skip to Main Content

Países reduzem consumo ao cobrar por sacola plástica

China, Irlanda e Itália cobram por cada saco plástico se consumidor quiser usar o material

Alguns países adotaram leis rígidas contra o consumo de sacolas plásticas. A China, por exemplo, proíbe a distribuição gratuita e cobra R$ 0,20 por cada saco feito de um material mais resistente. O país quer reduzir o consumo diário de 3 bilhões de sacolas plásticas.

Em 2002, a Irlanda também instituiu a cobrança de sacolas plásticas, o que fez o consumo cair 97%, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente. Apesar de recentes, algumas dessas medidas conseguiram mudar o hábito dos moradores e diminuir o uso do produto.

Na Itália, as sacolinhas de plástico devem ser proibidas, mas os supermercados já cobram cerca de R$0,05 por unidade.

Nos Estados Unidos, a primeira cidade norte-americana a banir o uso das sacolas plásticas foi São Francisco, em 2007. Só para se ter uma idéia, no país inteiro estima-se que o consumo seja de 100 bilhões de sacolas por mês. Agora a coleta do lixo é feita em coletores seletivos especiais, que não aceitam o depósito de sacolas plásticas. Neste caso, os resíduos orgânicos devem ser embalados em papel, jornal ou sacos feitos de matéria-prima orgânica renovável.

Fonte – Caroline de Carvalho, do R7 de 24 de janeiro de 2010

Foto –  ShagHoney

Vamos bater na mesma tecla. Em todos os países acima o governo proibiu a distribuição gratuita das sacolas plásticas de uso único, que são eternas, isto é, viram um problema eterno para nossos descendentes terem que lidar num futuro de até cinco séculos.

Os governantes destes países sabiamente agiram a tempo, ao compreenderem o tamanho da poluição e da destruição causada pelo plástico, enquanto isso, no país da lula lelé … o governo brasileiro faz de conta que este problema não existe. O MMA fica brincando de campanha dizendo que o saco é um saco. Caramba, é um saco essa atitude do MMA, que tem o dever de proteger a população a natureza dos males causados pelo plástico.

Aqui no Brasil, temos promotores que estão obrigando os supermercados a banirem estas sacolas plásticas de uso único, supermercadistas se unindo para limpar o país desta poluição, vereadores, deputados e prefeitos se mobilizando, entrando em contato com a FUNVERDE para pedir modelo de lei para acabar com a sacola plástica. Este movimento vem ocorrendo desde 2005, cidade a cidade, estado a estado. Acontece que temos mais de 5.500 cidades neste país de dimensão continental e até nós da FUNVERDE conseguirmos entrar em contato com todos os políticos que querem fazer seu trabalho irá demorar muito, ou melhor, está demorando muito. Principalmente porque a cada cidade que conseguimos aprovar a lei, vem os lacaios da petromáfia, as marionetes da plastimorte vomitar suas mentiras, dizendo que o plástico é bom, ameaçando veradores, prefeitos, promotores, deputados, só para continuar tendo o direito de destruir o planeta.

Se o MMA assumisse sua responsabilidade de banir as sacolas plásticas de uso único, poderíamos nos dedicar mais as outros tantos projetos que desenvolvemos paralelamente. Mas é claro que isso é só um sonho, pois esse desgoverno só pensa em encher as burras de dinheiro e se reeleger ad eternum.

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top