skip to Main Content

Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos vai reavaliar uso uso do bisfenol-A

EPA estudará os efeitos do químico utilizada há décadas na fabricação de embalagens plásticas e mamadeiras; substância afeta principalmente o sistema reprodutivo

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) anunciou hoje que está considerando incluir o bisfenol-A (BPA) em uma lista de substâncias que são prejudiciais ao meio ambiente. De acordo com o comunicado, estudos recentes relataram efeitos negativos em animais de laboratório expostos a pequenas doses de BPA. O Food and Drug Administration (FDA), agência responsável pela regulamentação de medicamentos e alimentos nos Estados Unidos, comunicou em janeiro que irá investir na pesquisa dos potenciais efeitos prejudiciais do BPA na saúde do e também estudará maneiras de reduzir a exposição ao químico em embalagens alimentares. No ano passado, o Canadá anunciou que tomará as medidas necessárias para proibir o uso do BPA em mamadeiras como medida de precaução. Assim como o FDA, nós também estamos preocupados com os potenciais impactos negatives na saúde do bisfenol”, disse Steve Owens, assistente administrativo do setor de pesticidas e substâncias tóxicas do EPA.

Tanto o EPA quanto o FDA e muitos outros órgãos do governo estão se mobilizando para um estudo abrangente sobre o impacto do BPA no meio ambiente e na saúde. O American Chemistry Council, grupo que representa a indústria química está estudando o comentário do EPA, disse a porta voz Tiffany Harrington. Em 2008, o FDA publicou um relatório onde considerava o BPA seguro. Cientistas que participaram da formulação do relatório disseram depois da publicação que o relatório deixava a desejar e que era necessário mais pesquisa sobre o assunto. Em estudos realizados com animais de laboratório, o BPA apresentou-se altamente tóxico e afetou especialmente o desenvolvimento reprodutivo, o que levou os cientistas a se questionar sobre o efeito do BPA na saúde de crianças.

Para minimizar a exposição, o Health and Human Services Department (Departamento de Saúde e Serviços Humanos) recomendou que sejam jogadas fora mamadeiras e copos de plásticos arranhadas e que se evite colocar água fervida em garrafas ou latas que sejam feitas com BPA. A Nestlé e a Energizer Holding estão entre os seis fabricantes que desde janeiro de 2009 pararam de usar o BPA na produção de mamadeiras e copos infantis no mercado americano, de acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos. É possível que o EPA também exija de fabricantes que façam estudos sobre os efeitos da exposição ao BPA em organismos marinhos e animais selvagens.

Fonte – Environmental News Bits de 29 de março de 2010 / O Tao do Consumo

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top