skip to Main Content

Palestra sobre plástico ecológico em Paranavaí

Hoje, no auditório da ACIAP – associação comercial e industrial de Paranavaí fomos proferir uma palestra sobre o plástico ecológico e a importância deste projeto para a proteção da água.

Tinha aproximadamente 100 pessoas na platéia.

Falamos também da BULBOX, que dá destinação à lâmpadas fluorescentes.

Somos totalmente a favor das lâmpadas fluorescentes e adoramos quando o primeiro ministro da Austrália baniu a fabricação de lâmpadas incandescentes, afinal estas lâmpadas gastam 1/10 do que gasta uma lâmpada incandescente.

O problema é o descarte incorreto, que contamina com metais pesados o lençol freático e, no caso do Paraná, o Aquífero Guarani, reserva de água para nossos descendentes.

O prefeito Maurício Yamakawa se comprometeu a assinar o decreto de obrigatoriedade de uso de sacos oxi-biodegradáveis pela administração pública municipal direta e indireta.

Imediatamente, os supermercados que entrarem no projeto irão usar as duas cores de sacolas, verde para reciclável e branco para rejeito.

Um segundo momento, entrará o plástico laranja para compostagem.

Eles querem fazer compostagem nas vilas rurais e estão aposentando o caminhão de coleta seletiva, porque depois de um curto período o lixeiro, por amostragem – a cada 5 ou 10 casas, por exemplo -, a prefeitura não irá mais coletar o lixo que não estiver corretamente separado.

Estamos pensando em um selo para ser colado no lixo das casas dizendo que enquanto a dona de casa não separar o lixo, não será recolhido.

Não é necessário multar, porque ninguém gosta de mexer em lixo.

Quando a dona ou dono de casa compra uma lata de óleo e um quilo de batatas, para ele é uma mercadoria de valor.

A partir do momento em que acaba o óleo e a batata é descascada, a embalagem e as cascas viram lixo, as pessoas ficam com nojo de tocar em lixo.

Então, quer melhor lição do que fazer as pessoas revirarem o lixo e separarem o reciclável do compostável e rejeito, o que deveriam ter feito na hora do descarte?

As soluções são simples, estão ao nosso alcance.

Demos entrevista para a rádio globo e para uma revista que vou pegar o nome, sai na edição de abril. Quando a matéria sair vou postar.

A rede de supermercados Guguy recebeu o certificado de empresa amiga do planeta, por ter adotado as sacolas ecológicas nos mercados.

Mas eles querem mais, querem vender sacos de lixo oxi nas gôndolas, utilizar embalagem oxi na padaria e lanchonete e ainda as LFV, embalagens para legumes, frutas e verduras.

Vão tambem seguir nosso roteiro de monitores LCD nos caixas e na empresa, papel não branqueado, lâmpadas fluorescentes com destinação correta, torneiras automáticas, separação do lixo e outras que como disse, ficar falando todas é um porre, mas o planeta precisa dessa ajuda urgente.

Então parabéns ao Supermercado Guguy por ser a primeira empresa de paranavaí com consciencia ambiental, por saber que dinheiro não se come e portanto, resolveram com suas ações mudar o planeta.

O prefeito Maurício.

O presidente da FUNVERDE presenteou o prefeito com uma sacola retornável – feita de lona 100% algodão – explicando que é a solução permanente para as compras, não gerando lixo.

Agora as fotos estão horríveis, mas tenho que registrar, primeiro o supermercado guguy recebendo o certificado de empresa amiga do planeta e em seguida recebendo a primeira sacola de plástico oxi-biodegradável.

Vou ver se pego umas fotos dos fotógrafos profissionais que cobriram o evento, porque algumas estão lamentavelmente desfocadas.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top