skip to Main Content

Fórum intermunicipal lixo e cidadania de Maringá, Sarandi e Paiçandu

O promotor de Defesa do Meio Ambiente da Comarca de Maringá, Manoel Ilecir Heckert, será um dos palestrantes no lançamento do Fórum Intermunicipal Lixo & Cidadania de Maringá, hoje às 19h30 no anfiteatro do Colégio Marista, que terá a participação do secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso, e representantes dos municípios de Maringá, Paiçandu e Sarandi.

O fórum foi idealizado pelo procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Fábio Aurélio da Silva Alcure, com o objetivo de tornar-se um espaço permanente de discussão da gestão dos resíduos sólidos e inclusão social dos catadores de material reciclável.

O evento ocorre justamente quando os três municípios integrantes enfrentam problemas na Justiça por causa da forma como lidam com o lixo gerado.

“O Fórum será um espaço de debate de ideias e tomada de posições. É necessário evidenciar esta questão e envolver a sociedade, visando promover um diálogo permanente que viabilize soluções nos aspectos sociais, econômicos e ambientais”, ressalta o procurador.

A coordenadora do Fórum Estadual Lixo & Cidadania, a procuradora do Ministério Público do Trabalho no Paraná, Margaret Matos de Carvalho, também participará do evento, juntamente com representantes do Centro Universitário de Maringá (Cesumar), além da Cooperativa de Reciclagem de Sarandi (Copercentral), Núcleo Unitrabalho e Observatório das Metrópoles, instituições ligadas à Universidade Estadual de Maringá (UEM).

De acordo com o procurador do Ministério Público do Trabalho, o Fórum deverá desenvolver políticas para a erradicação do trabalho infantil e juvenil nos aterros sanitários, incentivar a organização dos catadores em associações e a proteção do meio ambiente por meio do fechamento dos lixões, recuperação de áreas degradadas e do estímulo à coleta seletiva.

Fonte – Luiz de Carvalho para O Diário do Norte do Paraná de 19 de outubro de 2010

A FUNVERDE participará do evento junto com todos os estagiários que fazem parte do projeto condomínio sustentável, que vai até os condomínios para orientar os moradores, zeladores e síndicos a maneira correta de separação do lixo, descarte correto de óleo usado, lâmpadas e baterias.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top