skip to Main Content

Resposta a uma mensagem contrária ao uso do plástico oxi-biodegradável

Normalmente respondemos as mensagens em particular, mas algumas mensagens preferimos responder em forma de artigo para que outros que tenham as mesmas dúvidas também obtenham respostas.

Este foi o caso do Rodrigo, a quem respondemos por email e agora em forma de artigo.

Em primeiro lugar, biodegradação é um conceito normatizado com padrões internacionais. Portanto um plástico não é considerado biodegradável se não atender tais padrões.

Favor ler as normas e informar onde está escrito, e em qual norma, que um plástico que não atenda a estas normas não possa ser denominado biodegradável. Depois disto, e se houver, começaremos a discutir.

A oxo-biodegração causa o problema da invisibilidade da poluição, já que o plástico antes de ser consumido por bactérias ou fungos, ele permanece por um bom tempo no ambiente,

Todo material antes de ser biodegradado, inclusive celulose pura, permanece no meio ambiente, até sofrer reações que o levam a ter capacidade de ser biodegradado. Inclusive a borracha e os plásticos convencionais.

e devido a grande variedade de aditivos, corantes, e produtos para se chegar aos diferentes tipos de plásticos, não há estudos que tais resíduos não serão absorvidos na cadeia alimentícia ou causar algum problema nos seres que inalarem, beberem líquidos, ou se alimentarem em fontes com os resíduos destes materiais ou até os micropedaços dos plásticos ainda não degradados.

Esta afirmação é totalmente válida para os plásticos convencionais, tanto como para oxi-biodegradáveis, papel, metal etc.

Plásticos oxi-biodegradáveis não são como cartolas de mágicos, onde desaparecem tintas, pigmentos e tudo o mais nocivo que uma embalagem plástica convencional pode conter, e que vai parar no meio ambiente. Estes materiais, se nocivos, não importando qual tipo de embalagem, vão ficar no meio ambiente. Por este motivo, tintas e pigmentos nocivos são banidos e proibidos em países onde as petroquímicas não governam.

Plásticos convencionais degradam na presença de luz e calor, e já são inalados, bebidos e comidos há décadas, antes mesmo do advento dos oxi-biodegradáveis.
Tome um café em copo de plástico, ou uma mamadeira de plástico, ligue o ar condicionado de seu carro, coma com uma colher de plástico, receba uma injeção em seringa de plástico. Você vai receber uma carga de polímeros.

Procure na literatura, livros e publicações científicas sobre a existência ou não dos estudos a que se refere. Certamente vai encontrar, assim como temos laudos, testes e relatórios a respeito dos plásticos oxi-biodegradáveis.

SUPONDO que os plásticos oxo-biodegradáveis não causem nenhuma contaminação, ainda assim este método não é a melhor solução para todos os tipos de plásticos, já que estaríamos destinando o material para

Plásticos oxi-biodegradáveis não servem para todos os tipos de resinas plásticas, nem são ou serão usados para produtos plásticos que não ficam abandonados no meio ambiente, sem nunca serem reciclados. Não há motivo para uso de plásticos oxi-biodegradáveis em produtos que são 100% coletados e reciclados.

fora do ciclo de produção e solicitando, por consequencia, nova matéria prima virgem.

A imensa parte dos produtos plásticos não podem ser fabricados a partir de material reciclado. Se não sabe disto, que procure se informar. Portanto, é raciocínio invertido pensar que o advento e uso dos plásticos oxi-biodegradáveis vá aumentar o consumo de matéria prima virgem.

Sacolas de supermercado, sacos destinados à colocação de lixo, e etc, estes tentem a parar nos aterros e lixões já que são muito reutilizados para o armazenamento do lixo doméstico antes dos coletores passarem. Já objetos plásticos tendem a ir pros lixões e aterros por falta de estrutura na cadeia produtiva que incentive a reciclagem. Essa idéia de cadeia produtiva que coloco aqui abrange desde a estração da matéria prima virgem (petróleo), processamento (obtenção dos meros, criação dos polímeros, fabricação dos produtos), venda, consumo, descarte, reciclagem, políticas reguladoras, incentivos, leis, e um sistema de coleta e padronização dos materias, complexos e organizados…

Ótima idéia, será ótimo se você conseguir colocar esta idéia em prática em todo o país, o que envolve mexer com a máfia da reciclagem, com os políticos, com a máfia que controla a comercialização do reciclável e a máfia que constroe novos lixões e aterros.

Ir da idéia à prática é mais difícil do que parece, idéias são ótimas, mas desde que saiam do imaginário e se concretizem, como é o caso de nosso projeto que defende o plástico oxi-biodegradável, porque 5 anos após o início do projeto, estamos colhendo frutos, com leis e mudanças no hábito da população, que já começa a perceber que seu consumismo está destruindo o planeta.

Pense em um estado como o Paraná, que poluía a terra com 1 bilhão e 200 milhões de sacolas por mês, ficando estas sacolas de herança para nossos descendentes por mais de 5 séculos, só no nosso estado, em um ano de obrigatoriedade de uso do plástico oxi-biodegradável em sacolas no varejo já melhorou o futuro de nossos descendentes sem brigar com políticos ou nenhuma máfia.

Portanto a Silvia, no meu ponto de vista está sim equivocada no sentido de as sacolas “domésticas” serem reforçadas, já que normalmente são usadas como recipientes de lixo orgânico, logo seu destino mais comum são os lixões e aterros e não a reciclagem, sendo benéfico para esse tipo de produto a biodegradabilidade (pode ser que haja triagem nos aterros separando as sacolas do lixo orgânico, limpando-as dos mais diversos tipos de sujeira, e destinando à reciclagem, mas isso é muito pouco viável economicamente ainda hoje).

Isto não existe.

Por outro lado, os objetos devem ser produzidos com polímeros bem estruturados e aditivos padronizados para que seja facilitada a reciclagem, tornando assim mais rentável ou menos inviável a reciclagem do plástico. Subsídios e/ou leis são necessárias já que ainda é mais rentável uma matéria prima virgem do que a matéria prima reciclada na grande parte dos materiais plásticos.

Quanto ao fato da liberação do gás carbônico, o problema está mesmo é na fonte da matéria, já que ao se extrair petróleo do subsolo, já estamos recolocando de uma forma ou de outra grandes quantidades de carbono na superfície e na atmosfera. A reação deste carbono liberado do subsolo com o oxigênio se dá nos diversos ecosistemas além dos processos humanos. Há uma linha de raciocínio por isso que quando mais carbono se libera, naturalmente mais gás carbônico estará presente na atmosfera. Quanto menos retirarmos petróleo menos carbono colocaremos na superfície, logo, a reciclagem encerra esse assunto como melhor solução. Há polímeros em desenvolvimento a partir de fontes renováveis como celulóse, que captura o carbono já presente na atmosfera e na superfície, porém a produção em escala industrial destes polímeros ainda é inviável economica e um tanto tecnicamente.

Celulose pura é um dos elementos mais raros do planeta. E o resultado de sua rápida biodegradação é a perversa mineralização em CO2 e CH4 ( Metano ) , 23 vezes mais causador do efeito estufa. ( é justamente a evolução de CO2 um dos determinantes que um material seja considerado biodegradável EM AMBIENTE DE COMPOSTAGEM, segundo as normas que deve estar se referindo, uma das evidências aceitas de biodegradação ). Plásticos derivados de amido, ou híbridos e poliester, PLAs, PHB etc emitem Metano, além de CO2 durante sua biodegradação.

Plásticos oxi-biodegradáveis eliminam CO2 mais lentamente ( e por isto não atendem as normas que supomos estar pensando ), permitindo que boa parte do Carbono do polímero oxi-biodegradável seja absorvido pelo solo, plantas e microorganismos. Estudo e publicações científicas comprovam esta afirmação.

A sustentabilidade passa por conseguirmos fechar o ciclo da cadeia produtiva, reciclando o máximo dos materias e dando destinação correta aos que não podem por nenhum método conhecido serem reciclados. Isso não é bom para os grandes mundiais da petroquímica, é fato. Queimar combustível fóssil também é a maior atrocidade que fazemos, já que o petróleo é fonte de muitos materias essenciais para nossa vida moderna, e queimar é um desperdício, mas isso implica em uma grande estruturação econômica no captalismo e no não boicote e abafamento de formas de aquecimento, energia e transportes alternativos à queima do petróleo.

Sim, ciclo de cadeia produtiva, reciclagem, aproveitamento de materiais, destinação correta, tudo isso é o ideal, mas enquanto estamos em um país em que a reciclagem está na taxa de 0,8%, em que apenas pouco mais de 10% das cidades tem aterros controlados – se falarmos de aterros sanitários a taxa cai muito – e o resto é tudo lixão a céu aberto, o mais rápido é trocar um plástico eterno por um plástico de vida curta de 18 meses, foi isso que pensamos em 2004, apresentamos em 2005 ao país e estamos aqui, em 2009, vendo nosso projeto crescer e o país se tornar um lugar melhor para se viver.

Que a ciência caminhe limpa desses mitos!!!

O oxi-biodegradável seria mito se não houvessem dezenas de laudos confirmando sua eficácia e segurança.

Mito para nós é as pessoas se apegarem ao passado e não aceitarem o que é novo, a tecnologia está aí para nos servir e quem não gostar, que vá viver em marte.

Como vimos você só está dando palpites, não tem nada palpável para nos oferecer de solução, e palpite não nos interessa, somos práticos, queremos resolver o problema o que já estamos fazendo, qualquer coisa diferente disso é besteira.

Este Post tem 3 Comentários

  1. Sou especialista em educação ambiental pela UFPR e limpei minha mente dos pensamentos e opiniões superficiais e não científcios durante esta formação. Creio que o Rodrigo também precisa evoluir, pois opiniões emocionais e sem base acabam por prejudicar um boa intenção. Considerei as respostas dada a ele muito aplicáveis, mas também substituiria as expressões emocionais para um nível mais elevado. Quem corrige e aconselha deve ficar num grau acima do aconselhado.

  2. XANXERÊ 1º CIDADE DO BRASIL A ABOLIR AS SACOLAS PLASTICAS GRATUITAS EM SUPERMERCADOS .
    A idéia é que a partir de 01/04/09 todos os supermercados de Xanxerê não forneçam mais sacolas plásticas gratuitas , vai ter sacolas dentro das empresas , mas as mesmas serão cobradas , elas já estão sendo vendidas em embalagens de 5 unidades a um custo de R$ 0,50 .Queremos ser o :
    ” PRIMEIRO MUNICIPIO DO BRASIL A ABOLIR AS SACOLAS PLASTICAS GRATUITAS EM SUPERMERCADOS ”
    A idéia surgiu de um grupo de supermercadistas aqui de Xanxerê em outubro de 2008 e colocamos a data limite para fornecer sacolas plasticas gratuitas até o dia 31/03/2009.
    Lançamos a sacola ecológica idêntica para todos os supermercados e através de reuniões conseguimos a adesão de praticamente 100% dos supermercados daqui .
    Temos uma população de aproximadamente 40 mil habitantes e já vendemos aproximadamente 5 mil sacolas .
    Disponibilizamos 2 tipos de sacolas retornaveis 1 normal a um custo de 5,99 e sentimos a necessidade de fazermos uma com uma divisão interna que o custo é de 6,99 .
    A partir do início do mes de março de 2009 começamos a veincular propagandas em rádio , TV e jornais tudo pago pelos supermercados envolvidos. Estamos tendo uma ótima aceitação , tanto é que a Prefeitura Municipal através da secretaria do meio ambiente e educação bancou a nossa idéia e vai fazer um trabalho junto aos alunos da rede municipal de ensino , tambem a secretaria do estado abraçou a idéia e vai fazer um trabalho junto aos alunos da rede estadual . Para nossa surpresa a idéia tomou um tamanho muito maior que o esperado , agora algumas locadoras , livrarias , lojas , farmacias querem tambem participar do projeto .
    Sabemos que não iria ser nada fácil , mas estamos satisfeitos com a repercussão positiva da idéia , muita gente já utilizando as sacolas e elogiando a iniciativa .
    Gostaria se possivel que vcs divulgassem a nossa campanha .
    Obrigado pela atenção.
    Alessandro Marcus Badotti
    Xanxerê , Santa e Bela Catarina

  3. o negócio é acabar com esta polemica de sacolas plasticas e oxi-biodegradaveis e seguir o exemplo de xanxerê radicalizar e abolir definitivamente qualquer tipo de sacola plástica , somente retornável .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top