skip to Main Content

Ambientalistas do Pará foram mortos em 'tocaia', diz delegado

Casal seguia de moto por estrada quando foi alvejado por atiradores. Segundo família, vítimas eram ameaçadas por denunciar desmatamento.

O delegado Marcos Augusto Cruz afirmou ao G1 que o casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo foi morto em uma “tocaia” em uma estrada na Zona Rural de Nova Ipixuna (PA), na manhã desta terça-feira (24).

“Eles foram mortos a tiros na estrada que dá acesso ao assentamento onde residiam. As vítimas seguiam em uma motocicleta e, em determinado ponto, quando tiveram de reduzir a velocidade para passar em uma ponte, foram interceptados e atingidos pelos atiradores. Os autores do crime já estavam de tocaia. Eles esperavam as vítimas ali para cometer o homicídio”, afirmou o delegado.

Segundo o delegado, a polícia trabalha com a hipótese de que duas pessoas teriam atirado nas vítimas, mas o número ainda não foi confirmado. Os atiradores também estariam em uma motocicleta.

“Com certeza, foi um crime por encomenda, a mando de alguém. As características são típicas de uma execução”, disse Cruz.

O delegado afirma que, por enquanto, não há suspeitos, mas a polícia já começou a reunir informações para encontrar aos criminosos. Parentes das vítimas e possíveis testemunhas do crime serão convocadas para prestar depoimento.

“Eram pessoas que estavam inseridas em um contexto de lutas sociais. Eles eram ambientalistas, viviam em um assentamento e têm uma história de conflitos de interesses com madeireiros e fazendeiros da região”, disse.

Os corpos serão encaminhados para perícia no Instituto Médico Legal (IML) de Marabá (PA).

Inimigos

Claudelice Silva dos Santos, irmã do ambientalista, afirmou ao G1 que o casal possuía inimigos. As vítimas teriam registrado queixas, na delegacia de Marabá, pelas ameaças constantes que sofriam.

“Nós somos ambientalistas e envolvidos com o movimento social. Muitos fazendeiros e madeireiros tinham interesse em que meu irmão e a mulher não atrapalhassem mais. Eles faziam denúncias de desmatamento, grilagem de terras e sempre foram ameaçados, mas nunca imaginamos que essas ameaças seriam consolidadas”, afirma.

De acordo com Claudelice, a residência do casal já havia sido invadida e revirada inúmeras vezes. O casal já teria sofrido outros atentados anteriormente.

“Muita gente tinha interesse na morte dele, porque realmente fazíamos as denúncias de crimes contra o meio ambiente. Temos certeza de que foi um crime que teve mandantes. É do interesse da família que se faça Justiça, não vamos deixar que isso fique impune como tantos outros aqui.”

Repercussão

A presidente Dilma Rousseff determinou que a Polícia Federal investigue o assassinato. Segundo o Planalto, Dilma ficou sabendo do assassinato pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e pediu ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para que tomasse providências necessárias junto à Polícia Federal.

Fonte – G1 de 24 de maio de 2011

Essas mortes tem algo relacionado com o novo código florestal e os ruralistas? Não … imagine … lenda urbana. É claro que sim, os ruralistas querem destruir toda a floresta, destruir toda a água, pois eles querem criar gado e plantar em 100% do território nacional, se pudessem, plantariam e criariam gado até em cima da água, só não o fazem porque a correnteza leva. Eles fingem que não sabem a importância da floresta, a importância da água, inclusive para irrigar suas plantações e dar de beber ao seu gado. Para esses ruralistas, só importa o verde, mas o verde dos dólares, não pensam nem em seus próprios descendentes, que necessitarão da terra fértil, da água limpa, da biodiversidade para viverem no futuro.

E assim, mais dois ambientalistas, filhos da mãe terra, que sabem a importância da preservação, foram silenciados.

This Post Has One Comment

  1. PARA TERRA SEM LEI!
    DEFENDER A FLORESTA AMAZONICA HOJE E SINONIMO DE MORTE.VARIOS QUE DEFENDEM A NATUREZA ESTAO CADA VEZ MAIS A MERCES DESSES HIPOCRITAS RURALISTAS QUE VAO ELIMINANDO NOSSOS COMPANHEIROS AMBIENTALISTAS E NINGUEM FAZ NADA.CANSAMOS DE VER ISSO ACONTECER,CHEGA! (((Se soubesse que o mundo se desintegraria amanhã, ainda assim plantaria a minha macieira.O que me assusta não é a violência de poucos, mas a omissão de muitos.Temos aprendido a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas não aprendemos a sensível arte de viver como irmãos.)))”Martin Luther King”
    Martin Luther King

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top