skip to Main Content

Finalmente apareceu um dado confiável do número de sacolas usadas no Brasil

Agora sim, estamos começando a ter os verdadeiros números do consumo de sacolas no país, sacolas estas que se não forem fabricadas com plástico de ciclo de vida útil programado, ficarão 500 anos poluindo o planeta, se tornando um problema para os seres humanos do futuro resolverem.

Numa matéria do Estadão de 10 de maio de 2011, surgiu o número de 2,5 bilhões de sacolas mensais usadas por meia hora e depois descartadas pelos consumidores sem qualquer dor na consciência no estado de São Paulo.

Isso significa que só no estado de São Paulo, são utilizadas 30 bilhões, isso mesmo, você não leu errado, são usadas brevemente e descartadas TRINTA BILHÕES DE SACOLAS PLÁSTICAS DE USO ÚNICO MENSALMENTE SÓ NO ESTADO DE SÃO PAULO!

A máfia do plástico vinha alardeando desde o início do ano que havia diminuído o uso anual de sacolas no país de 20 bilhões em 2008 para 12 bilhões em 2010, número este que contestamos desde o início.

É só ler em qualquer lugar que o consumo aumentou no ano passado 6 vezes mais que o crescimento populacional, o que significa muitas sacolas a mais no final do ano.

Pelos nossos cálculos – lembrem-se que estamos pesquisando sacolas desde 2004, com o objetivo de baní-las – o número passava muito de 30 bilhões usadas anualmente no país, mas decidimos usar o número de 30 bilhões para não sermos taxados de exagerados e agora nossos números foram confirmados.

Para quem ainda não sabe, sacolas plásticas de uso único representam 10% de todo o lixo gerado diariamente nas cidades do país.

Ao banirmos as sacolas plásticas de uso único estaremos resolvendo 10% de todo o problema do lixo, aumentando em 10% a vida útil dos aterros e lixões do país.

Seja um cidadão, seja responsável pela mudança no padrão de consumo que o planeta necessita para poder continuar a abrigar a humanidade, use sacola retornável.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top