skip to Main Content

A primeira usina do Brasil que vai produzir energia com as ondas do mar

O primeiro projeto para produzir energia por meio das ondas do mar já tem licença para instalação. É uma ideia pioneira no País e considerada de baixo impacto ambiental.

A usina será instalada nas ondas do Ceará. A previsão é de que o projeto seja concluído até o final do ano no Terminal de Múltiplas Utilidades do Pecém (TMUT), em Fortaleza. A usina deverá ocupar uma área de 200 metros quadrados no quebra-mar do terminal (foto). A expectativa é produzir 100 KW, suficiente para ser aproveitada pelas instalações do Porto do Pecém.

A fonte de energia é limpa, já que não há necessidade de represar água, como no caso das hidrelétricas. Além das ondas do mar, outras formas de gerar energia limpa é por meio das eólicas (força do vento), cada vez mais disseminadas no País, e da energia solar.

A usina do Ceará foi projetada por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A escolha do estado foi em virtude das ondas serem mais regulares.

Na invenção nacional, as oscilações do mar movimentam bombas hidráulicas, impulsionando a água de um reservatório também para girar uma turbina.

Fonte – AN Verde de 07 de fevereiro de 2010

Foto – William Dalton

Se este governo fosse sério, daria incentivo de verdade, criaria linhas de crédito para construção de usinas eólicas, solares, de ondas. Isso é energia limpa, que não afeta ecossistemas inteiros, a exemplo de hidrelétricas.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top