skip to Main Content

Deputado licenciado, Cheida assume Secretaria do Meio Ambiente do Paraná

O deputado estadual licenciado Luiz Eduardo Cheida (PMDB) assumiu o cargo de secretário do Meio Ambiente do Paraná. A nomeação de Cheida foi assinada pelo governador Beto Richa (PSDB) na sexta-feira (1º) e a transição do cargo, entre Cheida e o antecessor Jonel Iurk, ocorreu na segunda (4). Representantes das autarquias ligadas à pasta – Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Instituto das Águas e Instituto de Terras Cartografia e Geociências (ITCG) – também acompanharam a reunião de transição.

Cheida, que já comandou a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) entre 2003 e 2006, expôs o plano de ação que pretende executar nos próximos 12 meses. Este trabalho está baseado em quatro eixos fundamentais: agilidade nos processos licenciamento, implantação de uma política de resíduos sólidos que trabalhe em sintonia com a legislação federal, aplicação do pagamento por serviços ambientais e consolidação de uma política de recursos hídricos através da gestão das bacias hidrográficas.

“A gestão ambiental tem uma forte tradução social. Por isso, a necessidade de agilizar a implantação de atividades econômicas que tragam empregos e tributos ao Estado e proteger o ambiente natural, otimizando a utilização de seus recursos e garantindo o bem-estar de todos os paranaenses”, explicou Cheida. A expectativa é que ele permaneça na Sema por 12 meses e, em seguida, desincompatibilize-se do cargo em respeito à legislação eleitoral vigente.

Carreira

Cheida sempre teve forte ligação com as causas do meio ambiente. Premiado pela ONU por seus projetos ambientais, foi membro titular do Conama e do Conselho Nacional de Recursos Hídricos. Na Assembleia Legislativa do Paraná, onde cumpre seu segundo mandato como deputado estadual é presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente. Formado em Medicina pela UEL, Cheida também atuou por muitos anos como professor de Biologia. Ele ainda registrou seu amor pelo meio ambiente em sua bibliografia como autor de diversos livros didáticos na área. Sua última obra é o conjunto de crônicas ambientais ‘Bichos, plantas e seus parentes’, editado em 2010.

Fonte – Gabriela Siqueira, Assessoria de Imprensa do Cheida em 05 de março de 2013

Cheida, nós da FUNVERDE estamos comemorando até agora a sua nomeação. Agradecemos por você aceitar este cargo tão importante para a proteção e recuperação ambiental de nosso estado. Parabéns secretário, o Paraná e os paranaenses precisam de você.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top