skip to Main Content

Lei no Rio manda acabar com sacolas plásticas até 2012

Uma lei no Rio, aprovada em julho do ano passado pela Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), obriga os estabelecimentos comerciais do Estado a trocarem até 2012 as sacolas plásticas por bolsas feitas de material reciclável. Quem não cumprir a regra, está sujeito a multas que podem chegar a R$ 10 mil por cada infração.

Além do Rio, governos de quatro Estados adotaram leis contra o uso de sacolas plásticas [Espírito Santo, Maranhão, Pernambuco e Paraná], 19 prefeituras [Goiás, Belém, Piracicaba, Balneário Camboriú, Uruguaiana, Maceió, São Paulo, Jundiaí, Natal, Florianópolis, Belo Horizonte, Uberlândia, Recife, João Pessoa, Aracajú, Sorocaba, Piracicaba, Mogi das Cruzes e Guarulhos] e o Distrito Federal.

Em Santa Bárbara D`Oeste, no interior de São Paulo, há um projeto de lei dos vereadores Fabiano Martinez (PDT) e José Antônio Gonçalves (PV) que cria caixas preferenciais nos supermercados para quem opta por não usar sacola plástica. A previsão é de que o projeto seja votado este ano.

Em contrapartida, a Plastivida (Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos) incentiva o uso de sacolas plásticas, mas de forma consciente, sem desperdício, e recomenda que os consumidores exijam sacolas mais resistentes para evitar o abuso.

Outras sugestões do site da instituição incentivam a reutilizar os sacos de várias formas: como bolsa de gelo, capa de chuva, proteção de sapatos, vedar janelas quebradas, colocar lixo doméstico. O Instituto também defende a coleta seletiva de lixo.

Fonte – Caroline de Carvalho, do R7 em 24 de janeiro de 2010

Foto –  Molson Coors Canada

Ótima a idéia de Santa Bárbara D´Oeste. Iniciativas assim tem toda a possibilidade de funcionar, ao contrário da balela o saco é um saco do MMA, que só faz de conta.

Claro que a plastimorte, criada para se fingir de ONG para proteger os interesses da máfia do plástico incentiva o uso do plástico. Eles querem é que o consumidor use muito plástico, que plastifiquem o planeta, pois isso deixa os mestres felizes, com seus bolsos cheios de dinheiro. Agora, quanto a limpar esse lixo plástico não é com os mestres, isso é problema do consumidor e do resto do planeta.

A plastimorte também defende a coleta seletiva do lixo. Mas é claro! Os mestres tem o lucro e o estado tem que limpar a sujeira que os mestres criam e os lacaios defendem. A máfia do lixo não paga imposto por poluir, não pratica logística reversa, ao contrário, é só ver o lixo que sai da boca do xico tóxico, incentivando o uso de sacolas 30% mais grossas para dar 30% mais de lucro para a máfia do plástico.

E enquanto isso o governo se faz de morto, faz de conta que não é com ele regular o uso do plástico e em muitos casos banir.

É por isso que continuaremos com projetos para substituir o plástico convencional que demora 500 anos sobre o planeta por plástico oxi-biodegradável que em 18 meses já terá se degradado. Isso para todos os outros plásticos que não sejam sacolas plásticas de uso único. Essa praga tem que ser banida da face da terra e os humanos acomodados tem que entender que é hora de desaparecer com essa invenção do inferno.

Todos querem salvar o mundo mas ninguém quer fazer sua parte. Chega disso, sacolas retornáveis já!

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top