skip to Main Content

Paraná – Fabricantes de garrafas long neck têm 30 dias para apresentar soluções para passivo ambiental

Leonardo Araújo

Distribuidores de cerveja e fabricantes de garrafas long neck têm até o dia 11 de agosto de 2008 para apresentar a quantidade de embalagens que comercializam no Paraná, a taxa de reciclagem do produto e formas de evitar que este resíduo chegue aos aterros sanitários. Caso contrário, poderão ser autuados pelos órgãos ambientais estaduais.

O prazo foi estipulado nesta quinta-feira (10) de julho de 2008, durante reunião promovida pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos em parceria com o Ministério Público Estadual com representantes de três fabricantes e cinco distribuidores – empresas responsáveis por marcas como Skol, Kaiser, Antártica, Brahma e Nova Schin.

Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, a garrafa long neck foi criada para concorrer com outros segmentos de embalagens de bebidas, como garrafas PET e latas de alumínio, sem considerar o seu prejuízo ambiental. “Para baratear os custos, os fabricantes desenvolveram uma garrafa que é reciclável, mas não é retornável, e que ainda por cima tem menos resistência. Isso a deixa menos interessante que suas concorrentes para a indústria da reciclagem”, comentou.

Gente, nao tem coisa mais inútil que long neck. Pense no impacto ambiental que ela causa.

A long neck é a sacola plástica dos vidros, 10 segundos para produzir, 10 minutos para se consumir o conteúdo e 5 mil anos para a natureza dar um jeito nela.

Você dá uns goles na cerveja e já acabou, você joga no lixo uma embalagem que demandou recursos naturais e energia para ser produzida e só usou por uns minutos.

É só olhar a molecada, eles tomam como se fosse água gelada e, pior, quando já estão trêbados, começam a jogar as garrafas pela janela do carro só para ver quebrar ou então na rua mesmo, só para ver o estrago.

Essa garrafa long neck é inútil, Lembre-se que primeiro você tem que reutilizar qualquer embalagem antes de falar em reciclar, porque reciclar demanda energia que não está exatamente sobrando no mundo.

Por isso, quando estiver em algum boteco, bar, restaurante e for tomar sua cerveja gelada, por favor, peça em embalagem de vidro retornável.

Quando for comprar para levar para casa leve seu casco de cerveja e compre a retornável.

Quando for comprar cerveja para viagem, para tomar com amigos no meio da rua, só compre embalagem de alumínio que tem valor para o catador de recicláveis e por isso quase 100% reciclável no país, se livre de mais esse vício que não é nada sustentável.

Para estimular a coleta e reaproveitamento de embalagens descartadas pela indústria da reciclagem, o programa Desperdício Zero – da Secretaria do Meio Ambiente – aderiu à estratégia de integrar grandes geradores de resíduos no processo de coleta e destinação final de seus produtos. Segundo o secretário, este trabalho já apresenta resultados muito positivos ao meio ambiente paranaense.

Como exemplo, Rasca citou os programas de recolhimento de embalagens longa vida, desenvolvido pela fabricante Tetra Pak em parceria com o programa Desperdício Zero, da Secretaria do Meio Ambiente, e de recolhimento de óleo lubrificante, por exemplo, feito em parceria com o distribuidores de combustíveis. “São setores que estão assumindo a paternidade sobre seus produtos e praticando a responsabilidade ambiental”, disse o secretário.

Porém, quando não há envolvimento do setor, a única saída é a autuação. O coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Meio Ambiente, Saint Clair Onorato Santos, compartilha a mesma opinião. “O melhor era se fazer uma embalagem retornável e que pudesse ser reutilizada antes de ser reciclada. Se isso não acontecer, a empresa deve ser multada pelo passivo ambiental que gera”, afirmou.

DESPERDÍCIO ZERO – O programa Desperdício Zero tem como objetivo reduzir em 30% o volume de lixo que chega aos aterros sanitários paranaenses – cerca de 20 mil toneladas a cada dia.

Para o coordenador do programa, Laerty Dudas, as parcerias são fundamentais para o sucesso da estratégia. “Sem integração entre os diferentes atores desta cadeia produtiva, que são os envasadores, fabricantes de embalagens e pontos de venda, por exemplo, a destinação final fica sob a responsabilidade dos consumidores”, explicou. “E aqui no Paraná a lei determina que estes atores todos participem do processo de destinação final”, concluiu.

Segundo dados do Desperdício Zero, uma das maiores contribuições da reciclagem do vidro está na redução do consumo de matérias-primas naturais e não-renováveis, pois 72% do vidro é feito de areia e 28% de outros minerais como o calcário, que com a ação do calor transformam-se em vidro.

E não esqueça de banir da sua vida também a garrafa PET que geralmente acaba no lixo ou nos fundos de vale ou ainda em rios e mares. Vai comprar um refrigerante, por favor, leve seu casco de vidro retornável, isso é viver sustentavelmente.

Está bebendo sua coca cola em algum lugar, exija que o estabelecimento tenha embalagens de vidro retornável ou faça um escândalo.

Na semana passada fomos beber em um restaurante aqui da cidade e brigamos porque a cerveja era long neck. O proprietário disse que as distribuidoras exigem que a cerveja seja long neck e os refrigerantes em PET ou alumínio para baratear a logística do transporte.

Acontece que quem manda em um produto não é o fabricante ou distribuidor, mas sim você e eu, juntos nós podemos e estamos mudando o mundo, basta fazermos nossa parte.

Resultado, tomamos um chopp horrível porque nos recusamos a consumir bebida em embalagem long neck. Nem sempre é fácil ser verde.

 

 

 

Este Post tem 6 Comentários

  1. Gostaria de ajuda para descartar as garrafas long neck que possuo. Moro no interior do Rio de Janeiro e não encontro ninguém que se interesse em comprá-las. Não queria jogá-las no lixo simplesmente e não saber o vai acontecer com elas, afinal, são mais de 200 garrafas.

  2. Com base em que posso exigir dos distribuidores de long neck a recolher o lixo acumulado em meu estabelecimento,tenho uma pizzaria,e só trabalho com esse tipo de produtos,nao tenho,onde dispersa esses produto,pois tenho conciencia de que no aterro sanitario nã é viavel,buriti dos lopes pi

  3. Tenho um estabelecimento e trabalho tbm com L.N., e gostaria de saber, aqui no RJ, onde posso entregar para reciclagem, pois tbm acho absurdo descartar nos aterros sanitários!!!

  4. Situacao dificil , nao sei o quefazer com estas garrafas , nao ha como reuttilililizar estas e garrafas, talvez comn isto o produto poderia t er um custo bem menor , se estas fo fossem retornaveis
    Nao quero descartar as fgarrafas no aterro saniotario , ajudem -me o que faco?

  5. Pessoal temos que pressionar as empresas que facilitem a reciclagem desse material. Em São Paulo e Rio tem empresas que compram e reciclam vidro nos demais estados ficamos sem saber o que fazer. Querendo contribuir com o meio ambiente, mas sem receber apoio do governos ou das indústrias. Vamos nos unir para mudar essa situação? Sou de Salvador-BA e minha sugestão é escrever dezenas de cartas e emails para Ambev, Heineken e etc. Meu contato 71 99292 1407

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top