skip to Main Content

Turbinas eólicas ao largo da costa podem ajudar a Austrália a se tornar uma superpotência energética

Por Sven TeskeChris BriggsMark Hemer – Philip MarshRusty Langdon – The Conversation – 21 de julho de 2021 – Os parques eólicos offshore são uma visão cada vez mais comum no exterior. 

Mas a Austrália negligenciou a tecnologia, apesar das amplas rajadas de vento que existem em grande parte de nossa costa.

Uma nova pesquisa divulgada hoje confirma que os recursos eólicos offshore da Austrália oferecem um vasto potencial tanto para geração de eletricidade quanto para novos empregos. 

offshore wind energy in australia

Na verdade, as condições de vento no sul da Austrália rivalizam com as do Mar do Norte, entre a Grã-Bretanha e a Europa, onde a indústria eólica offshore está bem estabelecida.

Mais de dez parques eólicos offshore são propostos atualmente para a Austrália. Se construída, sua capacidade combinada seria maior do que todas as usinas termelétricas a carvão do país.

Projetos eólicos offshore podem oferecer vantagens para ambas as partes: criação de empregos para trabalhadores deslocados de combustíveis fósseis, substituição de suprimentos de energia perdidos quando as usinas de carvão fecham e ajudando a Austrália a se tornar uma superpotência de energia renovável.

turbina eólica offshore de cima

O potencial da Austrália para a energia eólica offshore rivaliza com o do Mar do Norte. Shutterstock

A hora é agora

Globalmente, a energia eólica offshore está crescendo. 

The Kentish Flats wind farm in Kent

O Reino Unido planeja quadruplicar a capacidade eólica offshore para 40 gigawatts (GW) até 2030 – o suficiente para abastecer todas as residências do país. 

Outras jurisdições também têm metas ambiciosas de energia eólica offshore para 2030, incluindo a União Europeia (60GW), os Estados Unidos (30GW), a Coreia do Sul (12GW) e o Japão (10GW).

As águas costeiras da Austrália são relativamente profundas, o que limita a possibilidade de instalar turbinas eólicas offshore no fundo do oceano. 

Isso, combinado com os amplos recursos de energia eólica terrestre e solar da Austrália, significa que a energia eólica offshore foi negligenciada no planejamento do sistema de energia da Austrália.

Mas as mudanças recentes estão produzindo novas oportunidades para a Austrália. 

offshore wind from ocean - optimised

O desenvolvimento de turbinas maiores criou economias de escala que reduzem os custos de tecnologia. 

E as fundações flutuantes das turbinas, que podem operar em águas muito profundas, permitem o acesso a locais offshore com mais vento.

Mais de dez projetos eólicos offshore são propostos na Austrália. Star of the South, a ser construída em Gippsland em Victoria, é a mais avançada. Outros incluem aqueles fora da Austrália Ocidental, Tasmânia e Victoria.

turbina eólica flutuante

Turbinas eólicas flutuantes podem operar em águas profundas. SAITEC

Nossas descobertas

Nosso estudo procurou examinar o potencial da energia eólica offshore para a Austrália.

Em primeiro lugar, examinamos os locais considerados viáveis ​​para projetos eólicos offshore, nomeadamente aqueles que foram:

  • menos de 100km da costa
  • dentro de 100km de subestações e linhas de transmissão (excluindo áreas ambientalmente restritas)
  • em profundidades de água inferiores a 1.000 metros.

Os recursos eólicos nesses locais totalizaram 2.233 GW de capacidade e gerariam muito mais do que a demanda de eletricidade atual e projetada em toda a Austrália.

Em segundo lugar, observamos o chamado “fator de capacidade” – a razão entre a energia que uma turbina eólica offshore geraria com os ventos disponíveis em um local, em relação à potência máxima potencial da turbina.

Os melhores locais foram ao sul da Tasmânia, com um fator de capacidade de 80%. Os próximos melhores locais foram em Bass Strait e fora da Austrália Ocidental e North Queensland (55%), seguidos por South Australia e New South Wales (45%). Em comparação, o fator de capacidade das turbinas eólicas onshore é geralmente de 35–45%.

As velocidades médias anuais dos ventos no Estreito de Bass, ao redor da Tasmânia e ao longo da costa sudoeste do continente são iguais às do Mar do Norte, onde a energia eólica offshore é uma indústria estabelecida. 

As condições de vento no sul da Austrália também são mais favoráveis ​​do que nos mares do Leste da China e Amarelo, que são regiões de crescimento para parques eólicos comerciais.

 

Mapa mostrando a velocidade média do vento

Velocidade média do vento (metros por segundo) de 2010-2019 na área de estudo a 100 metros. Autores fornecidos

Em seguida, comparamos os recursos eólicos offshore de hora em hora com a produção de parques solares e eólicos sobre o continente em 12 locais na Austrália.

Na maioria dos locais, a energia eólica offshore continuou a operar em alta capacidade durante os períodos em que a produção de energia eólica e solar no continente era baixa.

Por exemplo, os dados meteorológicos mostram que o vento offshore na localização da Star of the South é forte em dias quentes, quando a demanda de energia é alta.

A frota australiana de usinas termelétricas a carvão está envelhecendo e a data exata em que cada instalação ser desativada é incerta.

Isso cria riscos de interrupção do fornecimento de energia, no entanto, a energia eólica offshore pode ajudar a mitigar isso.

Um único projeto eólico offshore pode ser até cinco vezes o tamanho de um projeto eólico no continente.

Alguns dos melhores locais para ventos offshore estão localizados perto de Latrobe Valley em Victoria e Hunter Valley em NSW. 

Essas regiões possuem uma forte infraestrutura de rede elétrica construída em torno de usinas de carvão, e projetos eólicos offshore poderiam se conectar a ela por meio de cabos submarinos.

E construir energia eólica offshore também pode evitar os conflitos de planejamento e a oposição da comunidade que às vezes afetam os desenvolvimentos de energias renováveis ​​em terra.

Velocidade média global do vento

Velocidade média global do vento (metros por segundo a nível de 100 m. Os autores forneceram

Ventos da mudança

Nossa pesquisa descobriu que a energia eólica offshore pode ajudar a Austrália a se tornar uma “superpotência” de energia renovável. 

Como a Austrália busca reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, setores como o de transporte precisarão de maiores suprimentos de energia renovável. 

Energia limpa também será necessária para produzir hidrogênio para exportação e para fabricar aço e alumínio “verdes”.

A energia eólica offshore também pode apoiar uma “transição justa” – em outras palavras, garantir que os trabalhadores que hoje trabalham com combustíveis fósseis e suas comunidades não sejam deixados para trás na mudança para uma economia de baixo carbono.

Nossa pesquisa descobriu que a energia eólica offshore poderia produzir cerca de 8.000 empregos no cenário usado em nosso estudo – quase tantos quanto aqueles empregados no setor de petróleo e gás offshore da Austrália.

Muitas habilidades usadas na indústria de petróleo e gás, como as de construção, segurança e mecânica, se sobrepõem às necessárias na energia eólica offshore. 

Os carvoeiros também poderiam ser reempregados na fabricação eólica offshore, montagem portuária e engenharia.

Perceber essas oportunidades da energia eólica offshore exigirá tempo e uma política e planejamento proativos. 

Nosso relatório inclui dez recomendações, incluindo:

  • estabelecendo um regime regulatório nas águas da Commonwealth
  • integração da energia eólica offshore no planejamento de energia e financiamento de inovação
  • mais pesquisas sobre o custo-benefício do setor para garantir que a Austrália cumpra seus compromissos com uma economia oceânica sustentável e bem administrada .

Se acertarmos, a energia eólica offshore pode desempenhar um papel crucial na transição energética da Austrália.

Original

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top