skip to Main Content

Florianópolis – prefeito cria lei que substitui sacos plásticos por material biodegradável

Sampath Maddali

Jornal Correio da Ilha de 26 de maio de 2008

O prefeito de Florianópolis, Dário Berger, sancionou a Lei 7627 de 12 de maio de 2008, de autoria do vereador João Batista Nunes, que dispõe sobre a substituição do uso de sacolas e sacos plásticos, para o transporte de mercadorias, por material ecológico confeccionado com papel, tecido oxi-biodegradável.

No seu artigo 3º a lei diz o seguinte: as sacolas e os sacos plásticos devem atender aos seguintes requisitos; degradar ou desintegrar, por oxidação em fragmentos em um período de tempo não superior a dezoito meses.

A campanha de conscientização sobre o novo produto deve ser promovida pela administração direta e indireta por meios de convênios e parcerias com organizações não-governamentais e congêneres sem fins econômicos.

A lei entrou em vigor a partir de 19 de maio.

A lei diz ainda que as substituições devem ocorrer em empresas públicas e privadas nas seguintes formas: quatro por cento em quatro meses; oitenta por cento em oito meses; e cem por cento em um ano.

A fiscalização será feita pela Vigilância Sanitária do Município.

Parabéns ao prefeito Dário Berger e ao vereador João Batista Nunes, que fazem valer os votos que os elegeram, prefeito e vereador se unindo com a mesma preocupação pela cidade que governam.

Políticos assim é que nos enchem de orgulho.
Lembrem-se destes políticos quando forem votar, pois assim como peço para vocês terem memória e não votarem em políticos corruptos, também peço para lembrarem dos bons políticos, que fazem leis benéficas à população, políticos que devem ser reeleitos.

A cada dia que passa, tenho mais esperança de que ainda há um caminho, quando vejo que mais e mais cidades estão fazendo o possível para tornar nossa permanência neste planeta mais harmônica, ao diminuir nosso rastro de lixo, que é um legado que deixaremos para nossos descendentes.

Temos que aplicar a Agenda XXI em nosso dia a dia, mudança no padrão de produção e consumo, neste caso específico de embalagem de plástico convencional.

Afinal, qual é a lógica da frase seguinte? SACOLA PLÁSTICA CONVENCIONAL, 1 SEGUNDO PARA PRODUZIR, 30 MINUTOS PARA USAR, 500 ANOS PARA DEGRADAR.

Como pode um produto ter um tempo de uso tão pequeno e um tempo de permanência sobre o planeta tão longo?

Por isso apoiamos o plástico oxi-biodegradável e a sacola retornável, porque diminuem nossa pegada – o lixo que geramos ao existir – sobre o planeta.

Lembre-se de que não somos donos dessa bola azul perdida no espaço, até agora nossa única casa conhecida.

Nós pegamos esta casa emprestada de nossos descentes e portanto quando entregarmos a chave para a próxima geração temos que deixar a casa limpa, para que nossos filhos, netos, bisnetos … não sofram porque deixamos um mundo poluído para eles, não sofram por termos consumido todos os recursos naturais do planeta, termos poluído o ar, a água e a terra de que eles tanto irão necessitar para viver e não apenas sobreviver.

Parabéns Florianópolis.

 

 

***

Estão me enviando o texto da lei para publicar aqui. Aguarde.

Este Post tem 2 Comentários

  1. bom dia…
    tenho uma loja de roupas e gostaria de adotar esse tipo de sacola para teste,gostaria que mandassem o tel de onde comprar e como.
    Grato
    Rafael

  2. ola rafael, trabahdo em um supermercado em Altamira/Pa, a mais de 100 anos sempre usei sacolas convencionais, mas depois que conheci as bio degradaveis troquei na hora, e nossa empresa nunca se atentou para esse lado “preservacao” so agora acordamos.
    Espero ter contribuido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top