skip to Main Content

Casas do Tarumã devem ser demolidas em 4 meses

O Diário do Norte do Paraná de 14 de abril de 2009

Em 120 dias, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) terá de demolir todas as edificações existentes na área de preservação permanente no Residencial Tarumã, na zona sul de Maringá. Em caso de descumprimento, a multa diária é de R$ 1.500,00.

A decisão foi assinada pelo juiz relator Albino Jacomel Guérios, do Tribunal de Justiça (TJ) no dia 31 de março no recurso apresentado pelo Instituto contra a liminar concedida pelo juiz da 6º Vara Cível de Maringá, na ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público.

O pedido inicial da promotoria inclui como réus o município de Maringá, Empreendimentos Imobiliários Ingá e os proprietários dos lotes 03 a 11 e 21 a 35 da quadra 95, do Residencial Tarumã. De acordo com a sentença, estes são responsáveis solidários e deverão reflorestar a área.

Paulino Mexia, diretor regional do IAP, informou à reportagem, na tarde de ontem, que não havia sido notificado oficialmente sobre a sentença, razão pela qual não quis comentá-la.

“Não fui intimado da decisão, desconheço o conteúdo. Qualquer informação que eu passar será precipitada”, argumentou o diretor. Segundo Mexia, algumas casas do bairro já foram demolidas.

O procurador da Prefeitura, Luiz Manzato, reforçou a informação do gerente regional do IAP de que restam poucas edificações no local.

De acordo com o advogado, desde que o loteamento aberto em área de nascente de água passou a ser questionado na justiça, a prefeitura impediu que novas construções fossem erguidas na área, seguindo determinação judicial.

Até o início da noite de ontem, o procurador jurídico da prefeitura também desconhecia o teor da decisão proferida pelo TJ.

Note que esta notícia apareceu discretamente neste jornal, não lemos mais nada em nenhum outro jornal, blog, TV …

Há muitos anos atrás iniciamos uma campanha pela derrubada destas casas, que desde o início, foram construídas irregularmente em área de proteção ambiental.

Neste bairro, a água aflora dentro das casas, um verdadeiro desastre para a natureza e para os moradores do bairro.

Você nos perguntar como deixaram ser construído um bairro inteiro em cima de uma área de nascente e a resposta é sempre a mesma, ganância e corrupção. Ganância da loteadora, corrupção por parte da prefeitura que liberou a construção. E o IAP – Instituto Ambiental do Paraná que é o órgão fiscalizador, como é que deixou passar este crime ambiental?

Agora vem o chefe do IAP e diz que não está sabendo de nada, o procurador da prefeitura muito menos. Isto quer dizer que este post tem que ir para a lista das promessas ambientais, porque do jeito que nada foi divulgado, nada também irá acontecer.

Já vimos planos mirabolantes para resolver este problema. A prefeitura um ano destes queria canalizar a água subterrânea e jogar dentro do rio abaixo. Isto só para citar um plano que parece ser uma cortina de fumaça.

Não tem que inventar planos mirabolantes enquanto os moradores ficam doentes neste local úmido, tem que se retirar os moradores do local, a loteadora espertinha que já lucrou horrores tem que ressarcir estes moradores,  tem que pagar por seus terrenos e casas, tem que replantar a floresta nativa deste local que é de nascentes, portanto, tem que ficar protegido.

Quanto à prefeitura e ao IAP, esses tem que parar de enrolar e fazer cumprir a ordem de desocupação, não sabemos porque todo mundo enrola tanto – na verdade sabemos sim – sendo que a solução sempre foi a mesma, desocupação e recuperação.

A promotoria fez sua parte, como sempre. Agora, já os outros envolvidos … a mesma enrolação de sempre.

Vamos ver se finalmente, após anos de enrolação, o problema será resolvido e é claro, esta vai para a página de promessas, que criamos para servir de memorex para a população.

This Post Has One Comment

  1. Bom dia! eu sou un dos afetados neste caso comprei um lote de 1600 metros naquela regiao em 2003, no entanto desconhecia todo esse transtorno, como moro fora do brasil, descobri este problema porque decidi vender o terreno e ninguen compra, lende essa manchete a unica pergunta q faco é, onde envolve politica e dinheiro porque a justiça é lenta…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top