skip to Main Content

Curitiba, PR – Prefeito sanciona Lei Antifumo nesta quarta-feira

mag3737

Correio do Brasil de 19 de agosto de 2009

O prefeito de Curitiba, Beto Richa, sancionou, nesta quarta-feira, a Lei Antifumo, aprovada em segundo turno por unanimidade na Câmara de Vereadores há duas semanas. De autoria do vereador Tico Kuzma (PSB), a lei determina o fim dos fumódromos e do consumo de cigarros em ambientes fechados. Libera o fumo somente em locais de cultos religiosos – em que faça parte do ritual –, em ruas, praças, espaços ao ar livre, residências e tabacarias.

De acordo com o vereador, ficará proibido na capital paranaense o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos, ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não de tabaco, em todos os recintos de uso coletivo, como instituições de ensino e saúde, hotéis, pensões, restaurantes, lanchonetes, bares e cafés, casas de música e de espetáculos, boates, danceterias, museus, teatros, cinemas, bibliotecas, salas de exposição, mercados, supermercados.

Vale também para os demais espaços fechados que trabalham com venda de alimentos, ginásios esportivos, clubes e academias, ambientes de trabalho, shoppings e áreas comuns de edifícios e condomínios (residenciais e comerciais), elevadores e postos de gasolina.

– Os donos dos estabelecimentos deverão advertir os possíveis infratores sobre a nova lei. Se os clientes não seguirem as regras e persistirem na conduta proibida, deverão ser convidados a se retirar do local – explica o vereador.

De acordo com a lei, os responsáveis pelo espaço ficarão sujeitos à multa de R$ 1 mil, dobrada a cada reincidência, caso desrespeite as regras.

Finalmente o bom senso está prevalecendo neste mundo louco.

Conforme as cidades e estados forem aprovando a lei que bane o cigarro, iremos postando na página.

Chega de sermos fumantes passivos!

This Post Has One Comment

  1. Finalmente conseguiram acabar com o cigarro em ambiente fechado, pois era horrível conviver com o mau cheiro e a poluição provocado pelos supostos fumantes. Mas acho que apenas isso não basta pois como o fumante é uma pessoa que não da a minima para o ambiente onde vive acaba fumando em lugares abertos onde todos tem o direito de conviver e respirar ar puro, mas minha indiginação é maior pois desde antes da lei entrar em vigor não suportava olhar para o chão e ver bitucas de cigarro por toda parte e agora com os fumantes solto por toda a parte é impossível achar um cantinho onde não tenha chepa jogada. Isso me da vergonha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top