skip to Main Content

Blowing in the wind

Encontro defende uso das sacolas biodegradáveis

As ultrajantes, outrora simplórias, notas e batidas do folk norte-americano ganharam espaço, ontem pela manhã, no Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Piracicaba, durante o Debate Público Municipal: Ciclo de vida de embalagens plásticas – Descarte final. “Blowin’ in the Wind” do compositor Bob Dylan, deu tom aos vídeos que ilustravam ao fundo as falas de palestrantes e autoridades, destacando uma série de lixões a céu aberto, rios e lagos poluídos. “O que está acontecendo em Piracicaba é inédito. Nunca aconteceu”, resume o vereador e idealizador do debate, Capitão Gomes (PP), evidenciando a alta na procura e forte apelo junto à sociedade, que as sacolas produzidas através do oxi-biodegradável vem atingindo. “A proposta é levar ao maior numero de consumidores possíveis”, destaca ele apontando para uma das sacolas biodegradáveis implantadas no comercio local, novidade em âmbito nacional.

O tempo médio para que essas sacolas comecem a se decompor é de um ano e meio.

Contudo, como acena o palestrante Eduardo Van Roost, fatores externos podem contribuir para que sua vida seja prolongada. “O calor, a umidade, todos esses fatores contribuem para que a sacola seja integrada ao solo”, explica. “Se você deixar dentro de uma geladeira, por exemplo, é claro que dura mais”, justifica. De acordo com ele, a negligência pelo plástico confere segurança ao meio ambiente. “Essa é a principal vantagem já que as sacolas não poluem”, sugere.

O promotor de justiça, Alexandre Andrade Pereira, constatou outra vantagem: a conscientização do consumidor. “O objetivo é mudar o habito do consumidor, afinal, não muda nada se o consumo desenfreado e inconsciente continuar”, argumenta. “Aos poucos a população adere às mensagens e faz com que elas passem a fazer parte do cotidiano”, finaliza. Como sugerido pela própria Câmara Municipal: “The answer is blowin’ in the Wind” (a resposta vêm ao sopro do vento) e com o tempo.

Fonte – A Tribuna Piracicabana de 20 de março de 2010

Mais uma matéria sobre o fórum sobre o ciclo de vida de embalagens embalagens plásticas e descarte final em Piracicaba.

Achamos muito criativa a matéria, por citar o filme que colocamos no intervalo, com a ótima música do Bob Dylan. Pena que recebemos apenas o recorte da matéria e não temos como citar o nome de quem escreveu.

Veja o filme.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=MUaiZzHO8Ew]

This Post Has One Comment

  1. Boa tarde, estou fazendo um trabalho sobre as sacolas plásticas ecológicas para a faculdade. E achei o site, que possui muitas informações. Gostaria de saber, se vocês possuem um fluxograma dessas sacolas, para me mandar, pois não estou conseguindo achar…
    Muito obrigado, Bernardo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top