skip to Main Content

Batalha contra o plástico começou no resto do mundo

Jo Peattie

Diário de Notícia de 20 de setembro de 2009

Os países europeus começaram de forma desigual a redução dos resíduos de plástico. O caso mais chamativo é o da Irlanda. Em 2002, o Governo de Dublim decidiu taxar a compra de sacos de plástico em vinte cêntimos.

De forma paralela lançou-se uma campanha de consciencialização que alcançou um êxito sem precedentes e que levou os habitantes da ilha a reduzir o consumo em 90%. Na Grã-Bretanha, foram os próprios supermercados os impulsionadores da mudança. Desde 2007, alguns estabelecimentos comerciais britânicos lançaram uma combinação de medidas. Estas incluem descontos e distribuição de sacos gratuitos fabricados com materiais renováveis. A soma destes campanhas e as lançadas por ecologistas fizeram com que o consumo tenha caído para metade em apenas dois anos.

A ideia dominante no resto da Europa é que a distribuição não seja gratuita, de maneira a que os compradores se dirijam aos estabelecimentos com os seus próprios sacos ou carrinhos de mão, como acontece na Alemanha, Bélgica e nos países da Escandinávia, a Norue- ga, Suécia e Dinamarca. Na França conseguiu-se uma retirada progressiva.

Mas não só a Europa toma medidas para a diminuição dos sacos plásticos. O Governo chinês proibiu os supermercados de fornecerem sacos de plástico grátis aos consumidores. Também a cidade do México tomou a mesma medida, que entrou em vigor no dia 18 de Agosto. O Chile adoptou quer proibir, por lei, o uso de sacos de plástico até 2011.

Temos sempre que mencionar no Brasil, a iniciativa de várias cidades e estados, que estáo fazendo leis para uso de sacolas ambientalmente corretas ou banindo o plástico, sempre se baseando no projeto de lei da FUNVERDE e sem ajuda nenhuma do governo federal, leia-se MMA.

Prefeito, vereador, deputado estadual, se você quiser mudar sua cidade, seu estado, nos procure, estamos desde 2004 desplastificando o país, nós podemos ajudá-lo a lutar contra a máfia do plástico.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top