skip to Main Content

Atenção, fique alerta – prefeitura anuncia nova audiência pública para queimar o lixo em 30 de janeiro de 2012

Mais uma audiência pública da proposta do plano municipal de saneamento básico – leia-se queima de lixo, queima de recursos naturais -. Desta vez irá ocorrer no dia 30 de janeiro de 2012, 08 horas da manhã, no Hélio moreira.

Então, convocam a audiência no apagar das luzes de 2010, quando a cidade está praticamente vazia e festando, data em que ninguém está preocupado em ler jornal, muito menos os classificados e marcam a audiência para o final de janeiro, período em que todos estão em férias.

A convocação apareceu no jornal o diário no dia 29 de dezembro – pra ninguém ler – no caderno de classificados, o classidiário – que ninguém lê – na página C-6, canto inferior direito, em letrinhas beeem pequenininhas, que é para ter absoluta certeza de que quem é contra queimar o lixo não iria ler.

Com quase 10 milhões para gastar em publicidade, quando lhes interessa, compram página inteira, caso contrário, escondem onde ninguém lê. Isso é falta de espírito democrático, isso não se faz.

Mas, como leais soldados da mãe terra, estamos sempre em alerta, Defcon 1 e, portanto, vamos divulgar, panfletar, conceder entrevistas, chamar especialistas, adesivar carros, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para não deixar este crime ocorrer.

Reduzir o consumo, reutilizar embalagens e, finalmente, separar para a reciclagem e compostagem, esta é a única e sensata solução para o problema do lixo. Queimar lixo é o mesmo que esconder o lixo embaixo do tapete para não ter o trabalho de resolver verdadeiramente este problema, é incentivar o consumismo, afinal, tudo será queimado, desaparecerá magicamente em um monte de cinzas.

Utilize sempre os 5Rs, para diminuir geração de resíduos, que hoje já passa de 1 quilo / dia por pessoa no Brasil.

REPENSAR a nossa relação com o planeta e de como o nosso consumismo está afetando a viabilidade da continuação da raça humana e de todos os outros seres vivos, com o objetivo de nos tornarmos consumidores sustentáveis e diminuir a geração de lixo;

RECUSAR o que faz mal ao planeta e às pessoas, como no caso das sacolas plásticas e de tantas outras besteiras inventadas e também jamais adquirir produtos com embalagens que não possam ser recicladas ou com sobreembalagens;

REDUZIR nosso consumo somente para o necessário para que todos – inclusive os humanos que ainda não nasceram – tenham à sua disposição os recursos naturais, ar limpo, terra fértil e água potável para para viverem uma vida digna;

REUTILIZAR todas as  embalagens antes de separar para a reciclagem e finalmente,

RECICLAR, isto é, separar todo o material para a reciclagem e compostagem.

Diga não à incineração de lixo!

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top