skip to Main Content

Seminário sobre resíduos

Jornal de londrina de 14 de novembro de 2007

Prefeitos e representantes de aproximadamente 30 municípios da região participaram ontem do 1º Seminário sobre Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Região Norte. O evento foi promovido pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção do Meio Ambiente (Caopma).

Segundo o procurador Saint-Clair Honorato dos Santos, coordenador do Caopma, 23 de fevereiro de 2008 é a data limite para que os municípios paranaenses implantem o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). “Nesses encontros podemos conhecer as estatísticas dos municípios na geração de resíduos”, disse. Segundo Saint-Clair, em apenas 30 dias é possível colocar em ação um plano que contemple a reciclagem e compostagem de materiais orgânicos.

Segundo o procurador, no entanto, é preciso ir além da reciclagem e compostagem. “O que o mundo inteiro discute é o que fazer com 20% do lixo que é rejeito, o que fazer com o sofá velho ou aquele pano que não serve mais. E nós estamos tão atrasados que não conseguimos nem separar os três elementos do lixo“, observou.

O secretário municipal do Ambiente, Gerson Silva, afirmou que o prazo de 28 de fevereiro de 2008 não se aplica a Londrina. “Questiono como pode haver esse prazo se a lei não diz isso. E quem vai decidir o modelo de gestão de resíduo é o Município. A compostagem, segundo a lei, pode ser um dos elementos, não quer dizer que tenha de ser adotada”, disse Silva, que informou que o Plano Municipal de Saneamento Básico (que inclui coleta de lixo domiciliar) está sendo feito juntamente com o Plano Diretor. O secretário não esteve no seminário. É necessário ter cautela ao pensar a gestão de resíduos, segundo Silva, porque os custos serão repassados para o contribuinte.

Esse secretário do meio ambiente de Londrina é um preguiçoso estúpido. Tudo já é repassado aos contribuintes, tudo o que o contribuinte quer é uma solução para os problemas da gestão de resíduos.

O cara não teve nem coragem de ir ao seminário, para dar uma satisfação do que a cidade está fazendo com seus resíduos.

Secretário gerson, resíduo zero já!

Queremos reciclagem 100% e compostagem 100%.

Chega de nhenhenhem e vá trabalhar, ou não é isso para isso que você está no cargo?

Quanto tempo mais iremos aturar políticos corruptos, preguiçosos, que estão no cargo só porque na vida particular não tiveram capacidade para ser bem sucedidos em suas vidas e este é o único meio de enriquecerem?

Até quando vamos ver o planeta ser devastado por causa da poluição causada pelo homem e os que tem condições de mudar as leis para que isso seja evitado ficam lá, na sombra e água fresca, comendo nosso dinheiro dos impostos?

Chega secretários de meio ambiente do Paraná, tomem vergonha em suas caras muito bem pagas e façam já a gestão dos resíduos de nossas cidades.

Ou vocês nunca foram visitar os lixões de suas cidades? Deve ser isso, porque uma pessoa íntegra não pode olhar um lixão, cheio de matéria prima para reciclagem que poderia economizar recursos naturais, seres humanos tirando esse material do meio da sujeira, porque as pessoas não reciclam em casa, e não reciclam porque as prefeituras não obrigam a reciclagem, a compostagem, não fazem absolutamente nada, exceto dizer que as prefeituras estão quebradas e de novo, enriquecer com nossos impostos.

Então para pagar esses secretários e seus ajudantes a prefeitura tem dinheiro, mas para resolver o problema de gestão de lixo não tem, né?

Então já sei, prefeitos, mandem essa cambada embora e usem o dinheiro para poupar nosso solo de virar lixão, para fazer compostagem e enriquecer nosso solo, para fazer leis de obrigatoriedade de reciclagem e assim deixar recursos naturais para os seres do amanhã.

Para esses prefeitos e secretários do meio ambiente, olhem a foto abaixo, porque deve ser só aqui que vocês enxergam o problema do lixo, seus desavergonhados, safados, incompetentes e preguiçosos.

E se fosse alguém da sua família na situação abaixo, prefeitos, secretários, será que vocês teriam resolvido o problema?

Ah, que estúpida sou eu, vocês teriam arranjado um cargo de confiança para o parente sair dessa situação e o problema do lixo continuaria lá.

Roubem menos e trabalhem mais, usem nossos impostos para resolver os problemas dos municípios, pois é para isso que pagamos nossos impostos, ou vocês esqueceram o propósito da nossa carga tributária altíssima?

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top