skip to Main Content

Sistema de irrigação por gotejamento solar com garrafas de plástico

Por EcoInventos – 4 de julho de 2021

Kondenskompressor é uma técnica que produz água destilada com radiação solar. 

É um sistema muito simples e eficaz que produz um “gotejamento solar” através do qual a água de irrigação pode ser reduzida em 10 vezes em comparação com os sistemas tradicionais. 

Teremos apenas que reutilizar algumas garrafas de plástico.

O que é gotejamento solar?

O gotejamento solar, também conhecido como KondensKompressor, é um sistema que retém a água evaporada do solo e do reservatório interno graças à energia solar.

A umidade se condensa nas paredes internas e cai na forma de gotejamento solar direcionado pelas paredes de volta ao solo.

O ciclo da Agua.

À noite tem dupla função e também recolhe uma certa quantidade de orvalho.

O sistema economiza enormes quantidades de água para irrigação, como cultivar plantas que precisam de água de melhor qualidade para seu crescimento.

Estima-se que a irrigação solar pode reduzir em até 10 vezes a necessidade de água para irrigação em comparação com outros sistemas de irrigação tradicionais.

A água produzida pelo KondensKompressor não tem sal, nitratos ou outros contaminantes, pelo que pode até ser utilizada para dessalinizar a água do mar num sistema semelhante ao que aprendemos no pequeno vídeo “A avó que reciclou a água do mar“.

Sabendo dos grandes problemas que muitos países têm para obter água doce, mesmo quando já existem sistemas de dessalinização de água muito eficazes, esta técnica pode ajudar os agricultores com menos recursos a aumentar a eficiência de suas lavouras.

Como é feito um Kondenskompressor para aplicar a técnica de gotejamento solar?

Em sua fabricação, utiliza um material abundante e de fácil obtenção: garrafas PET, especificamente duas por fábrica.

Uma das garrafas tem que ter 5 litros e o interior pode ter 1-2 litros.

Pode ser usado em casa ou profissionalmente.

Requer pouca manutenção, basta encher o tanque com água quando necessário e retirar as ervas daninhas de dentro.

Dada a polémica gerada pelas dúvidas sobre a possível contaminação da água por garrafas de plástico, também pode usar garrafas de vidro, embora o corte seja um pouco mais complicado.

A garrafa externa deve ser a maior, que cortaremos na base.

Dentro será colocada a garrafinha, que cortaremos ao meio, aproveitando a parte da base.

Esta garrafa menor é colocada no chão cheia de água, mesmo água salgada do mar, cobrindo-a colocaremos a garrafa grande de 5 litros.

A posição entre as duas garrafas deve nos permitir abrir a tampa da garrafa grande para derramar água sobre a pequena dentro.

As garrafas na disposição explicada acima serão colocadas ao lado da planta que queremos receber o gotejamento solar.

É aconselhável colocar folhas secas ou palha ao redor do sistema para manter a umidade do solo e tornar o sistema de destilação solar ainda mais eficiente.

Com a aplicação dessa técnica, evita-se que a água não utilizada evapore.

Como os materiais estão prontamente disponíveis, esta técnica pode ser facilmente utilizada em países pobres com longas estações secas e até mesmo em áreas desérticas com acesso a alguma fonte de água doce ou salgada.

Operação de gotejamento solar.

Uma vez que o sistema foi montado corretamente, tudo o que resta é esperar que as forças da natureza atuem.

Quando os raios solares incidem sobre a grande garrafa externa, a temperatura do ar sobe em seu interior (efeito estufa), o que faz com que a água no solo e na garrafa interna evapore, com a consequente saturação de umidade no ar dentro do pequeno ecossistema.

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top