skip to Main Content

Cidade de Los Angeles aprova fim das sacolinhas plásticas

Los Angeles se tornou mais uma cidade a aprovar o fim das sacolinhas plásticas. O City Council – equivalente à Câmara dos Vereadores – decidiu por 13 votos a 1 que os cerca de 8 mil mercados da cidade devem parar de distribuir as sacolas. Os grandes supermercados terão seis meses para cumprir a lei, e os mercados menores terão prazo de um ano. Ao final do prazo, os mercados poderão vender sacolas de papel por dez centavos cada.

Com uma população de cerca de 4 milhões de habitantes, Los Angeles passa a ser a maior cidade dos Estados Unidos a aprovar o fim das sacolinhas. Atualmente, a cidade utiliza 2,3 bilhões de sacolinhas plásticas descartáveis por ano. A decisão foi elogiada por grupos ambientalistas, mas irritou o setor econômico. Trabalhadores da indústria do plástico fizeram uma manifestação vestindo camisetas com a frase “não mate meu emprego”.

A proibição das sacolas também levanta polêmica aqui no Brasil. Em São Paulo, a associações dos supermercados e o governo do Estado fecharam um acordo em janeiro para parar a distribuição e passar a vender ecobags, mas a medida é bastante impopular. Segundo pesquisa divulgada nesta semana pelo Instituto Datafolha, 69% dos paulistanos querem a volta da distribuição das sacolinhas. A maioria dos entrevistados acredita que a medida não protege o meio ambiente e foi tomada apenas em benefício das grandes redes de supermercado.

Fonte – Bruno Calixto, Blog do planeta de 24 de maio de 2012

Imagem – GPC™

Mais uma cidade a se livrar da sacola plástica de uso único, tão desnecessária e poluente.

Agora, sinceramente, vender sacola de papel é um baita de um crime ambiental, pois para fabricar uma única sacola de papel que será usada por meia hora e descartada imediatamente após tirar as compras de dentro, são usados recursos naturais preciosos para a humanidade, água e terra fértil para plantar a árvore que será transformada em sacola. Essa terra fértil deve ser preservada em forma de floresta ou então utilizada para plantar alimentos para uma humanidade em crescimento acelerado. Se for para vender, que se venda no mínimo a 50 centavos, para desincentivar a utilização.

Quanto à pesquisa dizendo que a 69% dos  paulistanos querem a volta das sacolinhas, primeiro que ela foi paga pela máfia do plástico, que já dá o que se pensar e segundo que é claro, lógico e óbvio que as pessoas querem a volta da sacolinha, porque é muito bonito dizer que quer salvar o mundo, desde que não tenha que mudar absolutamente nada no seu cotidiano.

Pessoas são preguiçosas, egoístas e se não houver cobrança – no mínimo 30 centavos por cada uma, que é dez vezes o custo de cada uma – ou então proibição total, logicamente os preguiçosos vão querer suas sacolinhas, porque não tem a capacidade de pegar uma sacola retornável e deixar na bolsa, na moto, no carro, numa gaveta no trabalho… para usar quando for às compras.

Seus egoístas, parem de pensar em seus umbigos e pensem no planeta que deixarão para seus descendentes. Sacola retornável, já!

This Post Has One Comment

  1. Boa tarde, acho que preguiçoso e egoista voce esta muito enganado, voce sabia que a maioria das sacolas plasticas são reciclaveis e feitas de material reciclado jogado em aterro sanitario uns dos poucos usuarioas de sacolas virgem proveniente do petroleo são estas grandes redes de supermercados que tambem estão comprando nossos dirigentes com doações a campanhas politicas, pois os demais usuarios em sua maioria reciclam os plasticos jogados nos aterros e os transformam em sacolas plasticas que tambem são usadas para acondicionamento do lixo.
    Espero que uma pessoa tão culta como voce estude um pouco mais sobre a cadeia do plastico antes de falar tanta merda e por sinal voce é muito mau educado.
    obrigado Waldiney

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top