skip to Main Content

Uma dica simples que previne contra fraudes em plásticos biodegradáveis

Como você viu em um dos nossos boletins anteriores, renomadas redes de varejo acabaram arroladas como parte de inquérito aberto pelo Ministério Público de São Paulo para apurar sacolas oxibiodegradáveis fabricadas com aditivo que não consta como certificado pela ABNT nem pela OPA. Agora você tem como evitar isso seguindo uma dica muito simples.

Plásticos biodegradáveis sejam eles os oxibiodegradáveis ou os compostáveis são regulamentados por normas no Brasil. O cumprimento destas normas é a prova que são verdadeiramente biodegradáveis, cumprindo o que prometem. A diferença entre os dois tipos é onde a biodegradação acontece.

Os oxibiodegradáveis biodegradam em ambiente aberto na presença de oxigênio, enquanto que os compostáveis biodegradam em usinas de compostagem industrial.

O resultado final da biodegradação em ambos os casos é o mesmo: Água, Dióxido de Carbono e Biomassa. No caso dos compostáveis pode também acontecer a geração de Metano.

Uma dica bem simples para conferir se aquela embalagem plástica biodegradável é falsa ou verdadeira é procurar o selo de certificação numerado que deve estar impresso no produto.

Para os compostáveis, um dos modelos de selo ( da BPI ) pode ser visto aqui.

Este selo sempre é numerado e deve estar acompanhado da certificação com a marca da matéria prima certificada. A norma brasileira para plásticos compostáveis é a ABNT 15448-2:2008.

As entidades que emitem este selo numerado podem ser tanto a European Bioplastics, a BPI e também a Vinçotte. A conformidade com a norma ABNT deve estar expressa no certificado.

Para os oxibiodegradáveis o modelo de selo de certificação pode ser visto aqui.

Este selo de Qualidade Ambiental da ABNT é numerado e deve estar acompanhado da certificação da marca do aditivo certificado. A norma brasileira para aditivos plásticos oxibiodegradáveis é a ABNT PE-308.01.

A conformidade com a norma ABNT deve estar expressa no certificado emitido pela própria ABNT.

Outras entidades que emitem selo de oxibiodegradabilidade: A mundialmente reconhecida OPA, UAE (Dubai) e o Instituto IDEAIS (Brasil).

Agora você já sabe o que procurar impresso nos sacos, sacolas e embalagens plásticas biodegradáveis e não ser enganado comprando e levando gato por lebre.

Fonte – Boletim do Instituto Ideais de 11 de julho de 2016

Instituto Ideais
www.i-ideais.org.br
info@i-ideais.org.br
+ 55 19 3327 3524

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top