skip to Main Content

Cheida aceita convite para assumir a SEMA

O deputado estadual Luiz Eduardo Cheida (PMDB) aceitou o convite do governador Beto Richa (PSDB) para assumir a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA). Após referendo da bancada peemedebista na Assembleia Legislativa, Cheida se reuniu, no início da noite desta terça-feira (19), com o governador e expôs um plano de ação para os próximos 12 meses frente à Secretaria.

Este trabalho está baseado em quatro eixos fundamentais: agilidade nos processos licenciamento, política de resíduos sólidos que trabalhe em sintonia com a legislação federal, implantação do pagamento por serviços ambientais e consolidação de uma política de recursos hídricos através da gestão das bacias hidrográficas.

“A gestão ambiental tem uma forte tradução social. Por isso, a necessidade de agilizar a implantação de atividades econômicas que tragam empregos e tributos ao Estado e proteger o ambiente natural, otimizando a utilização de seus recursos e garantindo o bem-estar de todos os paranaenses”, explicou Cheida. Segundo ele, Richa concordou: “O governador entende que é hora de dar esse salto qualitativo. Vou para o governo com a missão de ser mais um braço a ajudá-lo nesta tarefa”.

A perspectiva é que Cheida permaneça na SEMA por 12 meses, prazo necessário para consolidação deste trabalho. Em seguida, ele deverá se desincompatibilizar em respeito à legislação eleitoral vigente. Acompanharam Cheida na reunião com Richa o líder do PMDB na Assembleia Legislativa, Teruo Kato, e o deputado Nereu Moura.

Fonte – Gabriela Siqueira – Assessoria de imprensa do deputado Cheida em 20 de fevereiro de 2013

Aguardávamos ansiosamente a resposta do Cheida, pois o Paraná esteve sem secretário de meio ambiente desde que o novo governo assumiu. Tivemos no governo passado – 8 anos de mandato – dois competentíssimos secretários de meio ambiente, o Cheida e o Rasca. Trocou o governo e o secretário e a SEMA parou. Tivemos defesa de incineração de lixo, problemas de licenciamento de usinas hidrelétricas – problemas sérios envolvendo o nome do secretário – os acordos setoriais com os poluidores parara, enfim, ficamos só esperando este secretário cair, pois não dava para fazer nada para a SEMA funcionar adequadamente.

Agora sim, reinicia a guerra contra as embalagens de uso único, como sacolas e long neck, acordos setoriais para a indústria e o comércio cumprirem a lei 12.305/2010 e realizarem logística reversa, o apoio às cooperativas para aumentar a reciclagem e compostagem e o fim da palhaçada de instalar usinas que custam centenas de milhões para queimar o lixo.

O Paraná voltou para o caminho da proteção ambiental. Seja bem vindo Cheida, nosso secretário do meio ambiente.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top