skip to Main Content

Projeto Jardins de Mel instala “casinhas de abelhas” em hortas urbanas públicas de Curitiba para aumentar produção

Por  – The Greenest Post – Foto: Hully Paiva/SMCS

Onze hortas urbanas de Curitiba receberam caixas de colmeias do projeto Jardins de Mel, que desde 2017 está espalhando a inovação por vários pontos da capital paranaense, como hortas, parques, praças, zoológicos e fazendas urbanas.

Agora, são ao todo 20 áreas de plantio com as charmosas “casinhas”. A iniciativa é um parceria das secretarias municipais de Segurança Alimentar e Nutricional e de Meio Ambiente .

Até o fim do ano, mais dez espaços de cultivo e o Mercado Municipal de Curitiba irão receber as colmeias.

O objetivo é tornar a população mais consciente sobre a importância das abelhas para o equilíbrio da biodiversidade do planeta. Mas, no caso das hortas, esses insetos também ajudam, por meio da polinização, a aumentar a qualidade e a produção das hortaliças plantadas pelos agricultores urbanos.

Nas hortas urbanas de Curitiba, três espécies de abelhas nativas sem ferrão – Jataí, Mirim e Mandaçaia – estão sendo criadas nos chamados “meliponários” ou “espaços com colmeias”.

As casinhas são instaladas estrategicamente junto a muros e entre árvores e arbustos para estarem protegidas de variações climáticas.

Nas últimas semanas, agricultores urbanos das hortas que receberam as novas caixas de colmeias receberam capacitações técnicas para a fazer o manejo e manutenção das caixas de abelhas.

Os produtores ainda aprenderam a como fazer a retirada de subprodutos como própolis, pólen e mel produzidos pelos insetos.

Um dos líderes da Horta Urbana do Cajuru, o autônomo Ezequias Moreira Lima, de 52 anos, participou do curso de capacitação para manejo das colmeias e está muito entusiasmado com os benefícios da iniciativa.

“Não vejo a hora de ver essas abelhas circulando livremente entre pés de alface, couve, brócolis e manjericão”, afirma ele.

Mais conhecido como “baiano”, Lima garante que participar da capacitação foi um duplo prazer.

“Além de ajudar a cuidar das abelhas, eu também estou me sentindo voltando no tempo, quando morava no interior e ajudava no plantio no sítio.

Lá, a gente tinha contato com essas abelhas e a gente sabia da importância delas para a lavoura”, recorda ele.

Lima acredita ainda que a chegada do projeto Jardins de Mel na Horta do Cajuru deve atrair mais crianças e adultos ao espaço de cultivo, que hoje conta com 24 produtores.

“Vamos divulgar no bairro que agora temos a colmeia e convidar todos a vir vê-la”, disse.

 

Conheça mais sobre o projeto aqui

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top