skip to Main Content

FecomercioSP, Secretaria do Verde e Vivo lançam campanha “recicle seu celular”

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em parceria com a Vivo e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, lançam na próxima sexta-feira (30) a campanha “Recicle seu Celular”.

A ação consiste em enviar 200 mil mensagens de texto a clientes da operadora Vivo, com DDD 11, com o seguinte texto: “Vivo, Secretaria do Meio Ambiente e FecomercioSP, juntas pela sustentabilidade. Descarte seu celular usado em uma de nossas lojas. Veja em www.vivo.com.br/lojas.”

O evento, que será realizado na sede da Federação, será aberto pelo presidente da entidade, Abram Szajman e contará com a presença do secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas e do presidente do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, José Goldemberg e representantes da Vivo.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Ela é responsável por administrar, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

De acordo com o Instituto Vivo, o tempo médio de vida de um celular no país é de apenas 18 meses, sendo que para cada quilo de aparelhos coletados são reciclados: 100 a 150 mg de ouro, 400 a 600 mg de prata, 20 a 30 mg de paladium, 100 a 130 g de cobre, 10 a 20 g de outros metais e 200 g de plástico. Para amenizar o impacto e reduzir o lixo eletrônico no meio ambiente, o Instituto criou em 2006 o Projeto Vivo Recicle seu Celular.

Para saber mais sobre o projeto clique aqui.

Case Instituto Vivo – Recicle seu celular

Objetivo

O Brasil é o sexto maior mercado de celulares do mundo. Sendo 157,5 milhões de celulares e uma densidade de 82,44 celulares/100 habitantes. Em 2007, foram produzidos 66 milhões de aparelhos e em 2008, segundo a Anatel, o setor brasileiro atingiu 150,6 milhões de aparelhos. Com esse crescimento no mercado, o hábito da troca de aparelho celular é frequente. Com a evolução tecnológica, a oferta de novos recursos e o desenvolvimento de modelos mais avançados, os consumidores trocam seus aparelhos mesmo quando ainda estão em bom estado. O tempo médio de vida de um celular no país é de apenas 18 meses. Muitos aparelhos são descartados indevidamente a cada ano, juntando-se às 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico que são geradas no mundo, segundo dados do programa da ONU para o Meio Ambiente. Ao contrário do lixo orgânico, o lixo eletrônico leva milhares de anos para se decompor e causa muitos danos ao meio ambiente. Mesmo não sendo responsável pela fabricação desses eletrônicos, a Vivo reconhece seu papel social na busca por um mundo melhor em que o consumo consciente, bem como, a utilização sustentável de recursos está presente e, por isso, promove o programa “Vivo Recicle seu Celular”. Buscando minimizar os impactos ambientais do lixo eletrônico gerado pelo consumo de aparelhos celulares, promovendo a coleta, a reciclagem e a reutilização de aparelhos, baterias e acessórios.

Plano

O programa busca promover a sensibilização dos usuários de celular para a dimensão ambiental envolvida na utilização desses aparelhos e seus acessórios tão frequentemente substituídos, mesmo quando estão em bom estado de utilização. Além disso, a Vivo procura despertar o interesse e estimular a aplicação de atitudes sustentáveis, contribuindo, ao mesmo tempo, para a preservação ambiental e a conscientização da sociedade. Dessa forma, os usuários de celular de qualquer operadora podem descartar aparelhos e/ou acessórios nos postos de coleta que compreendem todas as lojas Vivo, assim como todos os seus distribuidores exclusivos, o que representa mais de 3.400 pontos de coleta em todo o Brasil. A iniciativa está alinhada com o conceito dos Três “Erres”: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. A partir da coleta de doações de aparelhos, baterias e acessórios de celular é feita uma triagem e, primeiramente, são separados os aparelhos em bom estado, passiveis de reutilização. O restante do material é destinado para a reciclagem, na qual os metais são refinados para a produção de novos aparelhos e os plásticos são utilizados como fonte de energia para o refino dos metais. Como um projeto sustentável, o programa Vivo Recicle seu Celular também é fonte de renda.

Execução

O programa Vivo Recicle Seu Celular, contou com uma organização de equipe dedicada, que garantiu a coleta de aparelhos, baterias e acessórios em todo o Brasil. A campanha “Vamos trocar idéias”, criada pela DPZ, foi inaugurada com o tema da reciclagem de aparelhos e convidava os indivíduos a plantarem e disseminarem idéias no hotsite: www.vivo.com.br/recicleseucelular. Para isso, foram utilizadas mídias de massa, para dar a visibilidade necessária ao programa, além de ações integradas em ponto de venda e endomarketing, promovendo a sensibilização e a mobilização das pessoas. Beneficiando-se com a distribuição que a Vivo já dispunha para suas operações, o programa garantiu a abrangência nacional, chegando aos pontos mais longínquos do Brasil. Para que a coleta e a divulgação do programa no ponto de venda fossem feitas corretamente, cada loja própria recebeu uma urna de fibra devidamente sinalizada e com o material adequado para o recolhimento dos aparelhos, baterias e acessórios. As revendas exclusivas, por sua vez, receberam urnas de papelão para o recolhimento. Quando um interessado entrava na loja para doar algum material, era solicitado que ele assinasse um termo de doação que garantia ambas as partes sobre o destino da coleta. Periodicamente, o conteúdo da urna era coletado por empresas parceiras licenciadas pelos órgãos ambientais da Vivo e especializadas na reciclagem destes materiais. As empresas especializadas eram responsáveis não apenas pela logística de coleta nas lojas, mas principalmente por dar o destino correto aos materiais coletados. Na triagem do material recolhido, eram separados os celulares doados em bom estado, passíveis de reutilização, os quais eram bloqueados para operação na América Latina e depois revendidos em outros mercados, fora da região, evitando problemas de fraude. O restante dos celulares, baterias e acessórios eram destinados para reciclagem. Os metais são refinados e tratados para a utilização na fabricação de novas baterias e celulares. As capas e demais itens plásticos foram utilizados como fonte de combustível alternativo durante o processo de refino. Os acessórios, por sua vez, são 100% reciclados.

Resultados

Desde o início do programa (Nov/2006) foram coletados 2.019.617 itens, sendo que 794.964 são aparelhos celulares. Até abril/2009, foram coletados 202.446 itens, sendo 39.851 aparelhos celulares. Toda a renda obtida com o programa foi voltada para projetos sociais, por meio do Instituto Vivo. Em 2007, a renda foi revertida para a Audioteca Sal & Luz que produz audiolivros (livros narrados por pessoas) para deficientes visuais. Atualmente, a destinação da renda foi alterada com o objetivo de aproximar ainda mais o programa de seus objetivos socioambientais, sendo repassada, a partir de 2008, para projetos socioambientais do Instituto Ipê que ajudam a preservar a fauna e a flora brasileira. O Programa tem como meta aumentar, em 2009, 5% em relação ao volume total arrecadado em 2008.

Fonte – Vivo / FecomércioSP / Ciclovivo de 29 de novembro de 2012

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top