skip to Main Content

É fantástico, sacolas biodegradáveis e oxi-biodegradáveis em debate

Clique na imagem para assistir a reportagem de domingo 16 de março de 2008, comentando sobre os males do plástico e as possíveis soluções.

Para quem não puder assistir, leia o conteúdo da matéria abaixo.

Programa Fantástico de 16 de março de 2008

Entre na campanha pelo fim do saco plástico

Você já reparou com quantas sacolas plásticas a gente volta pra casa depois uma ida ao supermercado, à padaria, ao shopping? Elas são um problema ambiental muito sério.  

Gente fazendo compras com sacola de pano ainda existe. Em Joinville, as padarias dão desconto para quem dispensa sacola de plástico. Vale para o pão e para o leite também.

A idéia de baixar o consumo de sacos plásticos surgiu em uma escola. Foi sugestão das crianças preocupadas com o meio ambiente e assustadas com o que viram numa visita ao aterro sanitário da cidade.

“Aquele cheiro ruim, aquele monte de sacola de plástico. Tem muita, mas muita sacola de plástico”, diz Letícia de Souza, de 10 anos.

É muita sacola mesmo. Em um mês, nós, brasileiros, usamos um bilhão de sacos plásticos. E um bilhão por mês significa que, do começo desta reportagem até agora, foram consumidos mais de 23 mil saquinhos só no Brasil. E o pior: o Brasil parece assistir passivo ao desastre, enquanto países já reagem.

O governo chinês quer mudar a imagem de um dos países mais poluidores do mundo. O primeiro vilão a ser derrotado já foi escolhido: os sacos plásticos.

A partir de 1º de junho, lojas e supermercados não poderão mais oferecer sacos plásticos gratuitamente. E fica proibido também fabricar, vender e usar sacolas plásticas muito finas, aquelas que de tão fininhas não podem ser recicladas. A decisão radical surpreendeu. Mas a China está apenas seguindo uma tendência internacional.

Em 2002, a Irlanda passou a taxar as sacolas plásticas. Em um ano, o uso caiu mais de 90%. Na Alemanha e na França, só recebe sacola plástica na loja quem paga por ela. Na África, Ruanda, Quênia, Tanzânia e África do Sul, proibiram o uso de sacolinhas plásticas.

Enquanto isso, no Brasil…

“Você vai na loja de vídeo, eles colocam dentro do saco plástico. O saco do supermercado não é lá grandes coisas. E eles colocam dois sacos de supermercado”, indaga a atriz Gláucia Rodrigues.

O Fantástico propôs uma tarefa para Dona Gláucia, Seu Luiz e os três filhos: guardar, durante uma semana, todo saco plástico que recebessem na rua. “Agora, para onde vai isso?”, pergunta Dona Gláucia.

Aí é que está problema! Só 20% dos plásticos são reciclados no Brasil. O resto? Bom, o resto está aí, poluindo os mares e matando peixes, boiando nos rios e entupindo bueiros. Acredita-se que o plástico leve até dois séculos ou mais para se decompor.

“O lixo que a gente produz fica aqui. Não evapora, não vai para Marte, não vai para a Lua. Fica aqui. E se não é degradável, é uma tragédia”, comenta Gláucia.

Plástico biodegradável? O que é isso?

“É um produto que se degrada por ação de microorganismos vivos e, portanto, ele deixa de existir para se transformar em moléculas menores que não prejudicam o meio ambiente”, explica a pesquisadora Maria Filomena Rodrigues, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo.

No Brasil, já existe tecnologia para a fabricação de plástico biodegradável. Existe até uma usina fabricando matéria-prima, no município de Serrana, pertinho de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Lá, a cana vira açúcar, e o açúcar vira plástico biodegradável.

“Se for colocado no lixo, em até 180 dias ele desaparece totalmente, se transformando em gás carbônico e água”, garante o fabricante de plástico biodegradável, Sylvio Ortega.

Mas, por enquanto, tudo o que a usina produz vai para o exterior. No Brasil, ainda usamos o velho plástico, aquele feito a partir do petróleo, que leva séculos para se degradar.

Chocante a cara de pau das petroquímicas, que agora vem com esta história de plástico biodegradável.

Como pode, num século em que irão acontecer guerras por falta de comida e água – os chineses -, utilizar solo fértil, cada vez mais raro, que deve ser reservado para alimentar a população mundial para plantar cana, usar água para irrigar, colher a cana, fazer açúcar e … pasmem … fazer plástico desse açúcar.

Pelamordamãeterra, plantar sacola plástica deve ser considerado crime contra a humanidade, contra os seres do amanhã, que irão necessitar dessa água e dessa terra que está sendo utilizada irresponsavelmente para plantar algo inútil, dispensável, que é a sacola plástica, usada por meia hora e jogada fora.

Alguns anos atrás, apareceu no mercado aquilo que parecia ser a solução do planeta. Você já ouviu falar no chamado plástico oxibiodegradável? Ele também vem do petróleo. Em menos de um ano, o plástico exposto ao sol vira pó. Mas logo surgiram críticas, dizendo que o produto não se biodegrada. Ele apenas faz o plástico virar pó – um pó cheio de metais pesados.

“Esta é uma grande falácia, um grande engodo. Quando você fala em biodegradável, você pensa que se desmancha no ar, desaparece na natureza. Isso não é verdade”, afirma o representante da indústria de plásticos, Francisco Assis.

Por acaso o xico de assis tem alguma coisa melhor que possa substituir imediatamente todos os plásticos de uso único no mundo e que custe tão pouco mais, que não mude a estrutura das fábricas, que não signifique demissão em massa, que não use terra fértil nem água que devemospoupar para os que ainda não nasceram?

Ele tem uma solução imediata para os plásticos que ele defende com unhas e dentes que estão destruindo o planeta, que poluem os rios, os mares, tem uma solução para para os animais que estão morrendo ao consumir este plástico, ao confundir com alimento?

NÃO, É CLARO QUE NÃO.Ele está pagando ou vai pagar pela limpeza das ruas, das árvores, dos fundos de vales, dos rios e mares, dos bueiros? Quando um enchente inunda bairros inteiros, destruindo o patrimonio de uma vida inteira, e algumas vezes consumindo vidas humanas?

 Como nesta foto abaixo?

Porque até agora é o governo que está responsável para sanar os problemas causados por esta farra dos plásticos de uso único, como as sacolas plásticas.

Ele defende o consumo desenfreado das sacolas plásticas convencionais, porque com o consumo em alta, como hoje, ganha ele e ganham as petroquimicas com a grande produção desta materia prima que está plastificando do planeta.

As petroquímicas ganham bilhões anualmente sem se responsabilizar pelo ciclo do plástico.

O fabricante de lâmpada, bateria são responsáveis pelo ciclo de seu produto, cabendo a eles dar destinação a este produto quando chega o final de sua vida útil. Isso é responsabilidade ambiental pelo ciclo de vida dos produtos.

E aí, alguém viu as petroquímicas se responsabilizando por seus produtos?

NÃO, NUNCA, JAMAIS.

“Os laudos comprovam que é um produto que não agride o meio ambiente, pelo contrário, ele veio para ajudar a diminuir os resíduos produzidos no meio ambiente”, comenta a fabricante de plástico oxibiodegradável, Flávia Morandini.

Enquanto nossa matriz energética for o petróleo, o mais barato ecologicamente falando, é utilizar plástico de uso único oxi-biodegradável, pois para cada barril de petróleo refinado sobra um percentual de nafta – matéria prima das sacolas plásticas – e que se não for utilizada esta nafta para produzir plástico, será queimada gerando aquecimento global – CO2 – sem ter tido utilidade para a humanidade.

Quanto à eficácia e segurança da tecnologia oxi-biodegradável, devo dizer que temos todos os laudos internacionais e nacionais que precisamos para assegurar que o produto é seguro, inclusive para contato direto com alimentos.

O governo do Paraná vem multando sistematicamente os supermercados que não estão utilizando estas sacolas, com base nestes laudos, porque só no Paraná são distribuidas mais de 1 bilhão e 200 milhões de sacolas por mês para uma população de menos de 10 milhões de habitantes.

E olhe que estamos só falando de sacolas de uso único de supermercados, acrescente a isso sacolas de padaria, açougue, farmácia, videolocadora, roupas …

Imagine um estado do tamanho de São Paulo, quantas sacolas plásticas convencionais de uso único estão sendo jogadas no planeta e lá ficarão, por séculos?

É por isso que a FUNVERDE em 2004 decidiu que iria resolver o problema da plástificação do planeta e em 2005 criou o projeto sacolas ecológicas oxi-biodegradáveis FUNVERDE e o projeto sacolas retornáveis FUNVERDE, porque chega de discurso vazio, agora é a hora de agir, porque amanhã não teremos mais como consertar todo o mal que estamos causando ao planeta terra e aos nossos descendentes.

No Rio de Janeiro, a família de Dona Gláucia cumpriu a tarefa que o Fantástico sugeriu:

“Em praticamente uma semana, a gente juntou 84 sacos plásticos. Dá uma média de mais de dez por dia”, calcula a atriz.

Nos cinco minutos que durou a reportagem, 115 mil sacolas plásticas foram consumidas no Brasil.

Este Post tem 27 Comentários

  1. Boa tarde,
    Na verdade gostaria de dividiruma duvida, que tenho certeza ser de muita gente.
    Concordo com o fim dos saquinhos plásticos, que poluem e ajudam na derstruição do planeta, porém qual seria a solução para o lixo doméstico?
    Ou seja, na minha casa usamos todos os saquinhos plásticos para por o lixo, com o fim do saquinho colocaremos nosso lixo aonde!? ou teremos que comprar sacos de lixo(também plásticos) para atender essa demanda?!
    Na minha casa todo o saquinho tem uso depois de trazer as compras, vão para a lata do lixo, mas para “guardalo” e reciclalo.

    Os lixeiros passaram nas ruas recolher os lixos que estaram armazenados com!?

    Aguardo um retorno.

    Att.
    Mariana Sebben Reis

  2. Bom Dia!!

    Gostei muito do site!!

    É muito interessante, esse projeto de sacolas retornáveis,porque é bastante o uso dessas sacolas.

    Gostaria de saber a missão e valor da fundação Verde.

    E parabéns pelo site.

    Obrigada

  3. Mariana e demais leitores do site,

    Sou leitor do site e gostaria de responder a sua indagacao quanto ao que fazer com o lixo domestico. Moro em Caxias do Suul, RS e ha pouco tempo, agosto/2007, iniciou-se aqui, pela Codeca(Companhia de Desenvolvimento de Caxias), a utilizacao de conteineres para recolhimento do lixo, um para o lixo organico e outro para o lixo seletivo. Todo processo é mecanizado. Agora em abril/2008 o sistema será ampliado para outros bairros da cidade. Para minha alegria, o bairro onde moro entrou nessa ampliacao e poderei utilizar o sistema. Pelos comentarios do presidente da instituicao, o sistema está sendo bem sucedido e está havendo adesao por parte da populacao(salvo excecoes, é claro!!!). A ideia é colocar no conteiner organico, o lixo organico diretamente, sem as sacolas, o que se faz muito hoje em dia, após o caminhao recolhe esse lixo e da seu destino.
    Se quiser mais informacoes visite o site.
    Estao sendo feitas campanha em escolas, inclusive sobre como proceder com o temivel oleo de cozinha, que é reaproveitavel.
    Espero nao ter me alongado demais e ter respondido, pelo menos em parte, sua duvida.

    Cordial abraco
    Anderson Sartori

  4. Concordo com o fim dos saquinhos plásticos, que poluem e ajudam na derstruição do planeta, porém qual seria a solução para o lixo doméstico?
    Ou seja, na minha casa usamos todos os saquinhos plásticos para por o lixo, com o fim do saquinho colocaremos nosso lixo aonde!? ou teremos que comprar sacos de lixo(também plásticos) para atender essa demanda?!
    Na minha casa todo o saquinho tem uso depois de trazer as compras, vão para a lata do lixo, mas para “guardalo” e reciclalo.

    Os lixeiros passaram nas ruas recolher os lixos que estaram armazenados com!?

    Aguardo um retorno.

    Att.

  5. Bom dia!

    Gostaria de confeccionar sacolas de pano e implantar em nossa cidade, mais tenho dificuldade de encontrar matéria prima, caso seja possível, favor passar alguns contatos.

    Obrigada

    Débora

  6. oLÁ PESSOAL! GOSTARIA DE SABER SE VCS PODEM ME FORNECER O NOME DE ALGUMA EMPRESA NO PARANÁ QUE E FABRIQUE SACOLAS BIODEGRADÁVEIS.
    OBRIGADA

  7. Gostaria de parabenizar o site funverde pela qualidade das informações prestadas a respeito da preservação do meio ambiente. Além disso gostaria de engajar-me nessa causa, sabendo de que forma eu posso fazer para contribuir no meu município (Cachoeira do Sul – RS), com produção de sacolas biiodegradáveis, com um cotato de uma empresa que já trabalha neste ramo ou mesmo fornecedores de matéria prima para a confecção.

    Acreditamos que o futuro do Planeta depende de nós, então não seremos só mais um que fazem de conta que não percebem o problema causado pelas “sacolas plásticas convencionais”.

    A colaboração de vocês é muito importante, procuramos na internet, e só encontramos o site funverde que fornece informações concretas, sobre este assunto. Assistimos um documentário na RBS TV, sobre uma microempresa da cidade de Pelotas – RS, que está neste ramo, porém não conseguimos o endereço deles.

    Aguardamos resposta…

    Vinícius Corneli

  8. Boa noite,bom na minha escola estão fazendo uma “feira-de-ciências”o meu projeto é sobre as sacolas biodegradaveis,eu queria passar para população daqui como podemos colaborar com o ambiente,adotando a pratica do uso dessas sacolas
    Eu queria saber um modo muito econômico,facil e objetivo na fabricação…

    Minha pergunta é:COMO É FEITA ,E COM QUE SE FAZ AS SACOLAS BIODEGRADAVEIS?

    obrigada

  9. Olá galera, sou do interior de SP. EStou muito interessado na ideia de porduzir sacolas oxi-biodegradeis. Até porque no estado de São Paulo se ouve falar pouco.. muito mais no PAraná… mas… porém tenho pouquissímo conhecimento no assunto. Já li bastante, porém não encontro material suficiente na internet para “começar” e “como” produzir… Forncedores, mateirais necessários… todas estas informações… quem produz, quem vai produzir, quem conehece, pode me dar uma luz?

    Aguardo galera..

    vlw.. vamos salvar o mundo…

    Bruno

  10. olá pessoal, tenho uma pergunta muito importante:
    COMO SABER SE AS SACOLAS SÃO REALMENTE OXI- BIODEGRADAVEIS?

    ESPERO QUE ALGUÉM ME AJUDE NESSA!!!

    OBRIGADO

    Rodrigo Oliveira

  11. Vcs estao de parabens por terem essa iniciativa, se precisar de mim podem contar poderíamos que sabe promover uma grande marcha contra as industrias petroquimicas na esplanada dos ministerio, pra poder chamar atencao da midia mais uma vez para isso.
    Trabalho em um Supermercado e AFIRMO que com certeza é exorbitante o numero de sacolas por dia que daqui saem, justamente por isso estou trocando todas minhas sacolas pelas oxi-biodegradaveis que fazem menos mau ao meio ambiente. VAMOS NOS UNIR E VENCER ESSA POUCA VERGONHA

    Jadson.

  12. olá pessoal, estou fazendo um plano de negocios na faculdade e gostaria de saber mais sobre as sacolas biodegradaveis: onde comprar materia prima, como produz e quanto custam em media. por vafor me ajudem, qualquer informaçao é bem vinda.

    atenciosamente,

    Marcilene

  13. Olá, bom dia Saiu no NYTimes 17/08/08 um artigo de John Tierney intitulado “”Dez coisas para eliminar da sua lista de preocupações”” Seria interessante todos vcs lerem, e se convencerem de que “as sacolas” não são tão diabolicas assim e que as evidencias de estudos revelam (pasmem) que as sacolas de papel , não são melhores para o meio ambiente. Pois , para serem fabricadas elas usam mais energia e emissão de gases do efeito estufa.

    Edna

    *****

    RESPOSTA DA FUNVERDE

    Lemos o artigo na época e achamos uma falta de responsabilidade ambiental.

    Você sozinha usa mais de 1.000 sacolas plásticas por ano, multiplique isto por 50 anos e multiplique isto pela população mundial e verá que se não banirmos as sacolas de uso único, nossos descendentes viverão sobre montanhas de plástico.

    Me diga sinceramente, qual a lógica de se demorar 1 segundo para fabricar uma sacola, usá-la por meia hora e depois deixar de herança para os seres do amanhã este elefante branco por pelo menos 5 séculos?

    Isto é puro egoísmo desta geração descartável, consumista.

    Com a moda das big bag dá para levar um poodle na bolsa, dá para levar um sofá, uma geladeira, de tão grandes que são estas bolsas, pois então, qual a dificuldade de deixar umas 5 sacolas dobradinhas dentro desta bolsa para não ser pega de surpresa na hora das compras e banir para sempre o uso das sacolas de uso único?

    Egoísmo, preguiça, esta é a resposta.

    Existem sacolas retornáveis que quando dobradas ficam do tamanho de uma bola de tênis e que quando abertas substituem pelo menos umas 4 sacolas de plástico, o wallmart está vendendo sacolas retornáveis a R$ 2,00, então eliminamos a desculpa da falta de espaço e do preço. Então o que sobra? A preguiça, o esquecimento, a falta de responsabilidade ambiental ao ir ao shopping comprar um biquíni minúsculo e levar dentro de uma baita duma sacola.

    Se você ler o artigo na página da FUNVERDE “jogar fora não existe” verá que estamos confinados nesta pequena bola azul e que temos que diminuir os resíduos que geramos e se ainda houver a última desculpa, aquela em que a pessoa diz que faz a compra mensal e não tem sacolas retornáveis em número suficiente , lembre-se de que qualquer supermercado entrega as compras em casa sem custo e as compras enormes são feitas em supermercados enormes.

    E quanto ao lixo, onde a pessoa coloca ao não ter mais sacolas de supermercado? Compre sacos de lixo oxi-biodegradáveis que em 1 ano e meio já terão virado comida de microorganismos.

    Só me resta dizer que o varejo tem que abolir as sacolas de uso único e as pessoas tem que deixar de ser estúpidas e achar que ficar passeando com um montes de sacolas dentro de shoppings dão status, porque deve ser isso, olhe, a fulana estava com umas 20 sacolas ao deixar o shopping, mesmo que tudo coubesse dentro de uma sacola. As pessoas adoram mostrar aos outros que ao fazer as compras em várias lojas tem dinheiro.

    Besteira, quando é que o SER voltará a ser mais importante do que o TER?

    Então seria interessante você ver a luz, enxergar que as sacolas plásticas de uso único são satânicas, diabólicas e totalmente dispensáveis.

    Quanto às sacolas de papel, quando é que você nos viu defendê-las? Afinal sempre aconselhamos os varejistas a nunca utilizar sacola de papel, que usa preciosos recursos naturais, que são água e terra fértil para algo totalmente dispensável, que é fazer sacola para se utilizar somente uma vez e jogar fora.

  14. GOSTARIA DE SABER SE VCS PODEM ME FORNECER O NOME DE ALGUMA EMPRESA NO PARANÁ OU OUTRA QUALQUER QUE FABRIQUE SACOLAS BIODEGRADÁVEIS OU A MATÉRIA PRIMA.

    GUARDO COM URGÊNCIA!
    OBRIGADA

  15. Eu faço a minha parte e espero que todos façam a sua. Afinal estamos todos no mesmo barco!!!
    Só acho que as campanhas de conscientização qto. ao uso racional dos materiais recicláveis estão bem confusas.
    Cada uma puxa a sardinha para o seu lado e…dane-se o nosso planeta.
    Percebi e me preocupa muito é que aumentaram as sacolas de “papel… plástificado. Empresas que se dizem “verde” só por colocarem o sêlo de ecológicamente correta e continuarem vendendo todos os descartáveis e a gente comprando, comprando e… jogando e os animais se alimentando de plásticos de todos os tipos e morrendo.
    Só mesmo as campanhas de educação para exclarecer o mal que estamos fazendo ao planeta e principalmente a nós mesmos.
    Ainda bem que agora podemos usar as nossas sacolinhas de supermercado biodegradáveis. Eu as uso para jogar o lixo!!! Só compro os sacos grandes… qdo. preciso.

  16. Oi. adorei a matéria e concordo com tudo.
    Estou cursando Graduação em processos de fabricação de plásticos, mas quero me especializar na área ambiental do mesmo, mas sinceramente está difícil encontrar grupos ambientais e pessoas que queiram reverter o quadro do consumo acelerado do plástico, peço a gentileza de informar-me sobre os grupos existentes, devemos começar a unir as pessoas e formar um bloco consistente que leve esse assunto adiante, através de manisfestações, etc.

    Abraço.

  17. Bom dia super interessante a reportagem .. eu sou fabricante de sacolas plasticas …. por favor se possivel me informe alguns fornecedores de SACOLAS BIODEGRADÁVEIS pois eu me preocupo com o futuro de meus filhos….
    agurado

  18. EU GOSTEI MUITO DA MATERIA MIN AJUDOU NO TRABALHO DA ESCOLA. AMEI POIS E NOS TEMOS QUE SIPREUCUPAR COM O FUTURO E O PRESENTE.

  19. EU GOSTEI MUITO DA MATERIA MIN AJUDOU NO TRABALHO DA ESCOLA. AMEI POIS E NOS TEMOS QUE SIPREUCUPAR COM O FUTURO E O PRESENTE.

  20. EU GOSTEI MUITO DA MATERIA MIN AJUDOU NO TRABALHO DA ESCOLA. AMEI POIS E NOS TEMOS QUE SIPREUCUPAR COM O FUTURO E O PRESENTE.

  21. Sou estudante de curso técnico de Educação e Gestão Ambiental e, vendo as condição do meu município percebi que precisamos muito de um projeto que saia do papel com a intenção de ajudar o planeta e a pequena população do meu municipio,então, conversando com um amigo, resolvemos criar o projeto de sacolas biodegráveis,e com essa reportagem nos motivou mais ainda.Parabéns.
    Palmeirândia-MA

  22. ” Se o boi soubesse a força que tem, ninguém o seguraria”
    Muito me indiginei ao ler tudo que li, é engraçado outro dia disse a uma sacola: “você não tem vergonha de poluir a terra? e ela ficou lá parada esperando minha reação, pois é a bendita sacola de plástico não sentia culpa de nada.”
    Bem quero dizer que sinto muito por vocês, mas tudo vai continuar como está, porque as sacolas e plásticos não se sentem culpados e nada podem fazer a respeito, porque quem deveria estar fazendo algo é o boi, ops, eu e você. Sabe apesar de não sermos educados a PENSAR nas atitudes que tomamos, a planejar o que iremos fazer, apenas plantando e não pensando no que vamos colher, quem deveria levar uma p multa por jogar a pobre sacola e outras coisas mais, nos rios, é eu e você.
    Pare e PENSE.
    Quanto aos governantes! estes dão graças a Deus porque o boi carrega a carroça sossegadamente sem saber a força que tem!
    É, acredito que peguei pesado, me desculpem, vocês tem razão, essas industrias más que produzem esses sacos plásticos tão malvados, que poluem o NOSSO meio, ah! esses governantes em QUEM VOTAMOS, se ao menos nos ouvissem…
    Qual força você tem?
    PENSE nisto!
    Eu não quero a queda de produção na indústria mundial do plástico, não preciso de sacola de pano no supermercado, nem de sacolas, sacos, etc., produzidos com material ox/bio não sei o que, o que eu quero e preciso hoje é: EDUCAÇÃO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top