skip to Main Content

As sacolas plásticas continuam sendo utilizadas em grande quantidade

Estivemos recentemente em férias no Balneário Camboriu, e lá, tivemos de ir ao supermercado para fazer pequenas compras.

Estamos acostumados a utilizar as sacolas de pano retornáveis já a alguns anos e é claro que sempre levamos as sacolas retornáveis em nossas viagens.

Lá, ficávamos observando a farra dos saquinhos plásticos. Turistas e moradores da cidade saindo do mercado com quantidades assustadoras, absurdas, de sacolas de plástico, despreocupadas, como se fosse a coisa mais natural do mundo.

Quando retornamos para casa, resolvemos fazer uma compra padrão de aproximadamente R$ 150,00 reais e, como experiência, não levamos as nossas sacolas retornáveis e pior, deixamos o empacotador trabalhar normalmente, utilizando a quantidade de sacolas que normalmente ele utiliza sem dar palpite – você não tem idéia de como foi difícil ver o empacotador esbanjar sacolas sem podermos falar nada.

Quando retornamos, fomos fazer as contas e tirar algumas fotos.

Veja nas fotos abaixo o desastre.

 

Para termos uma ideia do que foi comprado, tiramos tudo das sacolas plásticas e colocamos sobre a mesa.

Veja a quantidade ridícula de sacolas plásticas ao fundo. No total voltamos do supemercado com o volume assustador de 31 sacolas.

Já tínhamos esquecido de como era isso, fazer compras sem levar nossas próprias sacolas, de como éramos poluidores antigamente. Como as pessoas não sentem culpa? Será que elas não percebem o desastre que são essas malditas sacolas de plástico?

E que desconfortável é carregar esse monte de sacolas, que rasga, que corta a mão ao carregar, que cai tudo no carro, nada fica acomodado, elas não tem estrutura, então vira tudo uma bagunça, foi uma verdadeira volta ao passado, muito desagradável, devo dizer.

Só não sabemos o que fazer com estas sacolas, porque usamos sacos de lixo oxi-biodegradável e, mesmo sendo uma experiência, dá uma culpa danada, mesmo as sacolas dos dois supermercados sendo oxi-biodegradáveis.

Depois fomos acomodar as compras em nossas sacolas retornáveis, como normalmente fazemos nos caixas dos supermercados, sendo uma retornável para limpeza, outra para verduras e legumes, e mais outras para os alimentos secos e enlatados.

Observe como ficou a organização.

Como as sacolas retornáveis tem um fundo largo, as compras podem ser acomodadas para ficarem em pé, não derruba nada, não amassa nada, é a tecnologia das nossas avós que se adapta perfeitamente ao Século XXI.

Utilizamos o kit padrão da FUNVERDE para esta demonstração, como abaixo.

Veja como ficou mais fácil para levar, colocar no carro, para levar para o apartamento e veja a quantidade de plásticos que estaremos economizando em uma compra normal ao usar as sacolas retornáveis.

Isso sem contar a consciência perfeitamente limpa e o planeta também.

Lembre-se, toda vez que você deixar de utilizar uma sacola plástica, voce está ajudando a NÃO aumentar esta montanha de lixo abaixo.

A maioria das cidades brasileiras – quase 80% delas – são como como esta foto acima, tem lixão a céu aberto.

Ao usar sacolas de pano retornáveis você evita as sacolas voadoras como abaixo.

Por fim, você evita a enorme quantidade de plasticos que se acumulam nos rios e mares deste planeta, que poluem nossas águas, que os animais, aves e peixes acabam engolindo e morrendo ao confundir o plástico com alimento.

Usar sacola plástica é um tapa na cara da humanidade, é um crime que pode e deve ser evitado, hoje, agora.

Chega, o planeta não tem mais tempo e espaço para tanto lixo, quando é que as pessoas irão perceber que não dá mais para consumir, comer o planeta sem fazer sua parte, gestão ambiental nas casas.

 

Você deita a cabeça no travesseiro à noite e dorme com a consciência limpa, sabendo que não está legando aos seres do amanhã esta herança maldita, que são as sacolas de plástico, que demoram até 500 anos poluindo nosso planeta azul.

Dê um presente ao planeta e aos seus filhos, netos, bisnetos etc.

VOCÊ PODE FAZER A DIFERENÇA, começe em casa, ajudando a diminuir a quantidade de lixo no planeta.

Sempre que for ao supermercado, utilize sacolas retornáveis, quem ainda não nasceu agradece sua ação.

Este Post tem 5 Comentários

  1. Tenho andado com esse complexo de culpa unido a uma certa irritação. Mesmo quando ando com a minha própria sacola, os comerciantes são mais rápidos e já instalaram minha compra em alguma sacolinha.

    O que precisamos é de um projeto grande de conscientização, quem sabe assim, da próxima vez em que fizermos compras sem nossas próprias sacolas, teremos opção de comprar uma durável ou usar uma que seja bio-degradável…

    Obrigada pelo post e parabéns pelo blog!

  2. […] 3 anos, correponde a uma média de 9.300 sacolas plásticas a menos. Não acredita? Veja esse post e adquira já sua sacola ecologicamente […]

  3. Sou estudante de Administração de Empresas e estou realizando um trabalho sobre as sacolas plásticas convencionais. Solicito informações sobre a quantidade de sacolas utilizadas anualmente no Brasil e no mundo. Desde já agradeço e aguardo retorno. Se possível enviar resposta p/ meu e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top