biodegradáveis, design de embalagens de produtos para reciclagem, aumento da reciclagem, aumento das taxas de coleta de lixo e redução da exportação de lixo plástico. Mais avanços tecnológicos, modelos de negócios e pesquisa e desenvolvimento são necessários para eliminar completamente os resíduos plásticos nos oceanos, de acordo com o estudo.

Embora muitos desses métodos já estejam sendo aplicados por alguns governos, o relatório propõe uma abordagem mais consolidada. Os pesquisadores estimam que os governos poderiam economizar até US$ 70 bilhões e reduzir as emissões de gases de efeito estufa relacionados ao plástico em 25% até 2040 adotando essas medidas em conjunto.

De acordo com Martin Stuchtey, fundador da SYSTEMIQ, o problema da poluição do plástico pode ser resolvido se uma ação for tomada agora. “Nossos resultados indicam que a crise do plástico tem solução”, disse Stuchtey. “Demorou uma geração para criar este desafio; este relatório mostra que podemos resolvê-lo em uma geração”.