skip to Main Content

Lucro das empresas de energia eólica caem por falta de vento

O baixo desempenho financeiro de alguns dos maiores geradores de energia eólica offshore (fora do continente) do mundo foi atingido na primeira metade de 2021 pela velocidades dos ventos muito baixas na área da geração e também por outros eventos relacionados ao clima.

O Ørsted da Dinamarca e a RWE da Alemanha divulgaram os primeiros resultados financeiros do primeiro semestre nesta quinta-feira (12 de agosto de 2021), e ambos citaram a baixa velocidade do vento como um entrave em seus lucros.

“A geração de energia diminuiu 4% em relação ao segundo trimestre de 2020, em parte devido às velocidades do vento mais baixas e em menor quantidade” , disse Ørsted , observando que as velocidades do vento em seu portfólio chegaram a 7,5 m/s, menores do que no mesmo período ano passado (7,8 m/s), e o normal para o ano deve estar em 8,0 m/s.

O segundo trimestre de 2021 foi um dos piores dos três trimestres para a velocidade do vento em mais de 20 anos, disse a empresa, conforme publicado pela Reuters.

O CEO Mads Nipper disse aos repórteres que Ørsted acredita no retorno da velocidade do vento aos níveis historicamente em breve.

Ørsted agora prevê uma diminuição na sua previsão de lucros principalmente devido às velocidades do vento baixas em junho e julho.

“Essa orientação é baseada na suposição de velocidades normais do vento nos últimos cinco meses”, disse a empresa.

A RWE também citou “condições de vento abaixo da média em locais de parques eólicos onshore na Europa do Norte e Central” em seu relatório provisório.

“Além da luta contra as mudanças climáticas, também temos que lidar com esses efeitos do clima se tornando mais regulares”, disse o CEO Markus Krebber, conforme publicado pela Reuters.

Na quarta-feira, um dos maiores fabricantes de turbinas eólicas do mundo, a Vestas, revisou para baixo sua orientação para 2021.

“O ambiente atual é caracterizado por restrições na cadeia de abastecimento, na inflação do custos e restrições nos principais mercados causados ​​por COVID-19, e os impactos que provavelmente continuará a existir na segunda metade do ano.”

Ørsted havia dito em junho que estava preocupado que a corrida das maiores empresas de petróleo para entrar na energia eólica offshore pudesse levar a picos nos preços das áreas do fundo do mar, o que  prejudicaria a competitividade do projeto e a velocidade do desenvolvimento de tecnologia.

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top