skip to Main Content

Governo repudia campanha lançada pela indústria do plástico (e a FUNVERDE apóia o governo)

_vio_

AEN 02 de agosto de 2008

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, repudia a campanha divulgada nesta quarta-feira (02) pela Plastivida – entidade que representa a indústria do plástico – visando aumentar a espessura das sacolas disponibilizadas.

“Plástico não é vida e esta sacola mais grossa pode até ser resistente, mas ainda polui. Aumentar a espessura das sacolas significa vender mais resina plástica, consumir mais derivados de petróleo, estender a vida útil da sacola na natureza; enfim, ampliar o volume do passivo ambiental”, afirma o secretário. “Ou seja, esta campanha não atende a política de resíduos sólidos praticada no Paraná, que busca diminuir a quantidade de plástico nas embalagens”, completa.

Isto é uma tremenda malandragem das petroquímicas, que acham que o consumidor é estúpido e vai engolir mais esta enganação e que eles irão ganhar mais dinheiro ainda.

Está claro que eles inventaram esta farsa somente para vender 30% mais resina para fabricação do plástico.

Faça as contas, se a sacola tem 30% a mais de plástico e eles conseguiram no máximo 10% de diminuição no uso da sacola, quem está ganhando nessa conta? Adivinhe, as petroquímicas é claro, pois eles nunca perdem, quem perde é o supermercadista, o consumidor e consequentemente o planeta.

Não entendemos como os supermercados estão engolindo esta patacoada.

Os supermercados genuinamente paranaenses – como Condor, Muffato, Cidade Canção, Planalto e Cristal – já trocaram o plástico convencional por outros materiais na confecção das sacolas. Apenas três grandes redes não fizeram a mudança: Carrefour, WMS Supermercados do Brasil (que engloba os estabelecimentos Wal Mart, Big e Mercadorama) e Companhia Brasileira de Distribuição (que integra as lojas Pão de Açúcar e Extra).

Só que estes bandidos já estão com uma multa acumulada de mais de 5 milhões de Reais – a multa é de 70 mil Reais diários – e se eles não usarem sacolas ambientalmente corretas, quando a multa chegar a 50 milhões de Reais eles terão que encerrar suas atividades no nosso estado, que não suporta poluidores.

Vamos ver até quando eles aguentam esta multa e continuam desobedecendo as ordens do estado.

Não comprem nestes supermercados carrefour, wal mart big e mercadorama, eles não nos respeitam, não respeitam nossos descendentes e nosso planeta, eles só estão atrás do lucro fácil sem responsabilidade ambiental.

Não dê seu suado dinheiro para bandidos, privilegie o empresário ambientalmente responsável.

O coordenador de Resíduos Sólidos da Secretaria, Laerty Dudas, observa que os supermercados comprometidos com a campanha da Plastivida são, por coincidência, aqueles que ainda não apresentaram alternativas para solucionar o passivo ambiental das sacolas plásticas.

Que novidade, bandido sempre se junta com bandido, não é verdade xiquinho das esmeraldas? E dai, o que aconteceu, saiu rapidinho da reunião na quinta passada de manhã em sampa, não falou nenhuma merda contra as sacolas oxi-biodegradáveis – que é o teatrinho de sempre que você encena – depois de ter ficado com aquele olhar de ódio para meu lado desde que chegou. Estava qerendo o que, que eu ficasse com medo de você e me retirasse do evento? Ui que meda. Cara feia para mim é fome, tá! Só comentei isso porque no nosso último encontro em sampa você disse que eu sempre falava mal de você e eu disse que nem sempre, dia sim, dia não, afinal, você não é tão importante quanto pensa, hahaha.

Então xiquito, pensei que você fosse ao menos fazer sua propagandinha suja a respeito das sacolas mais pesadas, mais caras,  mais poluentes, que agora duram até 1.000 anos enfernizando nossos descendentes … afinal você tem que fazer valer seu rico salário que os seus patrões das patromáfias pagam né? Patrões do xiquito nada bacana, ele não está fazendo seu trabalho, está na hora de repensar o salário dele … ou a utilidade dele para vocês, concordam?

Sabe xiquinho das esmeraldas, ja está ficando sem graça, porque antes em qualquer evento que íamos em qualquer lugar no país, lá estava você, falando suas besteiras, fazendo seu teatrinho, contando suas mentiras e agora … poxa cara, nem você acredita mais nas mentiras que mandam você contar? Você viu que o país inteiro está vendo a luz, que o país inteiro resolveu combater a plasticomania e ficou vergonha na cara?

Fica mesmo difícil falar besteira sem um laudo para mostrar, vendo cidades e estados aprovarem leis para o uso do oxi-biodegradável, para desplastificar o planeta, chega uma hora que deve dar até vergonha de dar as caras em um evento, sabendo que será a piada do dia, tadinho, tadinho do xiquinho.

Pronto, agora você pode ficar feliz, falei de você por alguns parágrafos, garanto que você já estava ficando triste, se sentindo esquecido por mim, viu como sou boazinha, fiz você feliz hoje.

“O Carrefour, por exemplo, joga a responsabilidade para seus clientes, alegando que a utilização das sacolas como saquinhos de lixo é falta de respeito com a natureza”, ressalta Dudas, fazendo referência à defesa encaminhada pela rede de supermercados para justificar a opção pelo plástico convencional. “E os clientes, como se sentem ao saber disso?”, questiona o coordenador, acrescentando ainda que no final do mês passado a liminar que assegurava aos supermercados Pão de Açúcar e Extra o uso de sacolas plásticas convencionais foi derrubada na justiça.

Boicotem estes bandidos, juntos nós podemos forçar estes supermercados safados a terem consciência ambiental, nós podemos ajudar nosso governo do Paraná a tornar este estado um lugar menos poluído para nós e nossos descendentes, basta fazermos nossa parte.

Não custa nada andar mais algumas quadras para comprar em um estabelecimento que respeita o planeta, você estará fazendo sua parte e passando uma mensagem aos poluidores, de que no Paraná eles tem que respeitar as leis e proteger o ambiente.

PREOCUPAÇÃO MUNDIAL – A preocupação com o passivo ambiental gerado pelas sacolas plásticas é mundial. Recentemente a cidade americana de San Francisco, na Califórnia, baniu as sacolas plásticas dos supermercados.

Um dos primeiros países a estabelecer uma regulamentação para o uso das sacolas plásticas foi a Irlanda, em 2002 – onde é cobrada uma taxa pelo uso das sacolas plásticas que é revertida em investimentos em projetos ambientais. Em outros países, incentiva-se o uso da sacola de pano, que é utilizada por mais tempo, ou de papelão, que pode ser reciclado, para o transporte das mercadorias.

EXEMPLO – A batalha pela substituição de sacolas plásticas convencionais que o governo do Paraná vem promovendo já serve de exemplo a outros estados brasileiros. No final de maio, o governador do Estado de Goiás, Alcides Rodrigues Filho, sancionou a lei número 16.268 obrigando todos os estabelecimentos que disponibilizam sacolas plásticas a seus clientes a utilizarem modelos biodegradáveis.

Tem outros tantos estados e cidades que já aprovaram a lei da desplastificação do país, como o Espírito Santo, Foz do Iguaçu, Pouso Alegre, Piracicaba, Balneário Camboriu e um monte mais. Todas as semanas recebemos mensagens de locais que já aprovaram a lei, mas como temos pouco tempo – sempre lutando contra os bandidos que querem destruir o planeta -, nunca tivemos tempo de fazer uma lista, está tudo espalhado, um dia, quando tiver tempo, nos organizamos, prometemos.

Este Post tem 6 Comentários

  1. Parabéns quem escreveu esta matéria, aliás, quem escreveu?
    Neste planeta se precisa pessoas sem medo a dizer a verdade e a afrontar as consequencias pelas palavras ditas.
    Parabéns, parabéns e parabéns!
    Eu sou fotógrafo e quero emprender um movimento desse tipo em ajuda ao nosso doente planeta, incluso faz uma semana enviei um correio-e para vocês mas não recibi resposta ainda :(.
    Juntos podemos tudo!
    Abraços e continuem com essa força.

  2. Olá Ana!
    Obrigado pela resposta, você tem MSN? ou alguém dos membros que possa me ajudar via MSN para um contato mais rápido?
    Como falei, quero iniciar um movimento em ajuda ao nosso planeta mas antes disso preciso saber mais do plástico oxi-biodegradável.
    Obrigado novamente pela sua atenção.

  3. Olá Ana!
    Obrigado pela resposta, você tem MSN? ou alguém dos membros que possa me ajudar via MSN para um contato mais rápido?
    Como falei, quero iniciar um movimento em ajuda ao nosso planeta mas antes disso preciso saber mais do plástico oxi-biodegradável.
    Obrigado novamente pela sua atenção.

  4. Não entendi a intenção de vocês ao criticar a campanha de aumento de espessura, das sacolas. Sabemos que sacolas mais resistentes poderão ser reaproveitadas ao contrario das sacolas vagabundas que são produzidas Brasil a fora e que de tão fracas arrebentam no primeiro uso e acabam no lixo. Se as sacolas fossem mais resistentes os condumidores poderiam transportar mais produtos em uma sacola, diminuindo o número de sacolas por compra e compensando o aumento de resina.

  5. Trabalho com plastico desde 1989 e hoje so vejo uma saída para o problema das sacolas e garrafaas plasticas que são a grande quantidade no planeta, que é a reciclagem. Essa onda de oxibiodegradavel é uma tremenda enganação as desinformados, o dw2 é um produto que apenas degrada o material plastico transformando o plastico em pó que so vai complicar mais a nosso solo e o planeta.
    Alem desse problema vamos acabar com emprego de milhoes de pessoas e cosumir só produto virgem que concerteza vai aumentar os preços dos produtos plasticos, onde as petroquimicas vão ganhar muito dinehiro pois nao haverá concorrencia com o material reciclado. para Dow, Braskem etc vai ser uma maravilha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top