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Fabricante de ketchup e mostarda Heinz vai tirar o bisfenol-A de suas embalagens na Austrália

A Heinz, uma das maiores fabricantes de ketchup e mostarda do mundo, anunciou hoje que está planejando descontinuar, na Austrália, o uso de bisfenol A (BPA) em todas as suas embalagens de alimentos. A ação é uma resposta ao crescente temor de consumidores em relação ao químico. De acordo com comunicado enviado à imprensa do país “a empresa está comprometida em achar alternativas ao BPA apesar das agências reguladoras ainda afirmarem que o químico não apresenta riscos à saúde”. Em sua declaração, a Heinz afirma que vai dar prioridade aos enlatados infantis e que logo em seguida descontinuará o uso de bisfenol A nos metais das tampas dos outros produtos. O BPA está presente no revestimento interno das latas e das tampas na forma de resina epóxi. Ainda de acordo com o comunicado, a empresa reconhece que na maioria dos casos há transferência do químico da embalagem para os produtos.

Em contato com o alimento, o BPA vai para o organismo e é confundido com o hormônio estrogênio. O bisfenol-A já foi associado a uma maior incidência de problemas cardíacos, diabetes, anormalidades no fígado e também problemas cerebrais e no desenvolvimento hormonal em crianças e recém-nascidos. Alguns estudos também provam que o bisfenol-A é responsável pelo crescimento de células cancerígenas, diminuição de esperma e micropenia. “Nós temos a previsão que latas para alimentos infantis sem bisfenol A estarão disponíveis dentro de 12 meses, e em seguida trabalharemos com as tampas de metal”, disse Jessica Ramsdem, gerente de assuntos corporativos da Heinz da Austrália. As linhas de alimentos infantis Nurture e Baby Basic Feeding, de acordo com a empresa, já não contêm bisfenol-A.

Ainda segundo o comunicado, embora a agência Food Standards Australia New Zealand (Fsanz), – correspondente australiana à Anvisa – , afirme que a presença de BPA nos produtos alimentares não oferece riscos à saúde, os consumidores australianos continuam receosos.

A pressão dos consumidores está provocando um movimento nas empresas na busca da descontinuação do uso do bisfenol A em embalagens alimentares. Na semana passada o governo australiano anunciou um acordo voluntário com grandes redes varejistas que se comprometeram a renunciar à venda de produtos infantis com bisfenol A. O governo destacou que estava respondendo ao clamor dos consumidores.

Compromisso

As filiais da Heinz na Inglaterra e na Irlanda também afirmaram que estão comprometidas em achar alternativas alternativa ao BPA. Embora afirmem que há pesquisas internas em busca de alternativas, não quiseram comentar sobre progressos e resultados. A Heinz disse que as embalagens de ketchup, molhos, sucos, salgados, cereais e congelados não contêm bisfenol (isso é verdade?) A.

O BPA também é utilizado na produção de policarbonato presente em mamadeiras, garrafas de água, equipamentos eletrônicos, tubulação e como revestimento interno na forma de resina epóxi em enlatados. Depois de reconhecer a relevância de pesquisas recentes, que associaram o bisfenol A a problemas de saúde, A FDA e EFSA, agências reguladoras dos Estados Unidos e Europa, respectivamente, estão reavaliando suas posições em relação ao uso composto químico.

No Brasil, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda considera seguro o consumo do BPA. A Heinz não anunciou nenhuma medida para outros países, além da Austrália.

Fonte – Food and Drink Europe / O Tao do Consumo

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