skip to Main Content

Painéis solares verticais são mais potentes e fáceis de instalar em cercas de jardim

Por Ismael Marinheiro – El Espanhol – 2 de maio de 2023 – A empresa alemã Green Aku acaba de lançar kits de painéis solares para portões e cercas fáceis de instalar e com ótimo desempenho – Foto: usuário instalando painéis solares verticais em uma cerca aku verde omicron.

A energia solar continua avançando a passos largos na Espanha. 

No ano passado, segundo dados da Red Eléctrica Española, a energia fotovoltaica somou 4,5 novos GW, tornando-se o ano em que a potência instalada mais aumentou, superando a hidrelétrica

Mas não só cresce em geração de eletricidade, mas também em inovação: é o ano em que vimos painéis solares que são colados como adesivosinvenções que tornam as placas mais potentes sem precisar trocar a instalação ou uma bateria que reduzirá as contas de eletricidade e gás e foi eleita a invenção europeia do ano.

O objetivo, além das macrofazendas, é conseguir gerar o máximo possível de energia solar nas residências. 

A soluções como painéis solares de varanda ou o revolucionário vidro fotovoltaico que se instala em fachadas e telhados, junta-se agora uma nova tendência ascendente:

painéis solares concebidos para aproveitar a superfície desperdiçada de vedações e vedações para delimitar casas e jardins.

O último desses sistemas a chegar ao mercado é da fornecedora alemã de material fotovoltaico Green Akku, que comercializa até quatro kits com módulos de painéis solares para cercas que se diferenciam pela potência que geram e pela tecnologia. Claro, todos eles funcionam com plug & play, então qualquer pessoa pode instalá-los em 5 minutos sem dificuldade e sem a necessidade de solicitar licenças municipais . 

Painéis solares em outdoors

Esses kits fotovoltaicos, chamados de ZaunPV ( zaun significa cerca em alemão), conseguem obter desempenho ainda melhor do que aqueles normalmente colocados no telhado das casas

Isso ocorre graças à sua fixação vertical em cercas metálicas, com as quais obtêm eficiência particularmente alta quando o sol está baixo, nas primeiras horas da manhã e no final da tarde, que são os horários de maior demanda. 

Também melhora a produção durante os meses de inverno, quando há menos horas de sol por dia.

Está cientificamente comprovado. 

Um estudo realizado por pesquisadores alemães da Universidade de Ciências Aplicadas de Leizpig afirma que a instalação de painéis solares na posição vertical pode melhorar sua eficiência. 

Os cientistas calculam que os painéis verticais aumentam a produção total de energia em quase 7 vezes, de 58 para 400 gigawatts por ano.

Cerca fotovoltaica solarzaun omicron

Este estudo garante que a produção de energia aumenta quando a inclinação padrão é alterada entre 20 e 35 graus, até 90 graus, permanecendo quase vertical. 

É algo que eles colocaram em prática em projetos como o Sunzaun, em uma plantação na Califórnia.

Lá, uma fileira de 43 módulos solares bifaciais fornecem sombra e protegem as vinhas do vento, gerando 23 kW.

Assim, os painéis ZaunPV tornam-se um complemento muito importante para sistemas colocados em telhados e telhados, que geram sua energia de pico nas horas centrais do dia. 

Acima de tudo, porque aproveitam uma superfície que não era utilizada anteriormente e porque são muito fáceis de instalar, sem necessidade de instaladores especializados. 

O fabricante recomenda especialmente a sua utilização na orientação sul ou este/oeste, para aproveitar ao máximo o seu potencial.

Vinhedos painéis solares verticais SunsTall omicron

Dada a altura e a forma habitual das vedações, o mais lógico a fazer é instalá-las na vertical (medim entre 1,50 e 2 metros) para colocar um maior número de módulos, mas as condições locais podem aconselhar a sua utilização na horizontal. 

Por exemplo, se houver árvores ou outras plantas localizadas em frente à cerca que possam fazer sombra, a orientação tradicional pode ser mais aconselhável.

Em qualquer caso, os painéis ZaunPV cumprem um duplo objetivo: proteger a privacidade dos habitantes da casa e, além disso, gerar energia limpa. 

Segundo Green Akku, caso a cerca já possua outros elementos para evitar os olhares indiscretos do vizinho, como juncos ou sebes artificiais, também não haveria problema. 

Além disso, o sistema possui fixação anti-roubo, para que ninguém possa pegá-los se forem colocados do lado de fora.

Resistente à sombra

Entre os painéis solares que a Green Akku oferece especificamente para cercas, há dois deles com tecnologia resistente à sombra, o que os torna mais eficientes. 

E é que, se as células fotovoltaicas convencionais estiverem na sombra e, portanto, não puderem gerar nenhuma tensão elétrica, elas podem se tornar os chamados pontos quentes. 

Para evitar isso, toda a fileira de células costuma ser desligada automaticamente, perdendo até 100% da produção em alguns casos.

Por isso, os AE Solar ZaunPVs comercializados pela Green Akku, em duas potências de 335 e 670 wP, possuem tecnologia Hot-Spot-Free, certificada pelo Fraunhofer Center for Silicon Photovoltaics CSP. 

Este método de fabricação equipa cada célula fotovoltaica com um diodo bypass. 

Assim, é possível aumentar o desempenho dos painéis entre 25 e 40% em locais onde nuvens, outras edificações ou a mesma vegetação criam áreas sombreadas em determinados momentos do dia.

Painéis solares resistentes à sombra Solar AE omicron

As outras duas versões disponíveis do ZaunPV são módulos ASWS bifaciais, ou seja, possuem células solares em ambos os lados, separados entre si por uma película transparente de suporte. 

Desta forma, podem aproveitar toda a luz que recebem tanto à frente como atrás para, em situações óptimas, duplicar a geração de energia.

Todas as quatro opções vêm com uma garantia de desempenho linear de 30 anos, dando a você confiança nesta solução a longo prazo. Isto, juntamente com a flexibilidade do sistema e preços muito competitivos, entre 496 e 949 euros no seu site, tornam-no numa alternativa muito vantajosa aos painéis solares tradicionais.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top