skip to Main Content

Desertificação

De acordo com um comunicado divulgado pela ONU no Brasil, a desertificação ameaça degradar 3,6 bilhões de hectares de terras em zonas áridas, o que equivale a 25% da superfície terrestre, área na qual vivem um bilhão de pessoas em 110 países, em sua maioria pobres.

Os mesmos dados indicam que o mundo perde a cada ano 12 milhões de hectares de terra nos quais seria possível produzir até 20 milhões de toneladas de grãos. “Atualmente, se perdem US$ 42 bilhões de dólares em renda como consequência da desertificação e da degradação dos solos”, acrescenta o comunicado.

As regiões mais ameaçadas pela degradação definitiva são os desertos e as terras secas e semiáridas, nas quais vivem 2,1 bilhões de pessoas (40% da população mundial), 90% delas em países em desenvolvimento, e onde ficam 44% das áreas cultivadas.

Mesmo após décadas de exemplos como a irrigação por gotejamento em Israel, estamos caminhando para a desertificação do planeta. Destruímos florestas, gastamos água como se ela fosse abundante, enfim, mesmo sabendo que estamos caminhando para o abismo, aqui nos encontramos. Humanidade estúpida!

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top