skip to Main Content

Mudanças climáticas e doenças infecciosas – uma parceria infernal?

Por Srimathy Sriskantharajah

Nosso futuro poderia muito bem ser um filme apocalíptico de Hollywood, se dois de nossos inimigos se unissem: as mudanças climáticas e as doenças infecciosas. 

Já vimos essa parceria antes, pois as mudanças climáticas ocorreram ao longo da história, e já estamos vendo o (re) surgimento de doenças infecciosas devido aos efeitos das mudanças climáticas atuais.

O que podemos esperar do futuro? Podemos prever quais surtos de doenças podemos encontrar E nos preparar para eles?

Sabedoria antiga e conhecimento atual

Muito antes de conhecerem os organismos responsáveis ​​por doenças como a malária, nossos ancestrais sabiam que certas condições climáticas poderiam aumentar o potencial para doenças.

Por exemplo, os aristocratas romanos mudavam-se para áreas mais altas no verão para evitar adoecer com malária.

Ao estudar surtos anteriores e atuais, os cientistas já sabem há algum tempo que as mudanças climáticas de longo prazo podem resultar na disseminação, surgimento ou ressurgência de doenças infecciosas.

Researchers predict the risk of transmission of dengue fever, Zika and other mosquito-borne disease will rise as climate change alters weather patterns

Os pesquisadores preveem que o risco de transmissão da dengue, Zika e outras doenças transmitidas por mosquitos aumentará à medida que as mudanças climáticas alteram os padrões climáticos. Foto: Jeff Miller / AP

Igualmente importante, a julgar por manchetes de jornais recentes, como: “Uma infecção misteriosa, abrangendo o globo em um clima de sigilo” (NY Times, EUA) ou “Surtos de doenças tropicais estão aumentando a ameaça na Europa com o aumento das temperaturas” (The Guardian, Reino Unido ), a mídia e o público em geral também estão se conscientizando da conexão … e dos problemas futuros que essa ‘relação’ pode representar para nós.

Por que as mudanças climáticas podem influenciar tanto os agentes infecciosos?

Em termos de fungos, os mamíferos geralmente não são tão vulneráveis ​​a eles quanto as plantas por causa da proteção inferida pela zona de restrição térmica – a diferença entre a temperatura basal do nosso corpo e a do mundo externo – que atua como uma barreira que a maioria dos fungos não consegue atravessar. 

É por isso que, quando pegamos infecções fúngicas, elas normalmente estão em nossas extremidades (por exemplo, pés, mãos), onde as temperaturas são mais frescas.

No entanto, isso está mudando por causa do aquecimento global. 

Em seu artigo na mBio, Arturo Casadevall e colegas explicam como as condições globais mais quentes reduziram o gradiente de temperatura entre o ambiente e as temperaturas do nosso corpo, tornando o ‘salto’ de um para o outro mais fácil para os fungos – e é principalmente por isso que a levedura Candida auris emergiu como um patógeno global humano e está sendo apontado como o primeiro a surgir como resultado da mudança climática (também é altamente resistente a antifungicidas, tornando as coisas ainda mais complicadas).

Inundações após o furacão Florença

E quanto a outros patógenos? 

Bem, a propagação de muitas doenças bacterianas e virais é influenciada por onde seus vetores (portadores, que não sofrem com as doenças infecciosas) são encontrados. 

Eventos climáticos extremos e temperaturas mais altas significam que os patógenos transmitidos pela água e por insetos migraram para mais longe do que normalmente eram encontrados. 

Após o furacão Florence na Carolina do Norte e na Carolina do Sul em 2018, havia enormes enxames de mosquitos nos estados – as ruas inundadas se tornaram um paraíso para eles.

Os mosquitos que carregam o vírus Zika se espalharam para regiões geográficas mais amplas alimentadas por temperaturas mais altas, como Madeline Thomson, da Universidade de Columbia, explicou em sua entrevista para On Health.

Não são apenas os humanos que são afetados por doenças infecciosas influenciadas pelas mudanças climáticas; animais e plantas também estão sentindo os efeitos. 

Palmeiras em Key Biscayne, Flórida.

Palmeiras em Key Biscayne, Flórida.AP

Na semana passada, o New York Post noticiou o bronzeamento letal, uma doença que está matando palmeiras em todo o estado da Flórida. A doença bacteriana é transmitida pelo inseto ‘treehopper’, que se originou no México, mas foi transportado por furacões para o Caribe e Flórida.

 

O retorno da malária?

A malária tem atormentado os humanos durante a maior parte de nossa história, causando muita morte e dor.

Não é surpresa, então, que consideráveis ​​tempo e recursos tenham sido gastos em uma tentativa de eliminar a doença em todo o mundo.

A OMS tem uma longa lista de países livres da malária e aumenta a cada ano. 

No entanto, a malária é também uma das mais sensíveis às influências nas mudanças climáticas – por exemplo, aumentos nas incidências da malária ocorrem após chuvas prolongadas ou inesperadas. 

Sob mudanças climáticas extremas e de longo prazo, a malária pode ressurgir em muitas regiões do mundo, tirando todo os esforços da eliminação.

Inundações na Índia, Nepal e Bangladesh em julho de 2019, onde as autoridades atribuem às condições climáticas extremas.

Prevê-se que a incidência de malária e doenças diarreicas aumente após as cheias.

 

Então, o que esperar?

Sabemos que haverá mais surtos de doenças, novas ameaças de doenças emergentes e o ressurgimento das ameaças que pensávamos termos eliminado – este parece ser um futuro inevitável.

O que não sabemos é o quê, quando ou onde serão.

Como mencionei em meu blog no ano passado sobre a previsão do próximo surto, existem muitos fatores de risco que contribuem para o potencial de surtos.

Acrescente a isso a crescente instabilidade política em todo o mundo, e parece que um esforço global combinado pode ser difícil de coordenar.

No entanto, o que podemos fazer é monitorar e fornecer o máximo de informações para ajudar a apoiar os esforços para conter futuros surtos de doenças.

Uma coleção colaborativa de vários periódicos ‘A contribuição das mudanças climáticas para a disseminação de doenças infecciosas‘ foi lançada este mês nos periódicos do BMC.

Original

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top