skip to Main Content

Ato em defesa das cooperativas de catadores de materiais recicláveis de Maringá

Dia 18 de julho de 2013 os catadores de materiais recicláveis de Maringá saíram em uma passeata – a FUNVERDE participou – da praça Rocha Pombo até a prefeitura, onde foram recebidos por alguns secretários municipais para cobrar estrutura adequada e condições básicas para que eles possam desenvolver seu trabalho.

Maringá gera 350 toneladas de lixo por dia, mas os Catadores de Materiais Recicláveis conseguem apenas trabalhar com 3% desse total por falta de estruturas adequadas e condições básicas para desenvolver o trabalho.

O local de trabalho dos Catadores são barracões com telhas quebradas, sem banheiro e refeitório e muitas vezes os materiais coletados são perdidos pelo fato de ficarem expostos à chuva e sol, o que também possibilita a proliferação de doenças como a dengue, além da desvalorização do material.

O que a Prefeitura faz?! Nada! Há 10 anos as cooperativas tentam dialogar com a Prefeitura com Audiências Publicas, entrega de documentos e cobranças judiciais, mas nenhuma providência é tomada.

Deve-se prestar mais atenção nessa questão tão importante que interfere no futuro do meio ambiente da nossa cidade e proporciona trabalho e geração de renda a uma parcela importante da população, levando em consideração que os serviços prestados pelos catadores não tem nenhuma remuneração, que ganham somente pela venda do material e ainda asim realizam esse trabalho.

Cada um deles está fazendo a diferença… E você?

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top