skip to Main Content

Quatro objetos de plástico que não precisamos para nos proteger do COVID-19

Por Julio Barea Luchena – 22 de junho de 2020

crise da COVID-19 está mudando muitos hábitos diários, ninguém duvida. A desvantagem é que alguns dos bons hábitos adquiridos antes da crise, como ir às compras com os nossos sacos, contentores e contentores reutilizáveis, se perdem sob o pretexto de que os objectos e contentores descartáveis ​​são mais seguros do que os nossos. reutilizável. Por trás desse mantra estão os interesses econômicos da indústria do petróleo, embaladores, supermercados, etc.

O resultado dessa mudança de hábitos é o aumento exponencial do número de objetos e embalagens descartáveis ​​e de plástico que vão parar em aterros, lixões ou despejados diretamente no meio ambiente.

Por isso, no Greenpeace, reunimos mais de uma centena de especialistas em saúde de dezoito países que assinaram uma declaração que garante às empresas e aos consumidores que os produtos e embalagens reutilizáveis ​​são seguros contra COVID-19 , rejeitando assim as declarações de a indústria de plásticos que defende embalagens descartáveis.

Existem muitos objetos de plástico descartáveis ​​que estão invadindo nossas vidas por medo do vírus. Desmontamos a necessidade de usar 4 deles para nos proteger do COVID-19 e falamos sobre o grave problema que representam para a gestão de resíduos e para o meio ambiente no geral.

Luvas não são recomendadas

As autoridades sanitárias deixaram claro: as medidas mais eficazes para proteger contra o contágio são a distância social e a lavagem frequente das mãos. É verdade que o uso de máscara é obrigatório em espaços fechados ou onde a distância não pode ser mantida, mas existem opções seguras reutilizáveis, como falamos aqui . Porém, no caso das luvas, seu uso é oficialmente desencorajado porque dá uma falsa sensação de segurança.

Luvas COVID-19

Utensílios descartáveis ​​não, obrigado

Os utensílios descartáveis ​​(agitadores, talheres, copos, pratos, vinagre, sal, açúcar, tomate, molhos, canudos …) que reapareceram em bares e restaurantes, são absolutamente dispensáveis, como deixa claro o depoimento dos especialistas . A lavagem na máquina de utensílios reutilizáveis ​​é totalmente suficiente como medida de proteção.

 

Garfo descartável

Você não precisa de lenços umedecidos

A venda de lenços umedecidos aumentou 49% durante as primeiras semanas de confinamento. Os lenços também não são necessários para se proteger do vírus e o que você nunca, nunca faz é jogá-los no vaso sanitário porque, além de causar congestionamentos, eles vão parar direto em nossos leitos, rios e mares.

A crise do lenço umedecido

Água engarrafada não é mais segura

água engarrafada é absolutamente dispensável na Espanha (e na maior parte do Brasil), também durante uma pandemia como a que estamos vivendo. 99,5% da água de abastecimento em todo o território é potável e sanitária controlada, além de muito mais barata.

Garrafas plásticas

É lamentável ver como a indústria de plásticos, distribuição, embalagens e supermercados aproveitam a pandemia para fazer negócios, promovendo o consumo de plásticos e objetos descartáveis. Para manter as pessoas seguras e proteger o nosso planeta também, devemos ouvir mais a ciência e menos o marketing secreto da indústria de plásticos. Voltemos aos nossos bons hábitos: compre produtos menos embalados, mais locais e em lojas locais (orgânicos se puder). Porque cuidar do meio ambiente também é cuidar da nossa saúde.

Tome uma atitude!

Ajude-nos a continuar trabalhando por um futuro sem plásticos. 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top