skip to Main Content

Cidade belga planeja ter um 'dia vegetariano' por semana

zobeiry

BBC Brasil

A prefeitura da cidade belga de Ghent lançou uma campanha para tentar convencer seus cidadãos a abrirem mão do consumo de carne pelo menos um dia por semana.

A ideia da iniciativa, lançada nesta semana, é de criar o “dia vegetariano”, com os servidores públicos e vereadores dando o exemplo inicial a ser seguido, aos poucos, pelo resto da população local.

A intenção da prefeitura é chamar a atenção para o impacto da criação de rebanhos sobre o meio ambiente.

Segundo a ONU, os rebanhos de animais como gado, ovelhas e porcos é responsável por um quinto das emissões globais dos gases que provocam o efeito estufa, daí a decisão do governo local de criar o “dia vegetariano”.

Os servidores e políticos serão os primeiros a abdicar de carne um dia por semana, mas a partir e setembro, os estudantes das escolas públicas também vão aderir ao dia vegetariano.

Com a medida, a prefeitura espera diminuir as emissões dos gases causadores de efeito estufa na cidade, além de ajudar no combate à obesidade.

A prefeitura agora vai imprimir cerca de 90 mil “mapas vegetarianos” de Ghent, localizando os restaurantes de comida vegetariana.

Pequenas iniciativas de cidades em vários cantos do planeta são uma inspiração, um sopro de esperança de um futuro melhor para a humanidade.

Ninguém está falando que você deve virar um vegetariano pé de alface, não precisa correr clorofila em suas veias, não sejamos tão radicais, mas podemos sim diminuir o consumo de carne para três vezes por semana, duas, uma e ainda assim consumirmos as proteínas necessárias, é só não bancar o gaúcho, que não vive sem carne no prato, nem tanto ao céu, nem tanto à terra.

Você pode também fazer isso em sua casa, se você for um viciado em carne. Negocie com a família um dia sem carne, faça receitas criativas com legumes e verduras, inclua mais frutas em sua alimentação. Depois de um mês a família já terá se acostumado e você poderá implantar mais um dia verde em sua casa até ficar ao menos quatro dias sem carne e três com carne. Se todos fizerem isso, isso fará uma diferença de mais de 50% no impacto que a criação de gado causa ao planeta.

Nesses três dias você pode variar com peixe, frango, porco, ovelha, boi. Faça sua parte, fale com seus amigos e parentes, convença-os de que eles podem mudar o mundo mudando sua alimentação.

Este Post tem 4 Comentários

  1. Ótima idéia, aqui na minha casa temos dois dias de vegetariano na semana, diminuimos nosso consumo de carne em cerca de 50 %.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top