skip to Main Content

Convite – Reunião do fórum do lixo e cidadania para divulgação da carta de repúdio à queima do lixo em Maringá – PR

Fórum do lixo e cidadania é contra queima do lixo em Maringá

Em setembro de 2010 foi realizada uma reunião, no colégio Marista, com mais de 100 representantes de vários setores da comunidade para criar o Fórum de Lixo e Cidadania de Maringá, Sarandi e Paiçandu. O objetivo do movimento é discutir e encontrar formas para solucionar o grave problema que estas cidades, e as cooperativas de catadores existentes nelas, enfrentam com o lixo urbano. Os organizadores do Fórum também se propõem a discutir a questão em outros municípios.

Em Maringá, especificamente, os participantes do fórum estão preocupados especialmente com o enfraquecimento das cooperativas de trabalhadores, que estão sucateadas, e a intenção da prefeitura em instalar uma usina de queima do lixo na cidade. Hoje, cerca de 40% das 350 toneladas de lixo geradas diariamente são compostas de material reciclável. As cooperativas não conseguem reciclar nem 3% deste total. Uma grande quantidade de resíduos sólidos está sendo enterrada na pedreira.

Na opinião dos participantes do fórum, as cooperativas precisam do apoio do poder público e falta a elas qualificação profissional e equipamentos. Mas, a conclusão é de que não há interesse da prefeitura em desenvolver as cooperativas devido à intenção de se instalar a usina. O fórum criou um grupo de estudo específico para debater a questão de Maringá. Este grupo deve divulgar os resultados das discussões no próximo dia 18, durante reunião no anfiteatro do Colégio Marista, às 19 horas.

A reunião contará com convidados que farão breves exposições sobre o tema.

O grupo deverá ainda divulgar uma carta de repúdio à queima do lixo, apoiando a reestruturação das cooperativas e favorável à reciclagem e à compostagem. Estas questões são destacadas na lei Nº 12.305, de agosto de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O texto ressalta a redução, reuso e reaproveitamento do lixo, além de fazer referências ao envolvimento das cooperativas de catadores no processo de gestão dos resíduos.

Segundo o Procurador do Trabalho e representante da Coordenação Colegiada do Fórum Intermunicipal Lixo e cidadania “O Fórum, que se constitui como espaço democrático e pluralista, tem procurado refletir sobre os temas de seu interesse e adotar posições fundamentadas, levando em consideração diferentes aspectos, especialmente técnicos e jurídicos. Nesse sentido, a posição a ser apresentada à sociedade no dia 18 – referente à proposta do Município de Maringá de implantação de uma unidade de incineração de resíduos – é consistente e embasada, devendo ser levada em consideração por todos, especialmente pela Administração Pública do Município de Maringá. A iniciativa do Fórum é digna de nota, é a sociedade civil buscando ser ouvida em tema da mais alta relevância, não se conformando em aguardar passivamente decisões que influenciam os destinos de todos os maringaenses”.

As reuniões do fórum ocorrem mensalmente com vários setores da sociedade organizada como ongs, universidades, igrejas, clubes de serviço e a população em geral.

Participe desta reunião e saiba mais sobre a nossa proposta para incentivar a reciclagem e compostagem, gerando dignidade aos coletores de recicláveis.

Precisamos de todos os cidadãos preocupados e com bom senso para impedirmos a queima de matéria prima que hoje gera renda para muitas famílias.

Queimar material reciclável é roubar recursos naturais das próximas gerações, que assim como nós, necessitarão de matéria prima para viverem no planeta.

Data – 18 de outubro
Horário – 19 horas
Local – Anfiteatro do colégio Marista
Avenida Tiradentes, 963 – Maringá – PR

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top