skip to Main Content

Cidade norte-americana proíbe venda de garrafas plásticas de água

Enquanto no Brasil se luta para por fim nas sacolas plásticas, a cidade de Concord, em Massachusetts (EUA), tornou-se a primeira comunidade dos Estados Unidos a abandonar a utilização das garrafas plásticas de uso único, aquela que não estimula a reutilização.

Após três anos de muitos esforços, ativistas locais, por meio da campanha intitulada “Ban the Bottle”, conseguiram efetivar a lei que proíbe a venda de garrafas de água de tereftalato de polietileno (PET) de 1 litro ou menos.

O órgão responsável pela fiscalização e punição de quem descumprir a lei será a Divisão de Saúde de Concord, que já começou a atuar desde terça-feira, dia 1º. As penalidades variam de alertas até multas de US$ 50,00.

Prós e contras

De acordo com os responsáveis pela campanha, o processo de engarrafamento da água produz mais de 2,5 milhões de toneladas de dióxido de carbono, sem levar em consideração os recursos adicionais necessários para transportar as garrafas por caminhões, arrefecer no freezer e até mesmo para a reciclagem. O outro grave problema está na quantidade de resíduos que as garrafas acabam gerando. Elas compõem uma parcela considerável da mancha de lixo plástico encontrado atualmente no Oceano Pacífico.

A campanha quer incentivar a utilização de garrafas reutilizáveis e de bebedouros nas ruas. Mas, nem todo mundo está feliz com a proibição, principalmente o comércio que lucrava com a venda da água. Segundo o site Huff Post Green, eles afirmam que essa iniciativa não vai ajudar muito, já que as cidades vizinhas são próximas o suficiente para as pessoas comprarem as garrafas por lá.

Fonte – Portal EcoD de 03 de janeiro de 2013

É lógico que o a indústria e o varejo não estão felizes, pois pensam apenas nos próprios umbigos. Se tivessem a obrigação de dar a destinação pós consumo, mudariam de ideia.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top