skip to Main Content

Resposta a um comentário na página da FUNVERDE

Não costumamos responder comentários na página da FUNVERDE, preferimos responder por e-mail, um a um, dar um tom pessoal às respostas, mesmo porque são sempre perguntas diferentes.

Estamos respondendo este, excepcionalmente, mesmo esta pessoa tendo utilizado um tom tão agressivo, sendo totalmente contra a tecnologia de oxi-biodegradabilidade.

luiza de Sá Moreira disse,Eu gostaria de saber:

1. Quais as vantagens efetivas da sacolas oxi-biodegradáveis se uma vez no aterro sanitário não disporão mais de ar para se degradar? E assim continuarão produzindo chorume e metano?

 


Plásticos Oxi-Biodegradáveis vão se degradar e posteriormente biodegradar em ambiente onde exista ar e a degradação é acelerada por luz, calor e estresse do material. Depois de degradado, onde as cadeias poliméricas estarão diminuídas, o material é biodegradável.

Para esta fase de biodegradação é necessário ambiente biologicamente ativo.Estabelecidos estes fundamentos, plásticos oxi-biodegradáveis permanecerão inertes em ambiente onde não existam estas condições.

 

 

Mas onde não existem estas condições a não ser no espaço sideral ou nas profundezas de aterros adequados?Por exemplo, se um plástico oxi-biodegradável for, imediatamente após sua produção, depositado nas profundezas de um aterro sanitário, onde não vai existir a presença de oxigênio (o que mesmo assim ainda não temos certeza), por conseqüência ele permanecerá inerte, assim como qualquer material que sofreria oxidação na presença de ar.

Porém, se este plástico oxi-biodegradável, antes de ficar nas profundezas do aterro, já tiver tido sua degradação oxidativa iniciada, com quebra das longas cadeias poliméricas provocada pela oxidação e acelerada por luz, calor e estresse, então vai degradar completamente.

 

 

Lembre-se que o plástico vem da fábrica fica armazenado nos estabelecimentos antes de ser distribuído para o consumidor, ele nunca é fabricado e imediatamente descartado.

O fato é que a finalidade deste plástico oxi-biodegradável é, em primeiro lugar, combater via total degradação o plástico que não é coletado e reciclado e que fica por décadas poluindo o meio ambiente.

Outra finalidade é que a degradação aconteça em lixões e aterros inadequados, onde existe ar, luz e calor.Veja o fato abaixo:

89% DAS CIDADES BRASILEIRAS NÃO POSSUEM ATERROS SANITÁRIOS ADEQUADOS.

20.000 TONELADAS DE LIXO DOMICILIAR NÃO SÃO COLETADOS NO BRASIL, DISPERSANDO-SE NAS RUAS E ASSOREIAM OS RIOS, LEVADOS PELO VENTO E PELA CHUVA.

MAIS DA METADE DAS CIDADES BRASILEIRAS MANTÉM SEUS RESÍDUOS EM LIXÕES A CÉU ABERTO.

Fonte PNDA / IBGE

Ou seja, em somente 11% das cidades brasileiras existe alguma chance (muito pequena mesmo, se você levar em conta a falta de educação da população) que os plásticos oxi-biodegradáveis permaneçam inertes nas profundezas de um aterro adequado (lembre-se que quando descarregado no aterro, o lixo fica no topo da pilha por tempos até outra pilha de lixo ser adicionada por cima, dando tempo do plástico se degradar e posteriormente biodegradar).

Mesmo assim, sabemos que os plásticos não são fabricados e imediatamente enterrados nas profundezas do aterro adequado.

 

 

Antes disto terão sido submetidos a todos os fatores que causam e aceleram a degradação.Plásticos, oxi-biodegradáveis ou não, nada tem a ver com chorume.

Plásticos Oxi-Biodegradáveis não emitem Metano (CH4), pois CH4 não contém oxigênio em sua fórmula química, portanto algo que é inerte na ausência de Oxigênio não pode gerar algo que é resultado justamente da ausência de Oxigênio.

Metano é gerado pela biodegradação anaeróbica (ausência de ar), por exemplo, de resíduos orgânicos que estão em sacos para lixo de plástico convencional.

Vamos dar como exemplo uma cidade de pequeno ou médio porte, onde não exista os compactadores de lixo.

 

 

O lixo é coletado e jogado em um caminhão caçamba e posteriormente, colocado em lixão a céu aberto.

Neste caso, o plástico oxibiodegradavel irá se decompor rápidamente os conteúdos deste saco serão decompostos também, evitando ficar anos dentro de um saco de lixo convencional que não irá se degradar em um curto espaço de tempo (o plástico convencional pode demorar até 500 anos para se decompor).Leia abaixo trecho da Nota Explicativa sobre plásticos oxi-biodegradáveis emitida pela BPA.

Os sacos plásticos para detritos convencionais tomam mais espaço no aterro sanitário por que eles retêm ar, não se decompõem rapidamente e inibem a decomposição de seu conteúdo.

O plástico oxibiodegradável é foto-oxidado, fragmentado e biodegradado em CO2 e água, na superfície aeróbica das camadas superficiais do aterro sanitário, mas inertes nas camadas profundas na ausência de oxigênio.

E se gastam petróleo e energia para sua fabricação?

Qualquer produto, qualquer tipo de plástico, gasta energia ser produzido e quanto ao petróleo, cada galão de petróleo ao ser refinado tem uma sobra de nafta, que se não for transformado em plástico irá ser queimado, aumentando o efeito estufa sem ter ao menos tido uma utilidade.

2. Como poderão diminuir o volume de lixo, exigência dos tempos atuais?

Quer dizer que os fabricantes plástico convencional – que demora 500 anos para se degradar, fica todo este tempo poluindo o planeta – não tem obrigação de diminuir o volume de lixo, mas o plástico oxibiodegradável – que em aproximadamente 18 meses se degrada completamente – que chegou para resolver o problema da sacola convencional também tem obrigação de dar educação, fazer mágica, fazer o que os fabricantes de plástico convencional, as petroquímicas e o governo já deveriam ter feito?

 

 

Mas para sua informação, o projeto sacolas ecológicas prevê dois tipos de sacolas, um para lixo reciclável e outro para lixo não reciclável.

Se você quiser informações completas sobre o projeto sacolas ecológicas, entre em contato.


3. O que diz a ANVISA?

O que diz a ANVISA sobre o que?

Se for sobre contato com alimentos a ANVISA diz que sacola de mercado é categoria II, isto é, não tem contato direto com alimentos, apesar de existir laudo do FDA permitindo que sacola oxi-biodegradável tenha contato direto com alimentos nos Estados Unidos e vários outros laudos europeus.

4. De quem é a patente da bactéria que é adicionada ao plástico comum para que se torne oxi-biodegradável?

Bactéria agora tem patente? Que eu saiba tem nome, mas não patente.

Aditivos oxi-biodegradáveis é que possuem marcas, mas não patentes.

Acho que você pensou que o aditivo contém bactérias.

Está enganada, não contém.Os aditivos oxi-biodegradáveis possuem várias marcas como Symphony,  EPI e Willow Ridge.

 


5. Quantas fábricas existem e qual seu potencial de atendimento ao comércio em geral?

Só da Symphony são mais de 90 lienciadas no Brasil, fora as outras tecnologias.

Quanto ao potencial é o mesmo de hoje, porque qualquer fabrica, sem mudar sequer um equipamento, pode se tornar em pouquíssimo tempo produtora de plástico com qualquer tecnologia de oxi-biodegradabilidade.

6. Sabendo-se que institutos de pesquisa de nossas universidades já descobriram e patentearam plásticos originados de matérias orgânicas, como bagaço de cana, mandioca, etc., qual a razão do silêncio sobre sua fabricação e uso?

Mas que história é esta de silêncio, está nos acusando de alguma conspiração?

Seria aquela conspiração de que ONGs brasileiras recebem milhões de malvados empresários estrangeiros para impedir o desenvolvimento do nosso país?

Vamos aos fatos, sem fantasias, por favor.

Primeiro o plástico biodegradável precisa de um ambiente biologicamente ativo para de degradar e não resolve o problema das sacolas que são descartadas de maneira incorreta pela população e que muitas vezes vão parar em cima de árvores ou outros lugares inusitados que impedirão sua decomposição.

Isso nos levou, em 2005 a apoiar a tecnologia oxi-biodegradável, a falta de educação da população.

Depis, somos contra a utilização de alimentos para confecção de plástico porque ALIMENTO É PARA SERVIR DE COMIDA PARA HUMANOS.

Somente 16% da terra da Europa ainda é fertil, a camada média de terra fértil no Brasil é de 20 cm, então, enquanto houver petróleo como hoje, vamos defender a utilização do plástico derivado de petróleo, deixando os recursos naturais para futura produção de alimentos para nossos descendentes.Como você disse, esses plásticos biodegradáveis originados de matérias orgânicas ainda estão no âmbito acadêmico e como somos muito práticos e queremos uma solução para já, para hoje e não para um futuro fantasioso ou longínguo (neste ritmo de destruição do planeta e de consumismo não sabemos nem mesmo quanto tempo a humanidade ainda tem), optamos pela disseminação da tecnologia oxi-biodegradável que já está em funcionamento, com um preço quase igual ao do plástico convencional.

 

 

Nós da FUNVERDE, não ficamos sentados esperando por uma solução perfeita.

Temos certeza de que os problemas são como quebra-cabeça, solucionamos um problema por vez.

Não existe uma solução mágica que venha resolver todos nossos problemas, por isso, sempre procuramos as soluções mais objetivas e de rápida aplicabilidade. 

 

7. E cadê a defesa das sacolas retornáveis para compras?

Se você ler com mais atenção nosso site, verá o projeto sacolas retornáveis que é a complementação das sacolas ecológicas.

8. Discussões são ótimas, mas nessa fica difícil saber quais são as mentiras, quais são as posições equivocadas, etc… Gostaria que os apaixonados defensores das idéias as tornassem mais claras para o leitor. Obrigada.

Não somos tontos sonhadores, este projeto existe desde 2005 e passou a existir a partir de um problema detectado em 2004 dentro do projeto MATA CILIAR e hoje em 2007 já contamos com mais de 90 fabricas no Brasil, vários estados criando legislação – mato grosso mato grosso do sul minas gerais são Paulo Paraná rio grande do sul e uma legislação federal em andamento, fora as várias redes de supermercados que já utilizam esta tecnologia há mais de 8 meses sem nenhuma sem legislação exigindo.

Em Maringá, 80% das redes de supermercados já está utilizando as sacolas oxi-biodegradáveis, também feiras, farmácias, pet shop … Leia no site os setores que estão aderindo e lembre-se que é uma adesão por convicção, sem a lei obrigando.Temos também dezenas de cidades criando legislação obrigando o primeiro e o segundo setor – governo e setor produtivo, o comercio – a utilizarem as sacolas ecológicas, será que são todos sonhadores apaixonados, tontos?

 

 

Ou estamos fazendo e com isso, mexendo com aqueles que gostam de criticar sem uma única ação?

São os ambientalistas de shopping center, ou ambientalistas de sofá.Estamos sempre necessitando de pessoas que tem uma visão de futuro e este futuro depende de nossas ações hoje.

 

 

Precisamos muito de pessoas com ações e objetivos concretos para podermos salvar este planeta.

Nós todos vivemos em uma única bola no espaço e se deixarmos que outras pessoas destruam o meio ambiente e não fizermos nada, estaremos permitindo que todos nós percamos com isso, e principalmente os cidadão que ainda não nasceram estarão perdendo suas vidas que ainda nem começaram.

É claro que logo teremos outros planetas para podermos nos mudar depois que destruirmos este planeta, mas enquanto isso, nós temos de pensar e agir para proteger este planeta azul.

This Post Has One Comment

  1. Boa Noite

    Parabéns pelo trabalho que vocês desenvolvem!!!
    Tenho um mercado em Paranavaí-PR e gostaria do contato de quem fabrica ou comercializa as sacolas ecológicas, pois quero utilizá-las em meu estabelecimento.

    Atenciosamente

    Joaquim Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top