skip to Main Content

Gente sem noção de cidadania

Como já comentamos anteriormente, a FUNVERDE entra em recesso em dezembro e janeiro, todos os anos, só retornando em fevereiro, mas, sempre tem alguém para responder as inúmeras mensagens que chegam todos os dias e também, os telefonemas.

Atendemos as chamadas com a maior boa vontade, respondendo até as perguntas mais estapafúrdias, sempre ajudando, quando possível. E olhe que estes telefonemas ocorrem várias vezes, diariamente.

As ligações são mais ou menos assim:

Tem um cachorro, cavalo, gato, ou qualquer bicho morto, venham recolher. Encaminhamos para a prefeitura.

Tem cadela ou gata que pariu na rua, venham recolher. Encaminhamos para ongs que cuidam de animais. Ou ainda maus tratos a animais, animais perambulando pela rua.

Tem vizinho festando até de madrugada, o barulho incomoda. Encaminhamos para a polícia militar ou civil.

Tem um incêndio próximo, um enxame de abelha, uma colmeia, um macaco, um animal selvagem, um ninho de pássaro, resolvam! Encaminhamos para os bombeiros ou polícia florestal.

Tem uma árvore caindo, caída, lixo que o vizinho jogou na calçada, lixo acumulado no quintal que pode atrair bichos peçonhentos – barata, aranha, escorpião -, lixo que pode acumular água atraindo o mosquito da dengue, terreno do vizinho cheio de mato, venham cuidar disso! Encaminhamos para a prefeitura.

Veja bem, mesmo as ligações mais estúpidas, esquisitas, engraçadas, muitas vezes extremamente mal educadas, grossas, gente berrando na nossa orelha, gente histérica, xingando, mesmo assim somos muito educados e explicamos que não somos governo, que não nos compete resolver o problema, mas sempre encaminhamos a pessoa para o órgão certo para resolver o seu problema.

E olhe que tem ligações óbvias, que era só a pessoa pensar, raciocinar, que resolveria sozinha, como por exemplo, lixo = prefeitura, fogo = bombeiro, mas tudo bem, afinal, não nos custa nada ajudar. Mas … e esse é um grande mas, tem hora que dá vontade de descarregar o vocabulário de xingamento e ontem foi um desses dias.

De manhã ligou uma senhora perguntando o que fazer quando o vizinho mudou no imóvel comercial ao lado e durante o final de semana encheu a calçada de entulho. Simples, ligar primeiro para a prefeitura para registrar a reclamação e depois ligar para o departamento de serviços públicos para recolher o lixo.

Depois uma mocinha muito educada e perguntou o que fazer porque alguém ateou fogo no terreno vizinho e a fumaça estava intoxicando as pessoas. Resposta óbvia, ligar para os bombeiros imediatamente.
No começo da tarde liga novamente a senhora reclamando que ligou para a ouvidoria da prefeitura mas que já passava do meio dia e ninguém havia retirado os entulhos.

Perguntamos: – Certo, você já ligou para os serviços públicos? São eles que fazem a limpeza na cidade, eles devem ser acionados.

Em resposta ela disse: – Não, porque já gastei meia hora na ouvidoria e já perdi tempo demais com esse problema que não foi resolvido.

O que ela estava sugerindo, na verdade era – que nós ligássemos para a prefeitura ou que retirássemos ou lixo. Coisa normal de povo folgado.

– Senhora, se efetuar a reclamação, não virão magicamente resolver seu problema. Faça o seguinte, ligue para o setor de saúde porque isso gera dengue, ligue para o meio ambiente porque está chovendo todos os dias e o lixo irá acabar no bueiro provocando enchente e para o setor de limpeza, um deles irá resolver. Dá um pouco de trabalho mas garantimos que hoje mesmo este lixo estará fora daí e provavelmente seu vizinho ainda será multado para aprender a deixar de ser porco.

A resposta dela me deixou estarrecido: – Ah, quer saber, deixa para lá, não vou ligar não, já perdi meu tempo ligando para a ouvidoria e para vocês, deixa o lixo lá.

Já ouviram a expressão ficar emputecido? Ficar com sangue na língua? Pois é, foram essas as sensações. O que fazer, deixar para lá, se calar? Xingar? Nananinanão.

Daí veio a resposta que senhora acomodada e preguiçosa certamente não esperava: – Obrigado viu minha senhora, obrigado pela sua atitude, a preguiça de pessoas como a senhora faz nossa vida ficar mais difícil, as ONGs tem que trabalhar muito mais do que o necessário, brigar muito mais do que o necessário, porque o cidadão acha que ONG tem que resolver os problemas que o governo não resolve. A senhora esquece que ONGs são compostas de pessoas voluntárias da própria sociedade, pessoas que vão além da reclamação, que querem resolver os problemas e resolvem, ao contrário de pessoas como a senhora que quer que os outros resolvam seus problemas. A senhora sabe quanto tempo nós perdemos resolvendo os problemas da sociedade, isto é, da senhora? Sabe quanto tempo gastamos em viagens e quanto dinheiro gastamos para convencer políticos a aprovarem leis que melhorem a vida de toda sociedade? Nós somos voluntários e fazemos isso todos os dias e a senhora poderia colaborar fazendo sua parte para diminuir nosso trabalho! A cidadania envolve todos os componentes de uma sociedade, todos os cidadãos devem exercer seus direitos e deveres, só assim uma sociedade funciona.

Tututututu … opa, será que a ligação caiu?

Credo, haja paciência. Até quando as pessoas serão assim, folgadas, aproveitadoras, cientes apenas do bem estar do próprio umbigo? Se cada cidadão passar a observar o seu entorno, enxergar os problemas, reportar estes problemas para o governo e exigir uma solução, todos os problemas estarão resolvidos, da poluição até a corrupção.

Quer exemplos? Vamos lá, isso é o que não falta.

Mosquito da dengue, aranha, escorpião, barata, caramujo – seu vizinho está com o quintal cheio de lixo, com poças de água, com o mato nas alturas. Impossível que isto não incomode você, mas normalmente você vai reclamar para todo mundo que conhece, reclama de tudo, mas não age como cidadão, que é ligar para a prefeitura e resolver o problema. Se você fizesse isso, seu vizinho seria multado por ser um porco, o bairro ficaria mais bonito, seu imóvel valorizaria e se todos olhassem para o próprio quintal e para o quintal do vizinho esse problema seria resolvido. Com uma simples ligação e claro, muita cobrança da prefeitura, vamos dizer, uma ligação por semana até o problema ser resolvido. E se todos os cidadãos fizessem a mesma coisa, provavelmente alguma lei seria criada para o problema ser resolvido para sempre.

Assim como o problema acima pode ser simplesmente resolvido, o problema do desperdício de água, energia elétrica, poluição, arborização … tudo pode ser resolvido se cada um se incomodar com o problema e exigir solução do governo, ou da polícia, ou dos bombeiros … cobrar seu vereador uma lei para resolver estes problemas, cobrar de seu prefeito e seus secretários e diretores. Dá trabalho? Enche o saco? Toma tempo? Sim, Sim e mais, cansa, estressa, te transforma num chato, ranzinza, mas é exatamente isso que os voluntários de ONGs fazem e é exatamente isso que fazemos já faz mais de 10 anos na FUNVERDE.

Somos poucos mas somos uns ecochatos, biodesagradáveis, insistentes e completamente cientes de que cada humano tem que exercer o dever de melhorar a coletividade através da doação de seu tempo e suas habilidades.

Faça como nós, seja um cidadão que cobra o retorno dos seus altos impostos. Seja um cidadão vigilante e faça deste país um lugar melhor para viver.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top